Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Solidariedade

Empresário doa 1 tonelada de produtos e incentiva mais empresas a apoiar o Banco de Alimentos de Curitiba

Banco de Alimentos recebe 1 tonelada de alimento no Cajuru. Curitiba, 04/07/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

O Banco de Alimentos de Curitiba recebeu, nesta sexta-feira (4/7), uma doação de 1 tonelada de alimentos do empresário Leandro Kuhn, presidente do L8 Group – empresa curitibana do ramo de tecnologia. Os alimentos serão destinados às organizações sociais cadastradas no programa, muitas delas responsáveis pelo servimento de refeições gratuitas por meio do Projeto Mesa Solidária, que atua diretamente no combate à fome na cidade.

A contribuição é mais um exemplo da importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada na luta contra a insegurança alimentar. Para o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, ações como essa fortalecem a rede de apoio às famílias mais vulneráveis.

“Iniciativa importante porque ajuda um Banco de Alimentos que abastece cerca de 120 instituições voluntárias que já trabalham no combate à fome. É um representante da iniciativa privada, o que nos alegra e nos estimula a promover cada vez mais essa interação do poder público com a iniciativa privada nessa corrente de segurança alimentar de Curitiba”, destacou o secretário.

Ao fazer a entrega dos alimentos, o empresário Leandro Kuhn reforçou que sua empresa está comprometida com ações de responsabilidade social e que outras empresas também podem se engajar.

“Para nós é uma alegria poder participar de uma ação dessas. No final das contas, acho que isso acaba fazendo mais bem para a gente mesmo do que para quem recebe. A L8 está comprometida com essas ações de ESG e que isso sirva de exemplo para outras empresas também que querem ajudar, que conheçam o caminho. A Prefeitura disponibiliza toda uma estrutura para que a gente possa fazer a doação dos alimentos e ajudar na segurança alimentar de toda a população”, afirmou o empresário.

Resultado que alimenta

Criado em maio de 2020, o Banco de Alimentos de Curitiba já ultrapassou a marca de 1.636 toneladas de alimentos arrecadados, o equivalente a cerca de 5 milhões de refeições distribuídas. Somente em 2024, foram 595,6 toneladas recebidas por meio de doações da comunidade, empresas e parceiros.

Além das ações pontuais, como a arrecadação na Ligga Arena, o Banco de Alimentos mantém pontos de coleta fixos em locais estratégicos da cidade, como o Mercado Municipal, os Armazéns da Família, o Mercado Regional Cajuru, a Fazenda Urbana, a Casa Culpi, a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo e o Mesa Solidária Luz dos Pinhais.

Produtos doados por sacolões e mercados municipais que perderam valor comercial, mas ainda estão próprios para consumo, também integram essa rede de apoio, assim como hortaliças colhidas na Fazenda Urbana e itens próximos do vencimento nos Armazéns da Família.

Como ajudar

Empresas, entidades e pessoas físicas interessadas em apoiar o Banco de Alimentos podem obter mais informações pelo telefone (41) 99207-9077 ou pelo e-mail bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br.