Ir para o conteúdo
Balanço 2025

Tecnologia da Informação moderniza o serviço público e amplia a eficiência administrativa

Secretaria celebra conquista Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública. Foto: Divulgação

Texto: Miguel Ângelo de Andrade | Edição: Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Em 2025, a Prefeitura trabalhou para descomplicar e simplificar processos internos, com a modernização administrativa e desburocratização. Ao mesmo tempo, disponibilizou, através da tecnologia da informação, ferramentas para automatizar e inovar a prestação de serviços públicos e assim promover impacto positivo na vida dos curitibanos.

Como parte dessas ações está a modernização dos sistemas de e-Compras e do Portal Contratos; o desenvolvimento do sistema para o Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, programa de grande impacto social; a gestão do voucher do vale-creche; a regulamentação da permuta de bens imóveis para organizações sociais; o fortalecimento da governança documental, com a digitalização de mais de meio milhão de páginas de documentos; e a obtenção do segundo melhor índice de maturidade na Nova Lei de Licitações entre capitais, segundo avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Foi um ano muito proveitoso com resultados significativos em todas as áreas conquistados graças ao empenho dos servidores”, disse o secretário de Administração e Tecnologia da Informação, Elisandro Pires Frigo. 

“Foram implantadas melhorias para compras e contratações públicas, que reduziram a burocracia e tornaram o sistema mais ágil, tudo isso em um ambiente digital seguro. O uso da tecnologia também simplificou os processos, reduziu prazos e ampliou as respostas ao cidadão curitibano”, definiu.

Emprego e vale-creche

A Smati é a porta de entrada das demandas de tecnologia da informação, medida estratégica para identificar necessidades parecidas entre as áreas, trazendo agilidade à prestação de serviços e fomentando o uso corporativo de soluções tecnológicas.

A secretaria transforma tecnologia em política pública. Foi assim no Tarifa Zero a Caminho do Emprego: o sistema desenvolvido para o programa permite o levantamento confiável do perfil de quem tem direito ao benefício, registra a vaga ofertada ao cidadão em busca de emprego e protocola a concessão de passagem gratuita até a entrevista.

E também na instituição do vale-creche: ao implantar um sistema para gestão, a Smati dá transparência e agilidade ao benefício que permite a entrada de crianças em instituições privadas de educação infantil, de forma transitória, até a rede municipal possa absorver a demanda.

e-Compras

Em 2025, a Smati implantou uma inovação para tornar o e-Compras mais rápido e seguro. O novo processo capta os dados dos fornecedores diretamente do banco de dados da Receita Federal, com o preenchimento automático dos campos, trazendo confiabilidade e agilidade ao sistema.

Outra novidade foi a implantação do credenciamento para pré-qualificação de produtos dos Armazéns da Família, possibilitando ampliar as marcas ofertadas.

Alertas no celular

Em 2025, o sistema Direct Push, desenvolvido pela Smati, passou a enviar para o curitibano notificações com avisos importantes pelos aplicativos Curitiba App, Saúde Já e 156. Assim, bloqueios de ruas, alterações emergenciais no transporte, vacinação, alertas de chuvas forte chegam com antecedência ao cidadão.

Sigmu Cidade

A criação do Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana (Sigmu Cidade), que gerencia todo o setor de fiscalização das demandas do 156 e também a Manutenção Urbana da Prefeitura, tirou de cena os grandes volumes de documentos em papel, o excesso de trabalho operacional repetitivo e a inconsistência de dados. 

De posse de celulares e tablets, fiscais de diversas áreas preenchem dados e tiram fotos auditáveis do antes e depois do trabalho. Isso trouxe a integração com sistemas estruturantes, uso de inteligência artificial, possibilidade de os atendimentos serem programados pelas equipes, geração de ordens de serviços digitais, e mapeamento georreferenciado das intervenções.

Prêmios

No primeiro ano de funcionamento, o Sigmu Cidade recebeu o Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública, na categoria Gestão Interna.

Outras práticas adotadas por Curitiba receberam premiações no Brasil, como o de Cidade Destaque em tecnologia e transformação digital pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes e Inovadoras.

No 10° Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede de Cidades Digitais, os projetos Sigmu Cidade e Autorização Digital venceram na categoria de projetos inovadores.

A capital também recebeu a classificação "ótima" pelas melhorias no Portal da Transparência do Índice de Transparência e Governança Pública - Municipal (ITGP-M) 2025 e lidera entre municípios do Sul.

Governança documental

O Arquivo Público Municipal digitalizou 687.046 páginas, alcançando mais de 10,2 milhões de documentos no acervo eletrônico. Também foi realizada a higienização e reparo de 12 mil folhas, incluindo documentos de caráter histórico da Secretaria Municipal do Urbanismo, que este ano foram entregues para guarda da instituição.

Gestão patrimonial

A área de administração ampliou e qualificou as ferramentas de gestão patrimonial, com a regulamentação da Permuta de Bens Imóveis (Decreto nº 1097/2025), estabelecendo mecanismos para utilizar imóveis municipais.

Foram publicados dois editais que permitem que organizações da sociedade civil possam concorrer para obter a permissão de uso de imóveis do patrimônio da Prefeitura, assegurando ampla participação, critérios objetivos e transparência na destinação de bens públicos.

A Smati também atuou nos processos de desapropriação e demolição de imóveis da Rua Nestor de Castro, no Centro, área onde futuramente será construída a Rua da Memória, que fará a ligação entre o Memorial de Curitiba e a Casa da Memória. As ações integram o programa Curitiba de Volta ao Centro, voltadas à revitalização da região central.