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Alimentação

Armazém da Família

O Armazém da Família, programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura, oferece alimentos básicos e de primeira necessidade, produtos de limpeza e higiene pessoal, a preços mais baixos que os praticados no mercado tradicional.

O cidadão interessado precisa ser residente em Curitiba, maior de 18 anos, com renda familiar de até cinco salários mínimos, e ter cadastro (que é todo online, assim como sua renovação) aprovado. Entidades sociais também são beneficiadas.

Entre ou cadastre-se aqui no Armazém da Família. 

As unidades atendem de 3ª a 6ª feira, das 9h às 18h; e, no sábado, das 9h às 14h.

Cadastro até pelo seu celular

O cadastro do Armazém da Família ou sua renovação é feito exclusivamente pela internet, do smartphone (celular), de um computador ou tablet, em qualquer horário e dia da semana. 

Na página inicial do site do programa, também a partir de Serviço online (acima e abaixo na página), clicar em "Acessar" ou "Cadastre-se". Na próxima tela o cidadão se conecta ao portal e-Cidadão (cadastro único da Prefeitura); fornece o número do CPF e senha, os mesmos que utiliza ou vai utilizar para sua autenticação em acessos aos demais serviços eletrônicos municipais.

Senha, RG, endereço de e-mail

Na área própria, para efetivar o seu cadastro online no Armazém da Família escolha uma senha de seis dígitos, preencha as informações necessárias (número do RG e endereço de e-mail para receber informações do andamento do processo de aprovação no programa), e encaminhe os documentos solicitados.

Importante: É preciso enviar os documentos de todos os membros da família ou moradores na mesma residência.

Os documentos necessários

  • Comprovante atualizado de endereço em nome de um dos cônjuges: luz/energia, água, telefone fixo ou móvel, abastecimento de gás; condomínio, carnê de IPTU, contrato de aluguel com firmas reconhecidas; ou correspondência própria em nome do beneficiário ou de um membro da família, enviada por instituições financeiras oficiais ou de instituições públicas oficiais, com data de no máximo três meses antes da realização do cadastro.
  • Carteira de Identidade (frente e verso): obrigatório para maiores de 18 anos
  • CPF: obrigatório para maiores de 18 anos
  • Certidão de divórcio ou de óbito: do cônjuge ou dependente (se for necessário)
  • Carteira de Trabalho (devem ser enviadas as fotos da primeira e da segunda página, com os seus dados pessoais, e também da folha onde consta o último registro, e a próxima em branco): obrigatório para maiores de 18 anos. No caso de documento digital, deve ser enviado para avaliação o arquivo completo dos dados, em PDF, gerado pelo aplicativo ou pelo site da Carteira de Trabalho Digital, no endereço https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital
  • Comprovante de renda: holerite/contracheque atualizados; ou Contrato de Trabalho; ou Portaria de Nomeação; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS com contrato válido e ativo; ou comprovante de seguro-desemprego; ou demonstrativo de crédito de benefício INSS, nos casos de aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio; ou cópia completa da Declaração Anual de Imposto de Renda, apenas se declarante. A avaliação vai levar em conta os rendimentos recebidos e bens declarados, com a finalidade de analisar a real situação econômica e financeira da família. 
  • Seguro-Desemprego: se estiver recebendo, apresentar comprovante.
  • Aposentado/Pensionista/Auxílio Doença: apresentar Demonstrativo de Crédito de Benefício do INSS, que pode ser obtido no endereço https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/
  • Dos filhos menores: apresentar a Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade.
  • CNPJ (empresa): se tiver, deve apresentar a Declaração do Simples Nacional - DECORE ou Declaração de Inatividade - DCTF.

Suporte na hora de se cadastrar

Se você tiver dúvidas na hora de se cadastrar no Armazém da Família, pode recorrer ao Suporte ao Usuário pelo telefone (41)3350-3890. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

O serviço também está disponível via e-mail: suportecadastro@curitiba. pr.gov.br

Aprovação do cadastro: 3 dias

O cadastro, protegido por senha escolhida pelo titular, é analisado pelos servidores do Departamento de Promoção e Economia Alimentar, em até 3 (três) dias úteis. 

O usuário vai receber um e-mail informando se sua aprovação foi confirmada ou não. Se a resposta for positiva, já pode começar a desfrutar dos benefícios do programa.

Sobre a validade dos cadastros

Os cadastros ativos e aprovados do Armazém da Família possuem validade estendida. Os vencidos devem ser renovados normalmente. Confirme sua situação no ticket de compra.

Quanto aos cadastros e as renovações para quem reside nos municípios conveniados da Região Metropolitana de Curitiba, devem ser feitos diretamente com cada Município.

Servidor curitibano tem acesso

Os servidores da administração pública direta, autárquica e fundacional do Município de Curitiba, que recebem até cinco salários mínimos mensais, já têm acesso às unidades porque são automaticamente cadastrados no programa.

Cadastro produtos Dieta Especial

Os consumidores que comprovarem, por meio de documento médico, a necessidade de aquisição de produtos da Dieta Especial – DIESP, têm acesso garantido nos Armazéns da Família. A linha de gêneros alimentícios está relacionada à doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e diabetes.

Documentos para solicitar o cadastro da dieta especial: basta a imagem de um documento médico comprobatório (Declaração com carimbo médico e Código Internacional de Doença - CID), além do comprovante de residência, RG e CPF. Não são exigidos outros documentos.

