Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
BioCidades Empreendedoras

3 startups de Curitiba são premiadas em programa de incubação da ONU

Três startups curitibanas foram premiadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Foto: Divulgação

Três startups curitibanas foram premiadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como vencedoras do BioCidades Empreendedoras, programa de incubação voltado a negócios de impacto ambiental realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba. O evento de encerramento e premiação aconteceu nesta quarta-feira (22/10), no Centro de Eventos Imap Barigui.

A Macondo Chocolates venceu na categoria Impacto Socioambiental, a Monitor.AI foi reconhecida em Inovação e a Ingá recebeu o prêmio na categoria Impacto Local Curitiba. A Mandinga Biojoias, de São Paulo, foi vencedora em Empreendedorismo Feminino, e a Composta Leste, também paulista, em Impacto Local São Paulo.

Cada uma das cinco vencedoras recebeu um prêmio de R$ 17,5 mil concedido pelo Pnuma. Outras 25 startups finalistas ganharam R$ 4,5 mil cada.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o resultado do programa evidencia a força de Curitiba como referência em inovação.

“Curitiba tem um ambiente de negócios dinâmico e inovador. As startups premiadas são exemplo da capacidade do empreendedor curitibano de unir tecnologia e eficiência em favor do crescimento econômico”, afirmou Martins.

A premiação

Lançado em março, durante o Smart City Expo Curitiba, o BioCidades Empreendedoras apoiou 52 negócios de impacto voltados à restauração de ecossistemas urbanos, fortalecimento da bioeconomia e promoção da resiliência climática.

O programa foi desenvolvido pelo Pnuma e pela Bridge for Billions, com apoio do Governo Alemão, e realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Agência Curitiba, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A incubação das startups foi conduzida pelo Instituto Legado, de abril a outubro. Participaram 31 negócios de Curitiba e Região Metropolitana e 21 de São Paulo e região. No encerramento, 30 startups apresentaram seus projetos a avaliadores e participaram da Feira de Empreendedorismo Sustentável, que reuniu 50 expositores no Parque Barigui.

O evento contou com a presença do consultor do Pnuma para Financiamento de Agricultura e Florestas, Thiago Paiva Grandi, e do presidente do Instituto Legado, James Marins.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, participou do evento que anunciou as vencedoras e destacou o papel do programa na formação e fortalecimento das startups.

“O BioCidades Empreendedoras proporcionou às empresas participantes uma experiência completa de capacitação e conexão com parceiros estratégicos. É um legado que fortalece o ambiente de negócios e estimula a criação de soluções inovadoras para os desafios urbanos e ambientais”, disse Paixão.