Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento

Curitiba conquista Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública pelo sistema que usa a tecnologia para facilitar a manutenção urbana

Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana – Sigmu Cidade conquista Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública na categoria Gestão Interna, em Brasília. Brasília, 28/08/2025. Foto: Divulgação

Curitiba recebeu, na tarde desta quinta-feira (28/8), em Brasília, o Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública, na categoria Gestão Interna. A premiação foi concedida ao Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana – Sigmu Cidade – Fiscalização e Manutenção Urbana.

A equipe da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), liderada pelo secretário Elisandro Frigo, comemorou a conquista.

“Estou muito feliz por estar representando a cidade mais inteligente do Brasil, a mais sustentável. E a gente recebe com muita gratidão, pois este é o esforço de todos os nossos servidores que trabalham incenssantemente para que o povo curitibano tenha o melhor acesso aos serviços e tenha qualidade de vida. Esse prêmio que o Sigmu ganha traz esse reconhecimento”, declarou Frigo.

O Sigmu Cidade foi um dos 15 finalistas entre os 75 projetos inscritos no Prêmio Conip. Cinco projetos foram premiados – um de cada categoria.

O Congresso Nacional de Informática Pública (Conip) reúne anualmente especialistas e empresas de todo o Brasil para o debate do que há de mais moderno sendo desenvolvido nas cidades brasileiras.

Parceria

Emocionada, a servidora Andrea Duarte, responsável pelo Sigmu na Smati, agradeceu aos colegas da Superintendência de TI, à Secretaria do Governo Municipal, gestora do projeto, e ao ICI (Instituto das Cidades Inteligentes), que apoiou a Prefeitura no desenvolvimento do sistema.

O Sigmu Cidade é integrado a dois importantes sistemas corporativos: o Sistema Único de Protocolo (SUP) e o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac), que está ligado à Central 156, porta de entrada das solicitações dos moradores da cidade.

O sistema corporativo, que já fazia a gestão de todas as etapas de intervenções e serviços da manutenção urbana de Curitiba – desde o registro da solicitação do cidadão até sua execução ou informação – ganhou, em abril, novos recursos, como a geolocalização, e passou a contar com um módulo de Fiscalização e outro de Manutenção Urbana, ambos com menos necessidade de papel e mais transparência nos processos.

Também estavam em Brasília para o evento o superintendente de Tecnologia da Informação, Bruno Batista, a diretora do Departamento de Planejamento e Projetos de Tecnologia da Informação da Smati, Luiza Cabel Corteletti, o servidor que integrou a equipe da Superintendência de TI, Herick Dal Gobbo, e a chefe de gabinete da Smati, Mariane Santos.