Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Em seis meses

Tarifa Zero já atendeu 4,5 mil pessoas com passagem grátis para entrevistas de emprego

Usou a tarifa zero para procurar emprego. Na foto, Fabiano Temiski Muniz. Curitiba, 25/08/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Cerca de 4,5 mil pessoas já foram beneficiadas pelo programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego desde o lançamento da iniciativa pelo prefeito Eduardo Pimentel, há seis meses.

Voltado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, o programa, que entrou em vigor em 21/2, garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.

O trabalhador tem direito a duas passagens (ida e volta) para cada encaminhamento de entrevista feito pelo Sine Municipal, limitado a três indicações no mês.

“O primeiro passo para a dignidade de uma pessoa é o emprego, é o que a faz sustentar a família, colaborar na renda da casa, criar independência, casar, ter filho, voltar para o mercado de trabalho”, enfatizou o prefeito no lançamento do programa.

Os valores equivalentes a duas passagens são carregados no cartão-transporte Urbs, na categoria usuário, nas agências do Sine nas Ruas da Cidadania e também no Sine Móvel, serviço itinerante que passa por pontos estratégicos da cidade. 

Morador do Umbará, Fabiano Temiski Muniz utilizou a Tarifa Zero para participar de uma entrevista de emprego no Bairro Alto e ressalta a relevância da iniciativa municipal. Ele foi aprovado na seleção para trabalhar em uma empresa de call center. “Foi importante para que eu conseguisse me locomover até a entrevista, já que fazia meses que eu estava desempregado”, lembra.

Segundo levantamento da Urbs, foram concedidas 8.996 passagens de ônibus gratuitas no período (R$ 53,9 mil). Os locais mais procurados pelo benefício nos primeiros seis meses do programa foram os Sines das Ruas da Cidadania Portão, com 899 atendimentos, Pinheirinho (884), Matriz (705), Sine Móvel (474) e Bairro Novo (400).

Há vagas

Curitiba tem hoje uma taxa de desemprego de 4 % segundo o IBGE, uma das menores do País – considerada pleno emprego pelos economistas – e o mercado de trabalho está aquecido.

“O programa cumpre um papel muito importante. Curitiba tem pleno emprego, há vagas. E o programa possibilita que quem está procurando uma colocação possa chegar até o local da seleção”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, não é aceitável que a pessoa em busca de um emprego perca a oportunidade de ir até a entrevista por falta de dinheiro para pagar o ônibus.

“Às vezes, o trabalhador está em uma situação de vulnerabilidade tão grande que naquele momento, no grande dia de conseguir o emprego, não tem como pagar a passagem de ônibus e perde a oportunidade. Nós não podemos permitir que isso aconteça. As vagas existem. Na semana passada realizamos um mutirão com cerca de 7 mil vagas. O Tarifa Zero ajuda o trabalhador chegar até elas”, disse Martins.

As unidades do Sine Municipal oferecem vagas nas mais diversas áreas, de auxiliar de padaria, a engenheiro, de mecânico a farmacêutico, de empacotador a cuidador de idoso.

Requisitos

Para poder usufruir do Tarifa Zero a Caminho do Emprego, o candidato que está desempregado tem que:

  • Ser morador de Curitiba
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos
  • Ter cadastro no e-Cidadão
  • Apresentar número do CPF e documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista)
  • Levar o cartão-transporte Urbs Usuário registrado no seu nome.
  • Se o candidato já tem o cartão-transporte Usuário não há necessidade de fazer um novo. Mas se ainda não tem, é possível obtê-lo gratuitamente, com agendamento prévio pela Agenda Online, para uma das unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania ou ainda pelo serviço itinerante Urbs Móvel.

Onde fazer

Com os documentos e o cartão Urbs Usuário, o trabalhador deve ir a uma das dez unidades do Sine da Prefeitura de Curitiba ou à Unidade Móvel (Sine Móvel). Todo processo será presencial e o atendimento será por ordem de chegada.

As unidades Sine da Prefeitura ficam nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O Sine Móvel funciona das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.

No momento do encaminhamento para a entrevista, o candidato deve solicitar o benefício e o atendente avaliará se ele atende aos critérios do Tarifa Zero. Caso sim, insere na hora os créditos do cartão-transporte.

O beneficiado deve dar o aceite, em que declara estar ciente sobre o uso único do benefício: para o deslocamento até a entrevista de emprego e para retornar a sua casa.