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Alimentação

Armazém da Família

Atenção!

As restrições de atividades e serviços em Curitiba passaram a ser menores, com a diminuição dos índices da pandemia da Covid-19. Pelo protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social, em todo município vigora a bandeira amarela. A recomendação aos comerciantes e fregueses sobre o uso de máscara e de álcool em gel nas mãos, e de evitar aglomerações, permanece.  

Em razão disto, o Departamento de Promoção e Economia Alimentar estabelece:

  • As Unidades do programa estão abertas ao público de terça-feira a sexta-feira, das 8h45 às 17h15 horas, e sábado das 8h30 às 13h. 
  • Para evitar aglomerações nas dependências das Unidades e filas de entrada, deverá ser respeitado o limite demarcado, estabelecida a distância de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas.
  • Todos os beneficiários que apresentam sintomas de COVID-19 ou que tenham casos confirmados de pessoas próximas deverão ceder documento de identificação para que outra pessoa possa efetuar suas compras, não sendo obrigado que o indicado esteja autorizado no cadastro do titular.
  • Idosos, gestantes, pessoas acompanhadas por crianças de até 12 anos, portadores de necessidades especiais e doenças crônicas, deverão preferencialmente ceder documento com identificação para que outra pessoa possa efetuar suas compras, não necessitando que seu indicado esteja autorizado no cadastro do titular.
  • Fica proibida a entrada de mais de uma pessoa por família ou cadastro para efetuar as compras.
  • É proibida a permanência de pessoas com sintomas de doenças respiratórias, com febre, tosse, coriza em eventuais filas ou no interior dos Armazéns da Família;
  • Obrigatório o uso de máscaras.

Auditorias:

Periodicamente (a cada 45 dias aproximadamente) as unidades dos Armazéns da Família passam por auditoria de estoque, que ocorre sempre no período da manhã e dura aproximadamente 4 horas, ou seja, mesmo na unidade em auditoria o cidadão pode voltar no período contraturno (a tarde), ou pode comparecer a uma loja mais próxima ainda pela manhã (só é feito em uma loja por vez).

Sobre o Programa

Armazém da Família é um programa de Segurança Alimentar e Nutricional, da Prefeitura de Curitiba, que oferece alimentos básicos e de primeira necessidade, produtos de limpeza e higiene pessoal, a preços em média 30% mais baixos que no mercado tradicional.

Gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), atende famílias com renda bruta mensal de até cinco salários mínimos (referência nacional), residentes em Curitiba e nos municípios conveniados da Região Metropolitana, além de entidades sociais curitibanas.

Para participar o interessado deve ser maior de 18 anos, indicar os números do CPF e do RG, ter um endereço de e-mail, para receber notificações sobre os trâmites do seu processo de aprovação no programa.

O cadastro é todo feito pela internet, do smartphone (celular) ou de um computador. Para efetivar o seu, clique aqui, escolha uma senha de seis dígitos, preencha as informações necessárias e encaminhe os documentos solicitados.

Para tirar dúvidas, entrar em contato com o suporte ao usuário pelo telefone (41) 3350-3890 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30), ou via e-mail suportecadastro@curitiba.pr.gov.br.Importante: É preciso enviar os documentos de todos os membros da família ou moradores na mesma residência.

Cadastramento e renovações

A solicitação ou renovação do cadastro do Armazém da família deverá ser feita pelo site https://portalsmab.curitiba.pr.gov.br. Este serviço pode ser acessado de um computador, tablet ou telefone celular com acesso à internet, em qualquer horário e dia da semana.

Para tirar dúvidas, entrar em contato com o suporte ao usuário pelo telefone 3350-3890 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30), ou via e-mail suportecadastro@curitiba.pr.gov.br.

Os cadastros ATIVOS e APROVADOS não possuem mais prazo de validade, os VENCIDOS devem renovar normalmente.  Confirme no TICKET DE COMPRA.

Estas medidas levam em conta o disposto nos seguintes atos:  Decreto Municipal nº 421 de 16 de março de 2020, que declara situação de emergência em saúde pública no Município de Curitiba; Portaria nº 10 de 02 de abril de 2020; Lei n° 15.637, de 26 de maio de 2020, que altera a Lei nº 7462, de 23 de maio de 1990, que "Cria o Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba";

Documentos necessários

  • Comprovante atualizado de endereço em nome de um dos cônjuges: luz/energia, água, telefone fixo ou móvel, abastecimento de gás, condomínio, carnê de IPTU, contrato de aluguel com firmas reconhecidas, ou correspondência própria em nome do beneficiário ou de um membro da composição familiar advindas de instituições financeiras oficiais ou de instituições públicas oficiais, com data de no máximo três meses da realização do cadastro.
  • Carteira de Identidade (frente e verso): obrigatório para maiores de 18 anos
  • CPF: obrigatório para maiores de 18 anos
  • Certidão de divórcio: ou de óbito do cônjuge ou dependente (se for necessário)
  • Carteira de Trabalho (devem ser enviadas as fotos da primeira e da segunda página, com os seus dados pessoais, e também da folha onde consta o último registro, e a próxima em branco): obrigatório para maiores de 18 anos. No caso do documento digital, deve ser enviado para avaliação o arquivo completo dos dados, em PDF, gerado pelo aplicativo ou pelo site da carteira de trabalho digital
  • Comprovante de renda:  Holerite/contracheque atualizados; ou Contrato de Trabalho; ou Portaria de Nomeação; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social com contrato válido e ativo; ou comprovante de seguro desemprego; ou demonstrativo de crédito de benefício INSS, nos casos de aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio; ou cópia completa da Declaração Anual de Imposto de Renda, apenas se declarante. A avaliação considerará os rendimentos auferidos e bens declarados com a finalidade de analisar a real situação econômica e financeira da família;
  • Se estiver recebendo Seguro Desemprego, apresentar comprovante
  • Se Aposentado/Pensionista/Auxílio Doença, apresentar Demonstrativo de Crédito de Benefício do INSS, que pode ser obtido no endereço https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/
  • Dos filhos menores: apresentar a Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade
  • Se possuir CNPJ (empresa) deve apresentar a Declaração do Simples Nacional, DECORE ou Declaração de Inatividade (DCTF);  

O cadastro, protegido por senha escolhida pelo titular, é analisado pelos servidores do Departamento de Promoção e Economia Alimentar, em até três dias úteis. O usuário vai receber e-mail informando se sua aprovação foi confirmada ou não. Se a resposta for positiva, já pode começar a desfrutar dos benefícios do programa.

Cadastro para produtos de dieta especial

Para solicitar o cadastro, indicando que necessita de produtos de Dieta Especial - DIESP, relacionados à doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e diabete: basta a imagem de um documento médico comprobatório (declaração com carimbo médico e Código Internacional de Doença - CID), além do comprovante de residência, RG e CPF.

Não são exigidos outros documentos.

Cadastro com declaração de situação financeira instável

Para solicitar o cadastro, declarando que foi economicamente afetado pela pandemia COVID-19, e que está em situação financeira instável, deverão ser anexados o comprovante de residência, RG e CPF, e a Declaração de Insuficiência de Recursos Financeiros.  Este documento deve ser impresso e assinado. Ou, na falta de impressora, a declaração deve ser copiada na íntegra, de próprio punho, preenchida, assinada, e anexada no campo Documentos/Declaração de insuficiência

Não é preciso anexar outros documentos.

Cadastramento para servidores municipais de Curitiba

Os servidores da administração pública direta, autárquica e fundacional do Município, que recebem até cinco salários mínimos mensais, considerando o cômputo exclusivo do vencimento básico, já possuem acesso às unidades de vendas, juntamente com a composição familiar informada na Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal.

Documentos necessários para entidades sociais

** A documentação deve ser entregue no Núcleo Regional da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional com abrangência sobre o endereço da entidade ou de onde desenvolve suas ações. São exigidos:

  • Estatuto Social que demonstre que a entidade possui sede em Curitiba e que trata-se de pessoa jurídica sem fins lucrativos
  • Comprovante de registro no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (COMTIBA) ou no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). É possível também apresentar o “ateste” da chefia do Núcleo Regional da SMSAN, após visita técnica à instituição, comprovando que a entidade desenvolve trabalho relevante na área de saúde, educação ou segurança alimentar para a população em situação de vulnerabilidade social. O protocolo para o cadastramento pode ser complementado por entrevistas a beneficiários, se necessário
  • Ata da eleição de diretoria em exercício
  • Cópia do RG e CPF do Presidente e Tesoureiro da entidade
  • Declaração, firmada por seu representante legal, de que desenvolve ações assistenciais e de que os beneficiários possuem renda familiar mensal de até cinco salários mínimos

Eventuais mudanças na forma de operação da instituição, finalidade e/ou clientela-foco devem ser comunicadas imediatamente à SMASAN.

Dinheiro ou cartões

No momento da compra, o usuário só precisa informar o número do CPF e se identificar com a Carteira de Identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação.

O pagamento das compras poderá ser realizado nas seguintes modalidades

  • Em dinheiro
  • Cartões de débito - Visa Electron, Maestro, Elo
  • Cartão de crédito - Visa, MasterCard, Elo, Hipercard, American Express. Pagamento em parcela única no vencimento de sua fatura e sem incidência de juros por parte da SMSAN. Em caso de dúvida sobre qualquer taxa financeira adicional, recorra a sua administradora de cartão
  • Cartão Qualidade - servidores da Prefeitura
  • Cartões-alimentação: Abrapetite, Brasil Convênio, Personal card, Trio Card, Life, Sulcard e Senff.

Tabela de preços dos produtos

Para acompanhar os preços dos produtos disponibilizados, semanalmente, nas lojas dos Armazéns da Família, clique aqui. São do tipo básicos (como arroz, feijão e leite), vindos direto do produtor (como mel e ovos de codorna), pães; laticínios, embutidos, frango, frios e ovos; material de higiene (creme dental e xampu), produtos de limpeza (como sabão e sacos plásticos).

Do acesso ao Armazém da Família:

Não sendo possível a compra diretamente pelo titular do cadastro ou por dependente cadastrado, devido a impossibilidade de locomoção, pessoas com deficiência, enfermidade, ou pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, poderá ser utilizado por pessoa autorizada, desde que ela porte o documento oficial de identificação original, com foto, do titular responsável pelo cadastro

Será permitida a entrada de um acompanhante, nos casos do § anterior, não sendo necessário o cadastro prévio se prestado apenas a ação de auxiliar o titular necessitado.

Treze cidades parceiras

Os Armazéns da Família funcionam em nove cidades da Região Metropolitana de Curitiba: Agudos do Sul, Almirante Tamandaré (três lojas), Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Colombo, Mandirituba, Pinhais, Quitandinha e São José dos Pinhais. O atendimento é feito por unidades conveniadas próprias, ou seja, administradas pelos municípios.

Nestas cidades os cidadãos devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para conhecer as normas e formas de cadastramento, estabelecidas de acordo com cada realidade local.

Os moradores de Campo Largo, Quatro Barras e Fazenda Rio Grande podem comprar nas unidades de Curitiba.

O município de Cerro Azul, por meio de convênio com o município de Curitiba, adquire produtos do Programa Armazém da Família para disponibilizar cestas básicas com preços acessíveis à população em situação de vulnerabilidade social. 

34 Unidades

O Armazém da Família tem 34 lojas distribuídas em diferentes bairros de Curitiba, o que facilita o acesso de seu público-alvo. Para verificar a localização e o horário de funcionamento de cada unidade, consulte a relação logo abaixo.

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.