Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alimentação

Mesa Solidária de Curitiba

Nas instalações municipais do Mesa Solidária são oferecidos diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, café da manhã, almoço e jantar gratuitos para a população em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional.

As ações contam especialmente com o apoio da Fundação de Ação Social – FAS e da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito – SMDT. Funciona desde o final de 2019.

PMC, parceiras, comunidade

Resultado da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e entidades públicas e privadas, além de contribuições da comunidade, o programa já dispõe de cinco pontos devidamente estruturados e equipados (dois deles abertos mais recentemente) para servir as refeições, que também são preparadas por integrantes de organizações sociais.

Quais são os cinco pontos

Os cinco equipamentos estão localizados em locais de fácil acesso para seu público-alvo. São eles: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), as Escolas de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro) e Dom Bosco (Campo do Santana) e os mais recentes Cozinha do Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças) e Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola (Cajuru). Confira os endereços abaixo.  

O calendário é semanal

O Mesa Solidária tem calendário semanal, com horários e número de refeições, de acordo com a disponibilidade. Estas informações são publicadas nos locais de atendimento, que no caso da Praça Rui Barbosa acontece no contraturno do funcionamento do Restaurante Popular Matriz. Ou seja, quando está fechado para o público em geral. 

Doações: outro programa

Para seu funcionamento, o Mesa Solidária recebe doações do Banco de Alimentos, outro programa da Prefeitura de Curitiba, abastecido pela iniciativa particular e equipamentos públicos municipais. 

Mais informações: (41) 3350-3853 

Recomendações sanitárias - A SMSAN orienta funcionários e usuários de seus equipamentos a realizarem a higienização frequente das mãos com álcool em gel 70% O uso de máscara é recomendado para quem apresente sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza -, mesmo ao ar livre.

 

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.