Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

100 Mil Árvores para Curitiba – Como Participar

Toda cidade é chamada a participar do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba, plantando e cuidando de ao menos uma muda em frente ao imóvel, no jardim ou no quintal do terreno.  

Cidadãos, condomínios, empresas, instituições de ensino, organizações comunitárias, entidades de classe, entre outros, podem colaborar, assim, com a arborização da cidade, melhorando sua qualidade de vida.

Com objetivo de plantar 100 mil árvores por ano, o projeto de doação de mudas da Prefeitura, que nasceu em 2019, já foi renovado até 2024. As mudas para plantio são gratuitas e de dezenas de espécies - como ipê amarelo, roxo, roxo anão, uvaia, pitanga, palmeira imperial, gabiroba, araçá, guabijú.

Atendimento

Administrações Regionais

A partir de outubro/2022, as 10 Administrações Regionais passam a ter calendário mensal e regular para distribuição de 500 mudas cada. O número pode variar, em datas especiais como Dia da Árvore (21/9). 

A informação sobre a data e o horário para retirada deve ser acompanhada pelo portal da Prefeitura, que fará a divulgação com antecedência.

O atendimento é presencial, mediante o preenchimento de um formulário simples, com dados como nome, endereço e telefone.

Os gestores das Regionais, que representam os 75 bairros da cidade, são responsáveis por definir, com base nos lotes recebidos, mês a mês, a quantidade de mudas que vai caber a cada interessado. Escolha aquela que tem abrangência sobre o bairro onde mora, entre os endereços abaixo.

Toda retirada soma para o 100 Mil Árvores para Curitiba!

Quando for buscar a muda, o interessado recebe um folheto produzido pelo Departamento de Produção Vegetal, com orientações básicas sobre os cuidados que deve tomar para que a árvore cresça saudável, de acordo com as características de cada espécie. Há informações também sobre alguns cuidados, como as condições da fiação elétrica e a largura da calçada, se o plantio for em frente ao imóvel.

Central 156

A Central de Atendimento 156, por chat online ou pelo telefone 156, tem atuação complementar no projeto, informando sobre a possibilidade de retirada de mudas nas Administrações Regionais, mas sem abrir solicitações formais.

Conheça detalhes do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba.

Saiba mais sobre o Horto Municipal Barreirinha.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.