Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Casas da Leitura/ Tubotecas/ Estante Curitiba

Coordenado pela Fundação Cultural de Curitiba - FCC, com o apoio de outros setores da Prefeitura, o programa Curitiba Lê promove diversas ações gratuitas de incentivo à leitura, para adultos, idosos, jovens e crianças. Para realizar esta proposta de trabalho, em benefício de toda cidade, o Município conta também com doações de livros em bom estado, por parte dos cidadãos e empresas.  

A soma de esforços torna possível disponibilizar milhares de obras em 16 Casas da Leitura, localizadas no centro e em bairros da cidade, relacionadas especialmente à difusão da literatura, com empréstimos de livros. (A 17ª unidade, Augusto Stresser, está em reformas). 

Acervos variados

Os acervos das Casas da Leitura variam também de acordo com a capacidade física de suas instalações. Por isto, no Bondinho da Rua XV de Novembro há menor, mas consistente, número de títulos sobre Literatura Nacional e Mundial (dos Clássicos aos Contemporâneos), Histórias em Quadrinho (HQs), Teatro e Teoria da Literatura. Nas demais unidades estão disponíveis maior número de exemplares e gêneros, tanto de autores brasileiros como estrangeiros:  de Literatura (Contos, Crônicas, Romances, Poesia, Infantil e Infantojuvenil, HQs, Gibis, Teoria Literária e Leitura, Artes Visuais (Cinema, Teatro, Circo, Música e Dança), Filosofia, Sociologia, Antropologia, Biografias e Cultura.

Muitas têm extensão da Casa da Memória, com obras que tratam da História, da Arte, Música, Teatro, Cinema; Arquitetura, Culinária, Ciências Sociais Aplicadas, tanto de Curitiba como do Paraná. Há aquelas com destaque para literatura indígena ou autores (as) alemães, espanhóis, australianos, e ainda com obras inclusivas em Braile, para pessoas cegas ou com baixa visão.

Nestes espaços são promovidas também suas tradicionais rodas de leitura, contações de histórias, oficinas de criação literária, leitura na praça.

Conheça abaixo, em Locais de Atendimento, os números e algumas características dos conteúdos bibliográficos de cada Casa da Leitura

Cadastro: presencial

Para emprestar livros do Bondinho e das 15 Casas da Leitura o interessado precisa ter um cadastro com seus dados pessoais, que deve ser preenchido presencialmente, no endereço da unidade que escolher, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto – pode ser RG (também digital), Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte ou Identidade de Estrangeiro
  • Comprovante atualizado de residência (conta de água, de energia elétrica, de gás ou telefone)
  • Autorização dos pais, quando o interessado for menor de 15 anos

Para consultas ao acervo das Casas da Leitura, fazer reservas de título e renovar empréstimos, o leitor cadastrado utiliza o link do sistema Pergamun, adotado pela FCC.

A devolução do livro pode ser feita em unidade diferente daquela em que foi feito o empréstimo. O prazo é de 14 dias. Casos de atraso têm três tipos de penalidades: o leitor fica impossibilitado de fazer novo empréstimo pelo prazo do atraso; são cobrados 50 centavos de real por livro/dia; ou deve ser feita a doação de um livro de literatura em bom estado.

10 Tubotecas

Em parceria com a Urbanização Curitiba - URBS e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, a FCC mantém as Tubotecas. São pequenas bibliotecas que dão acesso livre a estantes em dez estações tubo, por onde circulam usuários do sistema de transporte coletivo.

As minibibliotecas disponibilizam livros e revistas; obras em Braile ou em fonte ampliada; jornais de arte e cultura, como Rascunho, Cândido etc

A devolução pode ser feita nas Tubotecas ou nas Casas da Leitura.

Saiba em quais estações tubo estão as estantes:

Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa / Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa / Linha Expressa Centenário – Campo Comprido / Linha Expressa Campo Comprido - Centenário

Estação Central: 2 unidades (Rua Presidente Faria em frente ao Correio) Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso

Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão Ligeirão Boqueirão

Estação Carlos Gomes: 1 unidade (R. Lourenço Pinto, em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes

Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)

Doação de Livros

A Coordenação de Literatura aceita doações de livros, por parte dos cidadãos e de empresas. Para ter controle dos conteúdos dos acervos, recebe, seleciona, cataloga e só depois coloca em circulação no Bondinho, nas Casas da Leitura, nas Tubotecas, de acordo com as características/ necessidades de cada unidade.

Os livros devem estar em bom estado de conservação. São aceitos os seguintes: de Literatura (Contos, Crônicas, Romances, Poesia, Infantil e Infantojuvenil), História em Quadrinhos (HQs), Teoria Literária e Leitura; Artes Visuais, Cinema, Teatro, Circo, Música e Dança; Filosofia, Sociologia, Antropologia; Biografias e Cultura.

Atenção interessados em contribuir para as Tubotecas: somente os funcionários representantes do projeto são autorizados a abastecer as estantes. Equivocadamente, muitos representantes de igrejas costumam ocupar aqueles espaços com revistas de conteúdo religioso. Uma prática que configura desperdício de material gráfico (que não será aproveitado; será descartado porque não atende às diretrizes do projeto e não há espaço suficiente para acomodá-las). Também contraria os termos do Artigo 3º da Lei n.º 9237/1997, que proíbe ao usuário do transporte coletivo "o exercício de panfletagem comercial e religiosa", nas áreas de abrangência dos terminais de transporte. Quem não segue a lei está sujeito a multa. 

A entrega pode ser feita nos seguintes endereços:

  • Coordenação de Literatura (onde também funciona o Setor de Tubotecas): Rua Mateus Leme, n.º 66 (esquina com Treze de Maio, n.º 571)
    Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira
    E-mails: coordenacaodeliteratura@curitiba.pr.gov.brtubotecas@curitiba.pr.gov.br
    Outras informações: (41) 3321-3212
  • Bondinho da Leitura
  • Casas da Leitura

As doações de obras relacionadas a assuntos técnicos, didáticos e outros são encaminhadas a instituições, bibliotecas comunitárias, ONGs, escolas rurais e da Região Metropolitana.

Livros digitais

A Fundação Cultural também oferece, dentro do programa Curitiba Lê, um serviço de livros digitais (e-books), com acesso a partir de aplicativo, para leitura na tela de celular ou tablet.

O acervo está disponível pelo APP Curitiba (nas versões APP Stores - Android ou Google Play - IOS). Do catálogo constam obras para todas as idades e todos os gostos: drama, ficção, romance, poesia, crônicas etc.

É preciso baixar o aplicativo e se cadastrar. Ao clicar sobre o ícone Curitiba Lê, o interessado entra na ‘Estante Curitiba’. Depois, em ’Acervo Geral’ escolhe o livro de seu interesse -  pelo nome do autor ou gênero. Escolhido um título, é possível saber a sinopse (‘Resumo da obra’) e fazer a opção pelo download (‘Adicionar à minha estante’).

Na aba 'Casas da Leitura" o leitor encontra os endereços de todas as unidades identificadas por georreferenciamento. 

 

Fundação Cultural de Curitiba

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.