Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Alimentação

Armazém da Família

Armazém da Família é um programa de Segurança Alimentar e Nutricional, gerenciado pela Secretaria Municipal do Abastecimento da Prefeitura de Curitiba, que oferece alimentos básicos e de primeira necessidade, produtos de limpeza e higiene pessoal, a preços em média 30% mais baixos que no mercado.

Atende famílias com renda bruta mensal de até cinco salários mínimos (referência nacional), residentes em Curitiba e em alguns municípios da Região Metropolitana, além de entidades sociais curitibanas.

Para participar do programa, o interessado deve ser maior de 18 anos. Seu cadastro é todo feito pela internet, do smartphone ou de um computador. Deverá informar os dados pessoais e de seu(s) dependente(s) (nome, RG, CPF, estado civil, naturalidade, endereço, e-mail, número de celular ou de telefone residencial), e anexar fotografias ou cópias da documentação exigida para comprovar, também, seus dados profissionais (ocupação atual e local de trabalho, ou se está desempregado, declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física - IRPF, se declarante, e grau de instrução; se servidor público, deverá fornecer o número da matrícula). Outra informação importante é o valor e a origem da sua renda.

Atenção! Caso a pessoa tenha participação como Pessoa Jurídica em alguma Empresa, deverá anexar documentos comprobatórios da renda obtida, tais como: Declaração Anual de Micro Empreendedor Individual (MEI), demais empresas do Simples Nacional, apresentar a Declaração Completa de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), profissionais liberais apresentar Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), e em caso de inatividade da Empresa, apresentar Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

O cadastro, protegido por senha escolhida pelo titular, é analisado pelos servidores da Secretaria Municipal do Abastecimento, que faz a gestão do programa, em até três dias úteis. O usuário vai receber via e-mail a confirmação ou não à sua aprovação. Se a resposta for positiva, já pode começar a desfrutar dos benefícios do programa.  

Para efetivar seu cadastro, clique aqui, preencha as informações necessárias e encaminhe os documentos solicitados.

 

Dinheiro ou cartões

No momento da compra, o usuário só precisa informar o número do CPF e se identificar com a Carteira de Identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação. O pagamento das compras pode ser feito em dinheiro, cartões de débito (Visa, Mastercard, Elo, Hipercard e Cabal), Cartão Qualidade (servidores da Prefeitura) e também por meio dos seguintes cartões-alimentação: Abrapetite, Brasil Convênio, Personal Net, TrioCard, Life e Sulcard.

 

As unidades do Armazém da Família

As lojas do Armazém da Família funcionam em 33 bairros de Curitiba, a fim de facilitar o acesso de seu público-alvo. Para verificar a localização e o horário de funcionamento de cada unidade, consulte relação no final deste texto.

 

Tabela de preços dos produtos

Para acompanhar os preços dos produtos disponibilizados, semanalmente, nas lojas dos Armazéns da Família, clique aqui.

 

Nove cidades parceiras

Na Região Metropolitana de Curitiba, os Armazéns da Família funcionam em nove cidades parceiras: em Almirante Tamandaré, Pinhais, São José dos Pinhais, Bocaiúva do Sul, Agudos do Sul e Mandirituba o atendimento é feito por unidades conveniadas próprias (administradas pelos municípios). Já os moradores de Campo Magro, Quatro Barras e Fazenda Rio Grande podem fazer suas compras nas 33 unidades de Curitiba.

Os cidadãos dos municípios metropolitanos conveniados devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que funcionam em suas cidades, para conhecer as normas e formas de cadastramento locais, estabelecidas de acordo com cada realidade.

 

Departamento: Departamento de Abastecimento Social

Secretaria Municipal do Abastecimento

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.