Prefeitura
e-Cidadão – Cadastro Único no Município
Uma vez cadastrado no sistema e-Cidadão, com o número do seu CPF e uma senha, o interessado terá acesso a dezenas de diferentes serviços eletrônicos disponibilizados em páginas da Prefeitura, de Secretarias e Órgãos Municipais. Nas próximas vezes, só precisará utilizar aqueles mesmos dados para ser reconhecido e ter sua identidade autenticada eletronicamente.
Quando for utilizar serviço eletrônico
O cadastro – pensado para tornar mais ágil o atendimento aos cidadãos - pode ser feito clicando em Serviço Online (acima e abaixo na página); ou quando for utilizar algum serviço eletrônico do Município que exija o acesso pelo e-Cidadão.
Na tela da ferramenta você deverá escolher a opção “Utilizar CPF” e depois de digitar este número clica em “Novo Cadastro”, para informar os demais dados pessoais solicitados.
Certificado Digital de Pessoa Física
Também é possível realizar o cadastro por meio de certificado digital de Pessoa Física, dos tipos A1 e A3, compatíveis com a ICP Bravo Access. Escolha a opção “Utilizar Certificado Digital”, que vai vincular este documento ao cadastro.
Importante: neste caso, o dispositivo deverá estar devidamente instalado no equipamento.
Só senhas com 8 a 12 caracteres
Finalizada essa etapa, será enviada mensagem para o e-mail indicado, com link para fazer o “Primeiro Acesso”. Ao clicar sobre ele, você será redirecionado para a tela do e-Cidadão, onde realiza o cadastro e confirmação de senha de acesso, registra e-mail alternativo e a pergunta secreta.
Vale lembrar que o sistema só aceita senhas com 8 a 12 caracteres, que podem ser letras e números, para que tenham um mínimo de nível de força “regular”, garantindo a segurança de suas informações.
O preenchimento destes campos é fundamental porque, se você esquecer sua senha ou perder o acesso ao e-mail, irá recuperar tais informações essenciais usando um destes complementos.
São três níveis de confiabilidade
Para assegurar a autenticidade dos dados do cidadão, ou seja, confirmar que a pessoa que faz uso do cadastro é o titular do documento, e para possibilitar o acesso aos serviços eletrônicos, conforme o grau de permissões de acesso exigido por cada um deles, foram estabelecido os seguintes níveis de confiabilidade cadastral:
- Nível 1 – Menor: Cadastro de cidadãos menores de 16 anos (15 anos e 11 meses) que ainda não tenham a confirmação do responsável legal.
- Nível 2 - Básico: Cadastro de cidadãos maiores de 16 anos, realizado pelo Portal da Prefeitura ou pelo Curitiba App, utilizando-se do documento CPF - Cadastro de Pessoa Física.
- Nível 5 - Autenticidade Comprovada: Cadastro realizado pelo Portal da Prefeitura ou pelo Curitiba App, utilizando-se um certificado digital, ou quando o cadastro for validado presencialmente em Unidade de atendimento municipal, conforme orientação disposta no respectivo serviço do Guia de Serviços.
Endereço do e-mail individual
Importante: A Prefeitura de Curitiba alerta os cidadãos que utilizam sites municipais para que informem seu e-mail individual, sempre que fizerem seu cadastro nos portais com acesso pelo e-Cidadão. O seu endereço eletrônico individual correto permite a confirmação de informações importantes e a recuperação da senha. Leia mais.
Central de Atendimento156
Para outras informações, clique aqui.
Orientações também podem ser fornecidas pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156.
Prefeitura Municipal de Curitiba