Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Impostos e Taxas

ISS - Emissão da Nota Curitibana (NFS-e)

O prestador de serviços deve emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, conhecida como Nota Curitibana, a cada operação realizada. Para isso utiliza o Sistema ISS Curitiba, um ambiente online especial e exclusivo, criado pela Secretaria Municipal de Finanças.

Atenção! O sistema só dá acesso aos usuários que tenham Alvará Comercial com Inscrição Municipal em Curitiba.

Antes de emitir a nota, o usuário deve obter autorização do Sistema ISS Curitiba. Para isto vai obedecer um pequeno passo a passo:

  • Acessar o ISS Curitiba 

  • Clicar na aba de autorização - AIDF's NF 

  • Solicitar AIDF-e 

  • Aceitar os termos de uma declaração, inclusive que sua assinatura eletrônica é intransferível.  

  • Imprimir o Requerimento e assinar.

Comparecer ao setor de Protocolos do ISS – área de Liberação NFSe –, na Prefeitura de Curitiba, com o Requerimento acompanhado de cópia simples do Contrato Social ou de sua última alteração. Os microempresários (SIMEI), além do Requerimento, só precisam dos seus documentos pessoais. Depois de conferência, a liberação é imediata e sem custos.

As informações acima estão disponíveis de forma detalhada no Manual de solicitação de autorização para impressão de documento fiscal eletrônico.

Caso tenha dúvidas no preenchimentos dos dados da NFS-e, o contribuinte pode recorrer às informações detalhadas que constam do Manual de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

A Legislação que instituiu a Nota Fiscal eletrônica está disponível em LC 73/2009

Programa Nota Curitibana

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é registrada também no Programa Nota Curitibana. Os cidadãos (Pessoas Físicas), que pedem ou aceitam ter seu CPF nas notas fiscais de diversos serviços que lhes são prestados, podem acompanhar, pelo Portal do Programa, os créditos que elas geraram. Caso o cidadão queira conhecer mais sobre este assunto, suas regras e seus benefícios, é só acessar o link Programa Nota Curitibana.

E-mail: isscuritiba@smf.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: Das 8h às 17h, na Prefeitura Municipal de Curitiba, à Avenida Cândido de Abreu 817 - térreo.

Secretaria Municipal de Finanças