A criação do Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana (Sigmu Cidade), software que gerencia todo o setor de fiscalização e também a manutenção urbana da Prefeitura, além da implantação da Autorização Digital para cidadãos e empresas, rendeu à Prefeitura de Curitiba dois prêmios na categoria de projetos inovadores da Rede de Cidades Digitais.
A apresentação dos cases e a entrega da premiação aconteceu no 10° Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede de Cidades Digitais, realizado nesta quinta (23/10) e sexta-feira (24/10), em São José dos Pinhais.
Processos simplificados
As duas ferramentas foram solicitadas para a Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) pelas secretarias do Urbanismo, do Governo Municipal e de Finanças, e idealizadas em parceria com a equipe de Transformação Digital.
Para o secretário de Administração e Tecnologia da Informação, Elisandro Frigo, as ações representam mais um passo importante na transformação digital dos serviços públicos da capital paranaense, que utiliza iniciativas tecnológicas inovadoras para resolver problemas urbanos e melhorar a qualidade dos serviços públicos.
“Esses prêmios são reconhecimento do trabalho conjunto das equipes da Prefeitura. A tecnologia tem sido usada para simplificar processos e melhorar a vida das pessoas. O Sigmu Cidade e a Autorização Digital mostram que a inovação, quando aplicada com propósito, transforma a gestão pública, aproxima os cidadãos e os serviços municipais”, comentou o secretário.
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Elisandro Frigo, secretário de Administração e Tecnologia da Informação.
Necessidade de modernizar
De acordo com a assessora técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smati, Andrea Cristina Lima Duarte Ferreira, o Sigmu Cidade nasceu da necessidade de modernizar a gestão urbana de Curitiba.
“Antes, os processos eram manuais e burocráticos dificultavam o atendimento ágil às necessidades dos cidadãos. A cidade precisava de uma solução que trouxesse inovação para o cotidiano da administração pública”, explicou Andrea.
Adeus, pilhas de papel!
Com a implantação do Sigmu Cidade saíram de cena os grandes volumes de documentos em papel, o excesso de trabalho operacional repetitivo e a inconsistência de dados.
“Hoje os fiscais vão para campo com celulares e tablets. Ali eles preenchem os dados e tiram fotos do antes e depois do trabalho. Isso trouxe a integração com sistemas estruturantes, uso de inteligência artificial, possibilidade de os atendimentos serem programados pelas equipes, geração de ordens de serviços digitais, mapeamento das intervenções, painéis de controle para os gestores acompanharem os atendimentos e fotos auditáveis”, exemplificou Andrea.
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Andrea Cristina Lima Duarte Ferreira, assessora técnica da Smati.
Precisão com georreferenciamento
A identificação da foto do processo com data, hora e local alimenta a gestão de georreferenciamento, que traz também os dados de coordenadas geográficas, permite a localização precisa de imóveis.
“Podemos dizer que a criação do Sigmu Cidade é a soma do desejo de valorizar os nossos servidores e de ouvir os cidadãos. E o resultado de tudo isso é menos retrabalho, mais produtividade e economia real no processo”, comentou Andrea.
Autorização Digital
Outra inovação implantada pela Smati premiada pela Rede de Cidades Inteligentes e Digitais foi a Autorização Digital. Com ela, cidadãos e empresas podem conceder, de forma eletrônica segura, autorizações para que terceiros acessem informações e serviços digitais em seu nome.
Elziane Cazura Xavier, da assessoria técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smati, explicou que a Autorização Digital é vinculada à conta de acesso do e-Cidadão, garantindo confiabilidade por meio de validação cadastral do usuário e do controle do consentimento. Atualmente, é integrada e utilizada em serviços como Consulta de Débitos do Contribuinte, Conecta Muralha Curitiba e outros serviços digitais. Em breve também estará disponível para o Sistema e-Compras Curitiba, ISS – Obras, Sistema de Gestão de Imobiliárias e ITBInet.
“Temos um sistema confiável, com validações junto à Receita Federal, que traz agilidade ao processo. A pessoa pode permitir o acesso de forma eletrônica, sem precisar preencher documentos manualmente ou se deslocar até a Prefeitura para apresentar procuração impressa. Todo o processo pode ser feito de forma digital, eliminando a necessidade de ir a um cartório e arcar com os custos de emissão de uma procuração”, explicou Elziane.
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Elziane Cazura Xavier, assessora técnica da Smati.
Aprovada pelo cidadão
Implantada em 2024, a Autorização Digital conta com mais de 1.600 autorizações concedidas. A ferramenta reforça o compromisso da administração municipal com a transformação digital e a simplificação de serviços.
“O projeto reafirma o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a modernidade, a segurança da informação e o empoderamento digital do cidadão, ampliando a confiança e a eficiência nos serviços públicos. Uma cidade que inova com propósito, transforma serviços em experiências e coloca a tecnologia a serviço das pessoas”, finalizou Elziane.
O que é a Rede Cidade Digital
A Rede Cidade Digital (RCD) é uma iniciativa de estímulo ao surgimento de localidades conectadas e eficientes no Brasil. Realiza em parceria com prefeituras, desde 2012, eventos gratuitos para prefeitos, gestores e servidores públicos pelo país, como forma de fomentar o investimento em governos digitais e mais eficientes.
Uma dessas iniciativas é o Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes que realizado em São José dos Pinhais, com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).