Alimentação
Banco de Alimentos de Curitiba
O Banco de Alimentos de Curitiba arrecada e distribui alimentos perecíveis e alimentos “in natura” (frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos etc.) que estejam fora ou não dos padrões de comércio, mas sem restrição de caráter sanitário, ou seja, em condições de consumo. Podem ser hortaliças, produtos resfriados ou aqueles próximos do fim do prazo de validade.
Doações: da iniciativa privada e públicas
A Prefeitura conta especialmente com doações do comércio (varejo e atacado) e indústrias, dentro de sua diretriz de contribuir para a redução do desperdício de alimentos, a redução da fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional em Curitiba.
Além da iniciativa privada, tem também contribuições de equipamentos públicos municipais: Armazém da Família, Feiras, Sacolões, Mercado Municipal, Mercado Regional Cajuru e Fazenda Urbana.
Formas de contato para colaboração
Os interessados em colaborar com o Banco de Alimentos de Curitiba têm as seguintes formas de fazer contato com os responsáveis:
Telefone: (41) 99207-9077 (também para mensagens de Whatsapp)
E-mail: bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br
Endereço: Rua Capitão João Busse, n.º 660 - bairro Capão da Imbuia
Entregas devem ser agendadas antes
As entregas das doações preecisam ser previamente agendadas.
Horário de atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Distribuição a entidades sem fins lucrativos
O resultado da arrecadação é distribuído a entidades assistenciais, associações, institutos e fundações sem fins lucrativos, cadastrados no Banco de Alimentos de Curitiba, que atendam indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, e também ao programa Mesa Solidária, que serve refeições gratuitas a faixas de público semelhantes.
Requisitos necessários para ser beneficiária
Para ser beneficiária do programa, a organização social precisa ter um cadastro, preenchendo os seguintes requisitos:
- Ser parceira de programas, projetos e ações da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SMSAN; ou apresentar a documentação solicitada e formalizar parceria, através de instrumento legal adequado.
- Ser Organização Social regularmente constituída, situada no Município de Curitiba, previamente cadastrada no CadÚnico e/ou CadSuas, além de outros Conselhos, Bancos de Alimentos ou Instituições de Controle Social.
Recomendações sanitárias
A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional informa e orienta quanto a prevenção e combate de doenças respiratórias (como resfriado, gripe e pneumonia) em seus equipamentos:
- Todas as medidas sanitárias propostas pela Secretaria Municipal da Saúde são atendidas.
- Os estabelecimentos da SMSAN adotam providências quanto a higienização, ventilação e proteção dos seus espaços.
- Recomendamos o uso de máscara, por parte de comerciantes, funcionários e usuários que apresentarem sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza.
- Os usuários e os funcionários encontram recipientes com álcool em gel 70%, recomendado para higienização frequente das mãos, nos lavatórios, onde também são disponibilizadas toalhas de papel.
Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional