Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Receita de cidadania

8ª Semana Cultural entra na agenda de pessoas em recuperação de dependência química

Começa nesta terça-feira (dia 13/5), no Memorial de Curitiba, a 8ª Semana Cultural. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Começa nesta terça-feira (13/5), no Memorial de Curitiba, a 8ª Semana Cultural. Aberto ao público por ordem de chegada, o evento vai oferecer mais de 40 apresentações de teatro, dança, cinema, circo e música. A Prefeitura apoia a iniciativa, que vai até sábado (17/5), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) e pede como ingresso a doação de 1 litro de leite longa vida ou 1 quilo de alimento não perecível.

A Semana Cultural começa às 10h, com a mostra “Cores e Formas”, na Praça Iguaçu do Memorial. À noite, no palco do teatro, haverá apresentações de dança, arte circense e teatro, com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O local será um dos sete espaços da Fundação Cultural a receber a programação. Também fazem parte do circuito Capela Santa Maria, Cinemateca, Portão Cultural, Teatro Paiol, TUC e Circo da Cidade. A expectativa é que entre 20 mil e 25 mil pessoas circulem por esses locais até o encerramento das atividades.

Enfrentando desafios

Na plateia desses espaços estarão cerca de 300 pessoas acolhidas em sete unidades para desintoxicação de dependentes químicos mantidas por organizações da sociedade civil (OSCs) conveniadas à administração municipal.  “A ideia é trazer a pluralidade cultural por meio de atrações selecionadas, com artistas profissionais, e promover a inclusão por meio do poder da arte”, diz diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, Thiago Ferro.

Há quase quatro meses na Casa de Recuperação Água da Vida (Cravi), na Região Metropolitana, José Alexandre da Cruz, de 39 anos, está ansioso para ver algumas atrações da Semana Cultural. “Quero muito estar em um teatro, já que eu nunca tive a oportunidade. Pra mim, isso é parte do recomeço da minha vida, que estava estacionada. É um novo estilo de vida”, conta ele, que já foi jogador de futebol, abandonou a faculdade Educação Física e precisou se afastar do trabalho e da família por causa das drogas.

Para o assistente social da entidade, Alexandre Villatore, a socialização proporcionada por atividades externas e o contato com a arte são estratégias de reinserção social para os acolhidos planejarem sua rotina após a conclusão do tratamento. “Assim como as atividades esportivas, a vivência com a cultura faz com que eles se interessem por algo que agrada, é saudável e importante na reorganização da rotina deles, cada um no seu tempo”, diz.

Serviço

8ª Semana Cultural de Curitiba
Abertura: dia 13/5 (terça-feira), às 19h30, no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro histórico)
Atrações até 17/5 (sábado), em espaços culturais da Fundação Cultural de Curitiba