O Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana – Sigmu Cidade – Fiscalização e Manutenção Urbana, da Prefeitura de Curitiba, é um dos finalistas do concorrido Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública, que reconhece as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos.
A servidora da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) Andrea Duarte participou, na tarde desta terça-feira (29/7), de uma sessão online com a bancada de jurados do Prêmio Conip. Ela respondeu aos questionamentos dos especialistas.
A Semana Conip 2025 será realizado dos dias 27 a 29 de agosto, em Brasília. A divulgação dos ganhadores e entrega dos troféus será dia 28.
O Congresso Nacional de Informática Pública (Conip) reúne anualmente especialistas e empresas de todo o Brasil para o debate do que há de mais moderno sendo desenvolvido nas cidades brasileiras.
Orgulho
Na avaliação do secretário da Smati, Elisandro Frigo, a indicação ao prêmio representa o reconhecimento pelo trabalho feito pelos servidores da Prefeitura de Curitiba.
“É motivo de orgulho para nós termos o Sigmu Cidade entre os finalistas do Prêmio Conip 2025”, declara o secretário.
Elisandro Frigo, secretário municipal de Administração e Tecnologia da Informação.
O Sigmu Cidade é resultado do trabalho integrado das secretarias do Governo Municipal (SGM) e de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).
“Nosso objetivo é sempre e cada vez mais proporcionar um serviço de qualidade à população, de forma sustentável e transparente. Queremos serviços que correspondam à cidade inteligente que somos e que buscamos aprimorar”, explica o superintendente de TI, Bruno Batista.
Evolução
O sistema corporativo Sigmu Cidade já fazia a gestão de todas as etapas de intervenções e serviços da manutenção urbana de Curitiba, desde o registro da solicitação do cidadão até sua execução ou informação. Em abril, ele passou a ser Sigmu Cidade, ganhou novos recursos, como a geolocalização, e passou a contar com um módulo de Fiscalização e outro de Manutenção Urbana, ambos com menos papel e mais transparência nos processos.
O Sigmu Cidade é integrado a dois importantes sistemas corporativos: o Sistema Único de Protocolo (SUP) e o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac), que está ligado à Central 156, porta de entrada das solicitações dos moradores da cidade.
Foram ampliadas as funcionalidades que são usadas pelos servidores de diferentes secretarias, tais como Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Nutricional, Defesa Social e Trânsito, além do Urbanismo, uma das que primeiro começaram a utilizar as facilidades com sucesso.
A proposta da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smati é identificar necessidades parecidas em diferentes áreas, otimizar soluções tecnológicas adequadas e ampliar possibilidades, sem que a secretaria ou órgão tenha que começar tudo do zero.