Reconhecido pelo seu significado na especialidade, o Museu Botânico Municipal é fonte de conhecimento para pesquisas científicas, estudos e divulgação da flora brasileira (a paranaense especialmente), e mesmo mundial. Entre os exemplares constam até algas da Antártica, fungos e líquens.
Fundado em 28 julho de 1965, funciona na área onde está instalado o Jardim Botânico de Curitiba, desde 1992, e é administrado pelo Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Para cumprir com seus objetivos, o Museu possui um Centro de Informação Botânica (acervo bibliográfico) e um Herbário com mais de 400 mil exsicatas (plantas secas, prensadas, fixadas em cartolina) identificadas e preservadas, que faz com que seja um dos mais importantes do Brasil em sua área. Dele constam inclusive centenas de espécies raras (do século XIX) ou em extinção, amostras de madeira (Xiloteca) e frutos (Carpoteca).
A instituição participa de uma rede internacional de parceiras, que realiza a permuta de exemplares duplicados de seus acervos.
Herbário: 4º maior do país
Sua origem está ligada ao renomado e incansável botânico curitibano Gerdt Guenther Hatschbach (1923-2013). Formado em Química industrial, pela antiga Faculdade de Agronomia, Química e Veterinária, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Botânica pela Universidade Federal do Paraná, em 1986. O Herbário do Museu é a versão muitas vezes ampliada da coleção particular de 18 mil amostras de exsicatas que ele pessoalmente recolheu, tratou e doou ao Município. Tudo feito com paixão, dedicação e disciplina.
Há que se enfatizar que mais de 180 espécies de plantas ali presentes levam o nome do botânico, que as descobriu ou descreveu primeiro. Por isto, não é difícil encontrar as que foram batizadas como gêneros Hatschbachia ou Hatschbachiella, ou espécies como Myrcia hatschbachii.
O material do Herbário é o quarto maior do país e já está quase todo digitalizado. O setor realiza serviços de identificação de plantas para trabalhos acadêmicos e científicos. Mais informações no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/identificacao-de-plantas/471.
A equipe profissional e técnica do Museu Botânico é responsável pela pesquisa das plantas adequadas ao clima da cidade, que são reproduzidas nos Hortos Municipais (Guabirotuba e Barreirinha), para posterior plantio em unidades de conservação como o próprio Jardim Botânico Municipal, parques, bosques, praças e outros logradouros públicos.
Pesquisas no Herbário (incluindo consultas às obras e publicações do Centro de Informação Botânica): os interessados devem agendar dia e hora pelo e-mail herbariombm@curitiba.pr.gov.br
O Decreto Municipal 170/2015 regulamenta o uso de suas dependências (e está em processo de atualização).
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, bairro Jardim Botânico (entrada de serviço) Telefone: (041) 3362-1800
Plataformas científicas
Os interessados em conhecer os bancos de dados completos do Museu Botânico Municipal de Curitiba podem pesquisar em uma das três plataformas científicas brasileiras, onde estão publicados, conforme abaixo.
No CRIA - Centro de Referência de Informação Ambiental, no projeto SpeciesLink acessar com o filtro "coleção" botânicas, "rede" Taxonline "acrônico" MBM - Herbário do Museu Botânico Municipal e buscar os registros, inclusive de imagens.
No SiBBr - Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira. Herbário do MBM | SiBBr
E no site da REFLORA a coleção não está destacada, pois as plantas de outras instituições estão reunidas neste link. Consulta Pública do Herbário Virtual
Atualização Junho/2022
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.