A Central 156 nunca foi tão utilizada pelos curitibanos. É o que os números do 1º semestre de 2025 mostram. Foram mais de 9,3 milhões de atendimentos realizados nos seis primeiros meses do ano. O número é 22,7% superior ao mesmo período de 2024 (7,6 milhões) e ainda 32% a mais do que em 2023 (6,3 milhões). Operando desde fevereiro de 1984, o serviço já passou por diversas melhorias, e hoje pode ser considerado um dos mais eficientes do Brasil, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, em quatro canais de atendimento.
“O 156 representa a conexão direta entre o cidadão e a Prefeitura, disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso é uma ferramenta de trabalho extremamente estratégica para a administração, que através dos registros, pode observar a cidade por diversas perspectivas, cruzar dados, planejar ações, identificar oportunidades e acompanhar pontos críticos”, destaca o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.
De acordo com o gerente de Operações do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI), Ozires de Oliveira, a central vem registrando um aumento crescente de participação ao longo dos anos. “Essa ampliação de demandas reflete a boa receptividade e mostra a consolidação do 156 como canal de contato do cidadão com a Prefeitura”, avalia o gerente.
Canais preferidos e mais pedidos
O levantamento dos atendimentos realizados nos seis primeiros meses do ano também mostrou que o aplicativo segue sendo o canal mais utilizado pela população. Foram mais de 8,2 milhões de contatos por esse canal. Na sequência aparecem o telefone (702.951), portal (385.700) e chat (28.246).
Os atendimentos pelo 156 se dividem em informações – que representou 88% dos contatos no período analisado - e serviços. No ranking das informações mais consultadas estão horários e itinerários de ônibus, bilhetagem eletrônica, saldo e bloqueio do cartão transporte.
Já os serviços mais solicitados pela população no 1º semestre de 2025 foram relacionados a coleta de lixo, trânsito, iluminação pública, abordagem social de rua e árvore.
Regionais mais participativas
Dentre as dez regionais de Curitiba a que registrou maior participação na solicitação de serviços para a cidade na Central 156 nestes primeiros seis meses de 2025 foi a Matriz. Mesmo não sendo a que possui o maior número de habitantes, a região concentrou quase 20% das solicitações. Na sequência aparecem Boa Vista (15%), Cajuru (12%), Portão (11,7%) e Boqueirão (10%).
Sobre o serviço
Atualmente, a Central 156 funciona sob a operação do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI) , de forma ininterrupta, em quatro canais de atendimento: app, chat, telefone e internet. É monitorada por 99 funcionários e coloca os diversos serviços da Prefeitura ao alcance do cidadão.
Pela Central 156 todos os curitibanos podem solicitar informações, serviços municipais e outros atendimentos de maneira segura, eficiente e com qualidade. A Central é administrada diretamente pela Secretaria do Governo Municipal (SGM).