Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alimentação

Fazenda Urbana de Curitiba

Espaço inédito no Brasil, inaugurado em junho de 2020, a Fazenda Urbana de Curitiba é voltada à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades. Funciona como um centro de conexão entre o rural e o urbano, para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana.

Está localizada no bairro Cajuru, ao lado do Mercado Regional. Da sua programação constam também visitas guiadas ou livres, gratuitas e abertas, cursos e capacitações a todo público interessado. Menores de 18 anos podem participar, desde que acompanhados de adulto responsável.

Visita guiada

Na visita, um técnico/guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional ensina sobre o Ciclo do Alimento, enquanto apresenta os espaços de cultivo da Fazenda Urbana. Os participantes recebem informações sobre plantio e colheita de dezenas de variedades agrícolas cultivadas em hortas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás, e as chamadas PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais; conhecem as estufas e a central de compostagem, que completam as etapas do ciclo alimentar.

Também fazem parte da programação, oficinas sobre o aproveitamento integral dos alimentos na cozinha-escola.

O interessado precisa ter conta no e-Cidadão, o cadastro único do Município, ou providenciar o acesso à plataforma, criando login (os números do CPF) e senha ou por meio do certificado digital. Toda a orientação sobre o uso da ferramenta está no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/e-cidadao-cadastro-unico-no-municipio/787.

Esta atividade ocorre duas vezes ao mês, conforme programação no site Guia Curitiba, onde também é possível adquirir seu ingresso.   

O número de visitantes é limitado a 25 pessoas por data.

Na programação da Fazenda Urbana há práticas de plantio e manejo ao ar livre, que poderão ser canceladas, sem aviso prévio, devido a intempéries climáticas.

Passeio livre

Nessa modalidade o visitante conhece a Fazenda Urbana fazendo um verdadeiro passeio por toda a estrutura, sem o auxílio de um técnico/guia.

O interessado precisa ter conta no e-Cidadão, o cadastro único do Município, ou providenciar o acesso à plataforma, criando login (os números do CPF) e senha, ou por meio do certificado digital. Toda a orientação sobre o uso da ferramenta está no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/e-cidadao-cadastro-unico-no-municipio/787

Esta atividade exige a apresentação de ingresso, que pode ser obtido no site Guia Curitiba. Faça a busca por "Passeios e Tours".  

O número de visitantes é limitado a 50 pessoas.

Datas: Todo último sábado do mês - exceto feriados -, das 9h às 11h30.

Cursos Técnicos

A Fazenda Urbana promove cursos com temas relacionados à agricultura sustentável.

Os cursos técnicos são presenciais. Todo mês são abertas turmas com vagas limitadas.

O interessado precisa ter conta no e-Cidadão, o cadastro único do Município, ou providenciar o acesso à plataforma, criando login (os números do CPF) e senha, ou por meio do certificado digital. Toda a orientação sobre o uso da ferramenta está no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/e-cidadao-cadastro-unico-no-municipio/787.

As inscrições são pelo site GuiaCuritiba. Faça a busca por "Cursos e Workshops".

Cursos disponíveis:

- Meliponicultura
- Plantas Aromáticas - Aromaterapia e Práticas Integrativas

Cursos EAD

Os cursos de ensino a distância podem ser feitos durante todo o ano. As inscrições estão disponibilizadas no site Aprendere. Na aba "Cursos ofertados" buscar pela sigla SMSAN.

Cursos disponíveis:

- Alimentação e Técnicas de Plantio
- Aproveitamento Integral dos Alimentos
- Manipuladores de Alimentos

Mais informações:
E-mail: fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.