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e-Cidadão – Cadastro Único no Município

Uma vez cadastrado no sistema e-Cidadão, com o número do seu CPF e uma senha, o interessado terá acesso a diferentes serviços eletrônicos disponibilizados em páginas da Prefeitura, de Secretarias e Órgãos Municipais. Nas próximas vezes, só precisará utilizar aqueles mesmos dados para ser reconhecido e ter sua identidade autenticada eletronicamente.   

O cadastro – pensado para tornar mais ágil o atendimento aos cidadãos - pode ser feito das seguintes formas: clicando em Serviço Online (acima e abaixo na página); ou por meio do Portal da Prefeitura www.curitiba.pr.gov.br, clicando em “Entrar” no canto superior direito da tela inicial; ou quando for utilizar algum serviço eletrônico do Município que exija o acesso pelo e-Cidadão.

Na tela da ferramenta você deverá escolher a opção “Utilizar CPF” e depois de digitar este número clica em “Novo Cadastro”, para informar os demais dados pessoais solicitados.

Certificado Digital

Também é possível realizar o cadastro por meio de certificado digital de Pessoa Física, dos tipos A1 e A3, compatíveis com a ICP Bravo Access. Escolha a opção “Utilizar Certificado Digital”, que vai vincular este documento ao cadastro.

Importante: neste caso, o dispositivo deverá estar devidamente instalado no equipamento.

Finalizada essa etapa, será enviada mensagem para o e-mail indicado, com link para fazer o “Primeiro Acesso”. Ao clicar sobre ele, você será redirecionado para a tela do e-Cidadão, onde realiza o cadastro e confirmação de senha de acesso, registra e-mail alternativo e a pergunta secreta.

Vale lembrar que o sistema só aceita senhas com 8 a 12 caracteres, que podem ser letras e números, para que tenham um mínimo de nível de força “regular”, garantindo a segurança de suas informações. 

O preenchimento destes campos é fundamental porque, se você esquecer sua senha ou perder o acesso ao e-mail, irá recuperar tais informações essenciais usando um destes complementos.

Confiabilidade

Para assegurar a autenticidade dos dados do cidadão, ou seja, confirmar que a pessoa que faz uso do cadastro é o titular do documento, e para possibilitar o acesso aos serviços eletrônicos, conforme o grau de permissões de acesso exigido por cada um deles, foram estabelecido os seguintes níveis de confiabilidade cadastral:

  • Nível 1 – Menor: Cadastro de cidadãos menores de 16 anos (15 anos e 11 meses) que ainda não tenham a confirmação do responsável legal.
  • Nível 2 - Básico: Cadastro de cidadãos maiores de 16 anos, realizado pelo Portal da Prefeitura ou pelo Curitiba App, utilizando-se do documento CPF - Cadastro de Pessoa Física.
  • Nível 5 - Autenticidade Comprovada: Cadastro realizado pelo Portal da Prefeitura ou pelo Curitiba App, utilizando-se um certificado digital, ou quando o cadastro for validado presencialmente em Unidade de atendimento municipal, conforme orientação disposta no respectivo serviço do Guia de Serviços.

Serviços disponíveis

Cadastramento Escolar, Check-in Seguro, Conecta Curitiba (ou Fala Curitiba), Controle de Permissionários, Curitiba APP, Curitiba Criativa, Curitiba em Movimento, Curitiba 156, Escritório de Processos, Fazenda Urbana de Curitiba (Visitas Guiadas/ Passeio Livre), Guia Curitiba, Incentivo ao Esporte, Moodle IMAP, Portal Aprendere, Portal Aprendiz, Portal Feira do Largo da Ordem, Portal Feiras Livres, Portal Instituto dos Servidores do Município de Curitiba - IPMC, Portal Prefeitura Municipal de  Curitiba - PMC, Portal 156, Processo Seletivo Simplificado - PSS, Rede de Proteção Animal, Regulador de Vagas da Fundação de Ação Social - FAS, Transporte Acesso (para Pessoa com Deficiência - PcD), e Wi-Fi Curitiba.

Para outras informações, clique aqui.

Orientações também podem ser fornecidas pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156.

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