Cadastro de Entidades Sociais

As entidades sociais também podem fazer compras nas unidades do Armazém da Família. O primeiro contato é feito necessariamente por Pessoa Física que represente a entidade com a Central de Atendimento 156, (via chat online) ou pelo telefone 156.

O representante solicita cópia do 'Cadastro de Entidades Sociais no Armazém da Família'. Depois, reúne a documentação exigida e que será entregue ao responsável a um Núcleo Regional da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de sua escolha, que entrará em contato para dar continuidade no atendimento.

Os documentos necessários

  • Estatuto Social que demonstre que a entidade possui sede em Curitiba e que é Pessoa Jurídica sem fins lucrativos.
  • Comprovante de registro no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) ou no COMTIBA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba) ou no CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa). 
  • É possível também apresentar o “ateste” da chefia do Núcleo Regional da SMSAN, após visita técnica à instituição, confirmando que a entidade desenvolve trabalho relevante na área de saúde, educação ou segurança alimentar para a população em situação de vulnerabilidade social. O protocolo para o cadastramento pode ser complementado por entrevistas a beneficiários, se necessário.
  • Declaração, firmada por seu representante legal, que desenvolve ações assistenciais e que os beneficiários possuem renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. 
  • Ata da eleição de diretoria em exercício
  • Cópia do RG e CPF do Presidente e do Tesoureiro da entidade

Atenção! Eventuais mudanças na forma de operação da instituição, finalidade e/ou clientela-foco devem ser comunicadas imediatamente à SMSAN.

Compras por pessoa autorizada

Não sendo possível a compra diretamente pelo titular do cadastro ou por dependente cadastrado, devido a impossibilidade de locomoção, caso se trate de pessoa com deficiência ou com enfermidade; e ainda pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, a compra poderá ser feita por pessoa autorizada. Isso, desde que ela leve o documento de identificação original, com foto, do titular responsável pelo cadastro.

Será permitida a entrada de um acompanhante, que não precisa do cadastro prévio desde que sua ação seja apenas de auxiliar do titular necessitado.

São 35 unidades em Curitiba

O Armazém da Família tem 35 unidades distribuídas em diferentes bairros da capital, o que facilita o acesso de seu público-alvo. Para verificar a localização e o horário de funcionamento de cada unidade, consulte a relação logo abaixo.

Dentro de terminais de ônibus

Dentro dos terminais Boqueirão, Pinheirinho e Capão Raso ficou mais acessível fazer compras nos Armazéns da Família neles instalados. É que os beneficiários do programa dispõem de um período de 30 minutos (no máximo) para adquirir produtos nas unidades dos 3 terminais sem pagar passagem.

Isto é: ao entrar no terminal com o cartão-transporte da Urbs (Urbanização Curitiba) para fazer compras, não é mais descontado/cobrado do beneficiário o valor de uma passagem de ônibus.

Diversas formas de pagamento

No momento da compra, o usuário só precisa informar o número do CPF e se identificar com a Carteira de Identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação - CNH. O pagamento das compras poderá ser realizado nas seguintes formas:

  • Em dinheiro
  • Cartão de débito - Visa Electron, Maestro, Elo
  • Cartão de crédito - Visa, MasterCard, Elo, Hipercard, American Express. Pagamento em parcela única no vencimento de sua fatura e sem incidência de juros por parte da SMSAN. Em caso de dúvida sobre qualquer taxa financeira adicional, recorra a sua administradora de cartão
  • Cartão Qualidade - servidores da Prefeitura
  • Cartão-alimentação: Abrapetite, Brasil Convênio, Personal Card, SMC Card, Trio Card, Life, Sulcard, Senff, Credex e Le Card.

Tabela de preços dos produtos

Os itens disponibilizados nas unidades do programa são de gêneros alimentícios (como arroz, feijão), direto do produtor (mel, geleias, ovos); panificação, laticínios, embutidos, carnes, frios, material de higiene (creme dental, xampu); limpeza (desinfetante, detergente) e utilidades (fósforo, filtro para café).

Para acompanhar, semanalmente, a tabela dos preços dos produtos disponibilizados nos Armazéns da Família, clique aqui.

Tem Semana da Economia

Nos 35 Armazéns da Família  em Curitiba é promovida também a Semana da Economia, com a oferta de alguns produtos a preços ainda mais baixos. Para aproveitar, acompanhe as informações atualizadas, divulgadas neste link: https://www.curitiba.pr.gov.br/busca/?filtro=2&termo=semana+economia&inicio=01-01-2017&final=20-06-2023

Recomendações sanitárias

A SMSAN orienta comerciantes, funcionários e usuários de seus equipamentos a realizarem a higienização frequente das mãos com álcool em gel 70% 

O uso da máscara é recomendado para quem tenha sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza -, mesmo ao ar livre.

Unidades na Região Metropolitana

O Armazém da Família tem 15 unidades em 13 cidades da Região Metropolitana de Curitiba: Almirante Tamandaré (aqui funcionam 3), Dr. Ulysses, Fazenda Rio Grande, Tunas do Paraná, Agudos do Sul,  Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Colombo, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quitandinha, São José dos Pinhais. O atendimento é feito por unidades conveniadas próprias, ou seja, administradas pelos municípios.

Em outras cidades, CRAS orienta

Em todos os municípios com Armazéns da Família, os cidadãos devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS para conhecer as normas e formas de cadastramento, estabelecidas de acordo com cada realidade local.

Os moradores de Campo Largo e Quatro Barras podem comprar nas unidades de Curitiba.

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.