Área: 15.8560m2
Localização: Av. Visconde de Guarapuava / Rua Brigadeiro Franco / Av. Sete de Setembro
Bairro: Centro (Regional Matriz)
Data da criação: Lei Municipal de 1917
Equipamento: Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser, assim denominado por Lei Municipal de 1984
As aulas de natação em qualquer clima, na piscina coberta e aquecida, por professores capacitados, são a grande atração entre as muitas atividades de esportes e lazer, totalmente gratuitas, do CEL Dirceu Graeser, que funciona na praça Oswaldo Cruz. Todas as inscrições devem ser feitas pelo portal Curitiba em Movimento. Piscina batizada como Bereck Krieger, em junho/2023.
Melhorias: Meio Ambiente A Praça Oswaldo Cruz está diretamente vinculada ao Departamento de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. São de sua responsabilidade também as melhorias de arborização, de paisagismo e manutenção da área, como dos 453m da pista de caminhada (interna), para passeios ou treinos, e os cuidados com a areia da caixa onde está instalado o parquinho infantil.
Depois de revitalizado O CEL Dirceu Graeser passou a estar entre os melhores equipamentos públicos municipais (sob a gestão da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude - Smelj), desde 2018, quando as obras de revitalização de toda praça, incluindo os serviços de melhorias de seus equipamentos, foram concluídas e entregues pela Prefeitura.
Em todas as estações Das atividades oferecidas no CEL, as aulas de Natação (possíveis em todas as estações, de fevereiro a dezembro, porque a piscina é coberta e aquecida) são as mais disputadas pelos interessados, a partir dos 9 anos de idade. Tem também inscrições para o Polo Aquático.
Até de outros Municípios A localização do CEL facilita a frequência de muitos moradores do Centro de Curitiba e de bairros próximos, como o Rebouças e o Água Verde. E também atrai quem mora em outros Municípios da Região Metropolitana, que utilizam o biarticulado com ponto na estação-tubo justamente em um dos lados da praça, pela Avenida Sete de Setembro.
Dança circular, bocha São oferecidas vagas para outras atividades esportivas e de lazer a usuários de todas as idades, em seu ginásio, por profissionais ou professores especializados. As aulas tanto podem ser de Ginástica, Musculação, Alongamento, como de Treinamento Funcional (atividade física intensa) e ainda de Basquete ou de Dança Circular e Bocha Sênior.
Uma pista de Atletismo No terreno da praça tem outros equipamentos: playground, cancha polivalente (de Basquete, Handball, Vôlei e Futebol), e uma pista de Atletismo, que serve tanto para aulas de Corrida, bem como para treinos de atletas da Smelj. Quem tem acima de 10 anos pode também utilizar os aparelhos da Academia ao Ar Livre.
Sobre os homenageados
Oswaldo Cruz (1872 - 1917) - Médico, sanitarista e epidemiologista Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Paulo, mas foi no Rio de Janeiro que fez sua carreira profissional, pródiga em contribuições à Saúde Pública e à Ciência brasileiras. Com ações comandadas a partir do Instituto Manguinhos, promoveu a erradicação da peste bubônica, da febre amarela e da varíola no país. Mas ao tornar obrigatória a vacinação contra a varíola, enfrentou a ira da população, que ouvia e reproduzia desinformação sobre o imunizante e enfrentava a polícia nas ruas, na chamada Revolta da Vacina. Eram os primeiros anos de 1900.
Dirceu Graeser (1939 -1983) - Curitibano, compositor e cantor da época da Jovem Guarda, gravou diversos discos e fez sucesso na capital com "O Pássaro". Mas merece mais destaque e reconhecimento sua história, no período do final da década de 60 e início de 70 como diretor social do Coritiba Foot Ball Club (seu time do coração) e, na sequência, no jornalismo esportivo da capital. Por quase uma década foi apresentador do programa Viva o Futebol, na TV Iguaçu Canal 4. Também teve presença como narrador e comentarista nas rádios Cultura e Clube Paranaense B2.
Berek Krieger (1929 - 2001) - Empresário, na década de 60 tomou gosto pela natação ao matricular seu filho mais velho no Clube Água Verde; depois passou a incentiva a modalidade no Clube Israelita do Paraná, até fundar (com outros pais de alunos) o Clube do Golfinho. A escola de natação tinha piscinas exclusivas para aulas e treinos. Foi grande incentivador do esporte e de seus atletas no estado (onde presidiu a Federação Paranaense de Desportos Aquáticos) e no país. Na década de 70 criou o Troféu José Finkel, o principal e mais longevo campeonato da natação brasileira (que chegou à sua 39ª edição).
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.