A Alameda Presidente Taunay, no bairro Mercês, está passando por obras de requalificação que vão melhorar a mobilidade na região e elevar a infraestrutura local com novo pavimento em concreto, calçadas planas e acessíveis, nova drenagem, iluminação e paisagismo. São 1.371 metros de obras, para preparar a rua que passará a formar um novo binário com a Rua Fernando Simas, reorganizando o trânsito local e trazendo mais eficiência para a mobilidade urbana da cidade.
A intervenção abrange o trecho desde a Rua Jacarezinho até a Vicente Machado e integra o Lote 5 (pacotes 3 e 4) do projeto do Novo Inter 2. Para minimizar os impactos no trânsito as obras acontecem em etapas.
As obras integram o PRO Curitiba, que é o maior programa de investimentos da história da cidade, com R$ 6 bilhões destinados a obras e melhorias que transformam a vida nos bairros.
Pista em concreto
O trecho entre as ruas Jacarezinho e Martin Afonso (Pacote 3) estão recebendo pavimentação em concreto, que tem maior vida útil e exige menos manutenção, mas que necessita de mais tempo de execução devido às características do material, readequação do sistema de drenagem para adequar à nova realidade das emergências climáticas, infraestrutura para fibra ótica e realocação de postes da Copel.
O trecho está recebendo novas calçadas em concreto e pista tátil com acessibilidade, plantio de gramas e árvores, instalação de bancos e lixeiras, luminárias em LED, nova sinalização horizontal e vertical e semafórica.
Atualmente, as obras do pacote 3 se concentram no cruzamento das ruas Presidente Taunay e Júlia Wanderley, o que tem exigido que o trânsito fique em meia pista. Para evitar o bloqueio total do cruzamento, os serviços estão sendo feitos em etapas: primeiro, um lado da pista é concretado, enquanto a outra faixa permanece aberta à circulação de veículos. Concluída essa etapa, o tráfego é liberado sobre o trecho já finalizado, e os trabalhos seguem no lado oposto.
Alteração no trânsito
Manuela Marqueño, diretora do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, pasta que coordena a execução das obras, destaca que a intervenção deixa o trânsito temporariamente mais lento na região, o que exige atenção redobrada de quem circula pelo local.
“Sabemos que obras podem gerar transtornos, mas elas são necessárias para melhorar a cidade. Por isso, pedimos a compreensão e o cuidado de motoristas e pedestres que passam pela região, para que respeitem a sinalização e mantenham a segurança de todos”, orienta a diretora do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Manuela Marqueño.
Paisagismo
Entre as ruas Martin Afonso e Vicente Machado (Pacote 4) as obras são de paisagismo e estão na reta final. O trecho ganhou calçadas com acessibilidade, plantio de grama e árvores, iluminação com postes ornamentais e LED. Para concluir faltam apenas a implantação de bancos, lixeiras e acabamentos.
Assim como acontece em outras regiões da cidade, as obras do Novo Inter 2 estão preparando Curitiba para a chegada de novos ônibus elétricos no transporte público e melhorando a infraestrutura viária e desenvolvimento dos bairros. São obras são para melhorar o fluxo de trânsito na região diminuindo o tempo de deslocamento no percurso do transporte coletivo e outros veículos, além de favorecer o deslocamento dos de pedestres em calçadas planas e acessíveis.
De acordo com Manuela, a pavimentação em concreto – muito usada nas obras do Inter 2 - é um tipo de obra mais demorada, mas que oferece muito mais durabilidade e menor manutenção do que o asfalto. “A longo prazo os benefícios serão duradouros e vão compensar a necessidade de adequação temporária nas rotinas de quem circula pela região”, completa Manuela.
Etapas da concretagem
O processo de pavimentação em concreto envolve várias etapas técnicas e precisa de tempo para garantir a qualidade do resultado. Primeiro, o terreno é escavado, nivelado e compactado; se necessário, recebe camadas de reforço, sub-base e uma base cimentada para dar estabilidade. Depois são montadas as formas e ferragens que estruturam as placas, e o concreto é lançado, vibrado e nivelado.
A superfície é texturizada para garantir aderência e drenagem, e o concreto passa por um período de cura até atingir a resistência ideal. Por fim, são feitos os cortes e a vedação das juntas, além da instalação do meio-fio e da sinalização antes da liberação ao tráfego.
Lote 5
O Lote 5 do projeto Novo Inter 2, no bairro Mercês, prevê a requalificação de quase 5 km de vias, com implantação de calçadas, obras de macrodrenagem e pavimentação rígida em concreto. O investimento é de R$ 49,5 milhões. O Lote 5 teve início em abril de 2024 e deve ser concluído até o final de dezembro, com exceção das ruas Manoel Ribas e Jacarezinho, que têm entrega prevista para janeiro de 2025.
As obras do Novo Inter 2 fazem parte do programa de evolução da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, que moderniza a infraestrutura da cidade para a chegada da nova frota elétrica, promovendo melhorias na mobilidade urbana e no desenvolvimento da capital. O programa está inserido no PRO Curitiba, que prevê R$ 6 bilhões em investimentos em infraestrutura.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.