Cultura
Acervo Documental Permanente - Pesquisa
O que é?
O Departamento de Gestão do Arquivo Público Municipal de Curitiba é responsável pela guarda de documentos e imagens originais do município dos últimos séculos. Boa parte desta documentação, que deixou de ser utilizada nas rotinas diárias pelos servidores, adquiriu caráter de acervo documental permanente, e está à disposição para pesquisa local dos interessados, mediante agendamento prévio. É igualmente possível agendar visitas para conhecer de forma mais detalhada as áreas de guarda e os trabalhos desenvolvidos pela equipe técnica.
Nos acervos estão disponíveis processos administrativos, leis, decretos, resoluções, estatutos, contratos sociais, escrituras, regulamentos, regimentos, planos, programas, relatórios, jurisprudências, publicações, fotografias, áudios, vídeos, negativos e slides, muitos dos quais, de elevado valor artístico e cultural.
Quais itens podem ser consultados?
Os processos administrativos referentes ao período compreendido entre as décadas de 1900 e meados da década de 1990 ocupam mais de 14 mil rolos de microfilmes, totalizando aproximadamente 50 milhões de páginas de documentos.
O setor de multimeios conta com milhares de fotografias oriundas das secretarias e autarquias municipais, além do acervo fotográfico proveniente da Secretaria Municipal da Comunicação Social (de 1964 a 2016) de mais de 40 mil negativos e slides, que registram as ações do poder público municipal no período. Há ainda material sobre trechos da história arquitetônica de Curitiba - incluindo projetos de planejamento urbano (públicos) - e plantas de alvarás de construção particulares, que remontam ao início do século XX e são um importante testemunho sobre o patrimônio cultural edificado de nossa cidade.
Livro de foro do Rocio: 1797
A documentação mais antiga conservada é de 1797, o livro de registro de foro do Rocio, que relaciona os pedidos dirigidos à Câmara Municipal referentes ao uso do solo na área rural de Curitiba. À época, o Brasil ainda era colônia portuguesa e todos os registros se iniciavam com uma dedicatória ao rei de Portugal. O acervo de obras raras conta, ainda, com livros de registro de sepultamentos do Cemitério São Francisco de Paula do século XIX, e também das demais necrópoles administradas pelo município. Há ainda o livro de Requerimentos da Câmara de Vereadores, datado de 1887, e dois exemplares da Revista do Paraná, um de 1923 e outro de 1924. Produzidas pela Empreza Editora Brasil Capri e Olivero, as raras publicações são ricas em imagens históricas e fazem uma radiografia, respectivamente, da cidade de Curitiba e do Estado do Paraná
Como posso fazer a consultar ao arquivo?
O acesso ao Departamento de Gestão do Arquivo Público para realização de pesquisas/ consultas ao acervo ou realização de visita técnica deve ser formalizado mediante registro de requerimento no seguinte link.
Quais os prazos para atendimento?
Não se aplica.
São cobradas taxas por esse serviço?
Serviço gratuito.
Como consultar o andamento do serviço solicitado?
Não se aplica.
Mais informações ou dúvidas?
Telefone: (41) 3221-2289
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h.
Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.