Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Cultura

CINEMATECA DE CURITIBA

A Cinemateca de Curitiba tem como atribuições a preservação da memória cinematográfica, a pesquisa e documentação, a formação e a difusão do cinema de arte. Possui um rico acervo de filmes (suportes em película e digital), além de biblioteca especializada em cinema, banco de dados, materiais e componentes cinematográficos, cartazes, equipamentos antigos, câmeras, projetores (parte destes em exposição permanente), que estão disponíveis para pesquisas, consultas e visitas. A Cinemateca também oferece cursos de cinema e uma vasta programação de filmes, com sessões diárias à tarde e noite, lançamentos da cinematografia mundial, nacional e local, mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros. A Cinemateca se destaca também pelo trabalho de prospecção e preservação do cinema do Paraná - da fase pioneira à atual - e na revelação de novos cineastas.

Criada em abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro, a Cinemateca de Curitiba foi responsável pela formação de uma geração de cineastas e cinéfilos na cidade. Um dos trabalhos que deu projeção nacional à Cinemateca foi o de pesquisa e recuperação de filmes antigos, permitindo resgatar os primeiros filmes paranaenses. A nova sede foi inaugurada em 22 de abril de 1998 e as instalações definitivas consolidaram a Cinemateca de Curitiba como uma referência para os amantes da sétima arte. No início de 2007 passou por uma reforma com a restauração do prédio, a aquisição de novos equipamentos e a melhoria dos já existentes. A “Sala de Exibição Groff”, possui capacidade para 104 pessoas.

Ingressos: Confira a programação e valores atualizados no link: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/cinemateca-de-curitiba/.  Pessoas com mais de 60 anos não pagam ingresso. Estudantes, professores e doadores de sangue pagam meia entrada.

Horários de atendimento:

Administrativo: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Aberto ao público de terça a domingo e feriados, das 14h às 22h.

Telefone: (41) 3321-3252

OUTRAS AÇÕES

EDUCATIVO DA CINEMATECA: Dirigida, prioritariamente, à escolas públicas e instituições de cunho social, a visitação é mediada e gratuita, podendo ser acompanhada de exibição de filme. O agendamento deve ser feito com pelo menos 15 dias de antecedência, pelo telefone 3321-3310.

PROGRAMA CINEMA NOS BAIRROS: Consiste na exibição gratuita de filmes (com mediação) em escolas, associações comunitárias e demais instituições de cunho social. O agendamento é feito pelos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba em qualquer uma das dez Ruas da Cidadania.

CINE GUARANI

O Portão Cultural, antigo Centro Cultural Portão, abriga o Cine Guarani, que foi inaugurado em 18 de outubro de 1988. A sala funcionou até 2005, quando foi fechada para reforma. Com a reabertura do espaço, em 29 de junho de 2012, a população voltou a contar com uma programação formada por importantes produções cinematográficas. Com capacidade para 165 pessoas o Cine Guarani é exemplo de recuperação dos cinemas de bairro, colocando ao alcance do público filmes de qualidade, selecionados pela Cinemateca de Curitiba e que atendem a todas as faixas etárias.

Ingressos: Confira a programação e valores atualizados no link: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/cine-guarani-r-portao-cultural/. Pessoas com mais de 60 anos não pagam ingresso. Estudantes, professores e doadores de sangue pagam meia entrada.

Horário de Funcionamento: 3ª a domingo e feriados, das 14h às 22h

Telefone: (41) 3345-4051

Quer exibir seu filme em nossos espaços?

A Cinemateca e o Cine Guarani recebem eventos nas áreas de cinema e vídeo. A solicitação pode ser feita pelo e-mail: agendacinemateca@fcc.curitiba.pr.gov.br, pelo telefone 3321-3311 ou pessoalmente (das 9h às 12h e das 14h às 18h) na administração da Cinemateca, Rua Pres. Carlos Cavalcanti, nº 1174, bairro São Francisco. Ou ainda através da Central de agendamento pelo link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento

Fundação Cultural de Curitiba

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.