Nesta semana, três eventos importantes em Curitiba irão unir cultura, fé e música em prol da solidariedade. A 8ª Semana Cultural de Curitiba, a 30ª Marcha para Jesus e o Festival Coolritiba 2025 terão pontos de arrecadação de doações destinadas ao Banco de Alimentos de Curitiba, iniciativa que combate a insegurança alimentar na cidade.
Parte das doações ao Programa Banco de Alimentos é destinada as organizações sociais cadastradas que realizam o servimento de refeições gratuitas no Projeto Mesa Solidária. O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, destaca a importância da arrecadação.
“O apoio da população e de grandes eventos como esses é essencial para mantermos e ampliarmos o alcance do Banco de Alimentos. Cada doação representa uma refeição a mais para quem precisa”, salienta o secretário.
Programação dos eventos
A 8º edição da Semana Cultural de Curitiba começou na terça-feira (13/5) e vai até sábado (17/5). Diversos espaços da Fundação Cultural de Curitiba receberão atrações artísticas, com incentivo à doação de alimentos não perecíveis.
A tradicional Marcha para Jesus está em sua 30º edição. O evento religioso ocorre no sábado (17/5), com concentração a partir das 13h30, na Praça 19 de Dezembro. A caminhada segue rumo à Rua Marechal Deodoro e deve reunir mais de 60 mil pessoas, que também poderão contribuir com doações de alimentos.
Também no sábado (17/5), o Festival Coolritiba toma conta da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame (Rua João Gava, 970). Com expectativa de público superior a 15 mil pessoas, o evento reforça seu compromisso social ao apoiar o Banco de Alimentos com arrecadação no local.
Resultado que alimenta
Criado em maio de 2020, o Banco de Alimentos de Curitiba já ultrapassou a marca de 1.636 toneladas de alimentos arrecadados, o equivalente a cerca de 5 milhões de refeições distribuídas. Somente em 2024, foram 595,6 toneladas recebidas por meio de doações da comunidade, empresas e parceiros.
Além das ações pontuais, como a arrecadação na Ligga Arena, o Banco de Alimentos mantém pontos de coleta fixos em locais estratégicos da cidade, como o Mercado Municipal, os Armazéns da Família, o Mercado Regional Cajuru, a Fazenda Urbana, a Casa Culpi, a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo e o Mesa Solidária Luz dos Pinhais.
Produtos doados por sacolões e mercados municipais que perderam valor comercial, mas ainda estão próprios para consumo, também integram essa rede de apoio, assim como hortaliças colhidas na Fazenda Urbana e itens próximos do vencimento nos Armazéns da Família.
Como ajudar
Empresas, entidades e pessoas físicas interessadas em apoiar o Banco de Alimentos podem obter mais informações pelo telefone (41) 99207-9077 ou pelo e-mail bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br.