Impostos e Taxas
ISS – Respostas a Dúvidas Frequentes
1. Como encontrar o número da minha Inscrição Municipal?
2. Como recuperar usuário e/ou senha do ISSCuritiba?
3. Como efetuar a troca do e-mail cadastrado no ISSCuritiba?
4. Como faço para ter autorizada/emitir Nota Fiscal em Curitiba?
5. Como emitir o DAM (Documento de Arrecadação Municipal)?
Importante lembrar que o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) deve ser emitido exclusivamente no Portal do Simples Nacional.
6. Como realizar o parcelamento dos valores devidos a título de ISS?
7. Qual a alíquota a ser utilizada para definir o valor do ISS?
8. Posso realizar o cancelamento de Nota Fiscal?
9. Como realizar o pedido de devolução de importância e/ou compensação?
10. Como protocolar (peticionar/impugnar) um Processo Administrativo?
Atenção! Favor verificar se o assunto não se encontra disponível para Protocolo Eletrônico no Procec (Acessar).
11. O que é CPOM?
12. Onde e como entregar o Protocolo do CPOM?
- O "Protocolo de Inscrição" deverá ser assinado pelo representante legal ou procurador, e depois protocolado por meio de processo eletrônico (PROCEC), com todos os demais documentos digitalizados em formato PDF. O prazo para esta providência é de 30 (trinta) dias, contados da data constante do documento. Acessar o assunto "ISS", e clicar em "Cadastro de Prestadores de Outros Município - CPOM", no link https://procec.curitiba.pr.gov.br/
13. Como obter a Situação Cadastral?
14. O que é ISS Fixo? Como solicitar o enquadramento e/ou cancelamento?
15. Como realizar o pedido de restituição de taxas de expediente e de localização?
- Por meio de processo eletrônico, acessando o PROCEC no link https://procec.curitiba.pr.gov.br/Home/Protocolos.
- Os usuários do Sistema ISS Curitiba utilizam o mesmo 'usuário' e a mesma 'senha' de que já dispõem.
- Quando se tratar de um novo usuário, escolher a opção "Cadastro novo? Clique aqui ".
- Orientações detalhadas sobre como usar o sistema estão disponíveis no link.
16. Como Credenciar ou Excluir um Contador?
17. Como Vincular o seu Certificado Digital e uma Logomarca no ISS Curitiba?
18. Como efetuar uma Denúncia da não emissão de Nota Fiscal Curitibana?
19. Informações e Dúvidas Relacionadas ao Simples Nacional?
20. Informações e Dúvidas Relacionadas à Certidão de Regularidade para fins de CVCO?
Informações Complementares:
Caso sua dúvida seja referente ao Alvará Comercial, acessar o link https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/alvara-perguntas-e-respostas-frequentes/695
Dúvidas sobre integração com WebService, Guias Rápidas, ou Manuais de Procedimentos, acessar o link https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/iss-manuais-e-orientacoes/3094
Demais dúvidas poderão ser enviadas por meio da Central de Atendimento 156, no telefone 156 (opção 9), ou via chat online no link http://www.central156.org.br/chat
Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento