Alimentação
Fazenda Urbana de Curitiba
Espaço inédito no Brasil, inaugurado em junho de 2020, a Fazenda Urbana de Curitiba é voltada à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades. Funciona como um centro de conexão entre o rural e o urbano, para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana.
Visitas são gratuitas e abertas
Está localizada no bairro Cajuru, ao lado do Mercado Regional. Da sua programação constam também visitas guiadas ou livres, gratuitas e abertas, cursos e capacitações a todo público interessado.
Menores de 18 anos podem participar, desde que acompanhados de adulto responsável.
Para visita livre, não é necessária inscrição.
Guia mostra Ciclo do Alimento
Na visita, um técnico/guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional ensina sobre o Ciclo do Alimento, enquanto apresenta os espaços de cultivo da Fazenda Urbana. Os participantes recebem informações sobre plantio e colheita de dezenas de variedades agrícolas cultivadas em hortas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás, e as chamadas PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais; conhecem as estufas e a central de compostagem, que completam as etapas do ciclo alimentar.
Também fazem parte da programação oficinas sobre o aproveitamento integral dos alimentos na cozinha-escola.
Cadastro pelo portal e-Cidadão
O interessado precisa ter conta no e-Cidadão, o cadastro único do Município, ou providenciar o acesso à plataforma, criando login (os números do CPF) e senha ou por meio do certificado digital. Toda a orientação sobre o uso da ferramenta está no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/e-cidadao-cadastro-unico-no-municipio/787.
25 pessoas, duas vezes ao mês
Esta atividade ocorre duas vezes ao mês, conforme programação no site Guia Curitiba, onde também é possível adquirir seu ingresso.
O número de visitantes é limitado a 25 pessoas por data.
Na programação da Fazenda Urbana há práticas de plantio e manejo ao ar livre, que poderão ser canceladas, sem aviso prévio, devido a intempéries climáticas.
Passeio livre precisa ingresso
Nessa modalidade o visitante conhece a Fazenda Urbana fazendo um verdadeiro passeio por toda a estrutura, sem o auxílio de um técnico/guia.
O interessado precisa ter conta no e-Cidadão, o cadastro único do Município, ou providenciar o acesso à plataforma, criando login (os números do CPF) e senha, ou por meio do certificado digital. Toda a orientação sobre o uso da ferramenta está no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/e-cidadao-cadastro-unico-no-municipio/787.
Esta atividade exige a apresentação de ingresso, que pode ser obtido no site Guia Curitiba. Faça a busca por "Passeios e Tours".
O número de visitantes é limitado a 50 pessoas.
Datas: a programação pode ocorrer em qualquer sábado, em função da programação específica de cada mês
Cursos Técnicos: vagas limitadas
A Fazenda Urbana promove cursos com temas relacionados à agricultura sustentável. Os cursos técnicos são presenciais. Todo mês são abertas turmas com vagas limitadas. Programação de cursos verificar no site Guia Curitiba
O interessado precisa ter conta no e-Cidadão, o cadastro único do Município, ou providenciar o acesso à plataforma, criando login (os números do CPF) e senha, ou por meio do certificado digital. Toda a orientação sobre o uso da ferramenta está no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/e-cidadao-cadastro-unico-no-municipio/787.
As inscrições são pelo site GuiaCuritiba. Faça a busca por "Cursos e Workshops".
Cursos de Ensino a Distância
Os cursos de ensino a distância podem ser feitos durante todo o ano. As inscrições estão disponibilizadas no site Aprendere. Na aba "Cursos ofertados" buscar pela sigla SMSAN.
São estes os cursos disponíveis:
- Alimentação e Técnicas de Plantio
- Aproveitamento Integral dos Alimentos
- Manipuladores de Alimentos
Mais informações:
E-mail: fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br
Recomendações sanitárias
Atenção! A SMSAN orienta funcionários e usuários de seus equipamentos a realizarem a higienização frequente das mãos com álcool em gel 70% O uso de máscara é recomendado para quem apresente sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza -, mesmo ao ar livre.
Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.