Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alimentação

Fazenda Urbana de Curitiba

Além de espaço para produção de alimentos, a Fazenda Urbana é um centro educativo e inclusivo para a agricultura sustentável. Da sua programação constam visitas guiadas ou livres, gratuitas e abertas, cursos e capacitações a todo público interessado, incluindo pessoas com deficiência.

Com área de aproximadamente 4435 m2, dos quais 2000 m2 são dedicados a hortas comunitárias, a Fazenda Urbana Cajuru se destaca pelo cultivo de mais de 60 variedades agrícolas orgânicas. Localizada estrategicamente no bairro Cajuru, ao lado do Mercado Regional, é o núcleo central da agricultura urbana em Curitiba.

Espaços inovadores 

A Fazenda Urbana oferece espaços inovadores, como composteiras, jardins de mel, estufas, canteiros elevados acessíveis a cadeirantes e uma Escola de Segurança Alimentar e Nutricional que promove o conhecimento sobre práticas relacionadas à alimentação e à gastronomia.

Entre suas lições, o aproveitamento integral dos alimentos. As atividades também são disponibilizadas às pessoas com baixa visão ou cegas, que podem ser acompanhadas por cão-guia.

Descubra a Fazenda 

>O público interessado conta com uma programação no local, que inclui visitas guiadas, cursos e capacitações.

>Menores de 18 anos podem participar, desde que acompanhados de adulto responsável.

>Para visita livre não é necessária inscrição. Das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, você pode explorar e descobrir a área de forma autoguiada. 

Guia: Ciclo do Alimento 

Durante as visitas guiadas, um técnico da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SMSAN trata em detalhes sobre o Ciclo do Alimento, enquanto apresenta os espaços de cultivo.

Os participantes recebem informações sobre plantio e colheita de dezenas de variedades agrícolas cultivadas em hortas, como a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás, e as chamadas PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais; conhecem as estufas e a central de compostagem, que completam as etapas do ciclo alimentar. 

Programação: cursos 

Na Fazenda Urbana são ofertados cursos que abordam temas essenciais sobre a agricultura sustentável. Os cursos são presenciais e existe a abertura de turmas mensais com um número de vagas limitadas para participação.

A programação de cursos está disponível no site Guia Curitiba > Fazenda Urbana. 

Como se inscrever

Para se inscrever é necessário ter uma conta no cadastro único do Município (e-Cidadão). Se você ainda não tem, saiba como criar sua conta utilizando seu CPF (como login) e senha, ou por meio do certificado digital, acessando o endereço eletrônico https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/e-cidadao-cadastro-unico-no-municipio/787

Após o cadastro no e-Cidadão, você poderá se inscrever no(s) curso(s) de seu interesse.

Não a pets e cigarro

Dadas as características do local, na Fazenda Urbana Cajuru não é permitido o trânsito de animais de estimação, exceto animais de assistência. Além disso, o espaço é um ambiente livre de cigarro.

Cancelamento

Nas ocorrências de condições climáticas adversas, as programações da Fazenda Urbana podem ser canceladas. Nestes casos é importante verificar informações no Guia Curitiba ou entrar em contato pelo telefone (41) 99957-5913; e ainda por meio do WhatsApp (41) 99951-0900, apenas para mensagens.

Cursos à distância

Na plataforma Aprendere são ofertados cursos de ensino a distância (EAD) disponíveis ao longo de todo o ano sobre agricultura sustentável, pela Fazenda Urbana. As inscrições estão acessíveis no site, na seção "Cursos Ofertados", onde você busca pela sigla SMSAN.

Para mais informações ou esclarecimentos sobre esses cursos, você pode entrar em contato por meio dos seguintes e-mails:

fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br / agriculturaurbana@curitiba.pr.gov.br

Recomendações sanitárias - A SMSAN orienta comerciantes, permissionários, funcionários e usuários de seus equipamentos a realizarem a higienização frequente das mãos com álcool em gel. O uso de máscara é recomendado para quem apresenta sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza, mesmo ao ar livre.

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.