A Fazenda Urbana de Curitiba, no bairro Cajuru, está com 55 vagas abertas para três cursos gratuitos que serão realizados ao longo do mês de julho. As atividades são voltadas à agricultura urbana, ao cultivo em pequenos espaços e ao uso de soluções naturais para o controle de pragas. As ações são abertas à população e as inscrições devem ser feitas pelas plataformas Aprendere e Guia Curitiba, de acordo com cada atividade.
O primeiro curso do mês será Abelhas sem ferrão – Cuidados e Manutenção básicos, na próxima quarta-feira (9/7), das 13h às 17h. Com carga horária de quatro horas, a atividade apresentará as abelhas nativas sem ferrão e sua importância para a polinização e a produção de alimentos em hortas urbanas. Os participantes também terão contato direto com uma colmeia e aprenderão sobre cuidados essenciais para a manutenção dessas espécies. As inscrições podem ser feitas neste link.
No dia 23 de julho, também quarta-feira, das 8h30 às 11h30, será promovido o curso Plantio em Pequenos Espaços (vasos e horta por capilaridade). A ação formativa propõe alternativas para o cultivo doméstico de hortaliças, temperos e plantas medicinais em locais com espaço reduzido. O curso contará com uma introdução teórica sobre o tema, seguida de prática com a confecção de uma horta por capilaridade e o plantio em vasos. As inscrições devem ser feitas pelo Guia Curitiba.
Encerrando a programação de cursos do mês, no dia 30 de julho, quarta-feira, das 13h às 17h, será oferecido o curso Preparo de Caldas e Extratos Naturais para Controle de Pragas e Doenças. Com duração de quatro horas, o curso abordará os principais fatores que favorecem o surgimento de doenças nas plantas, métodos de controle preventivo, produção de extratos naturais, caldas caseiras e alternativas sustentáveis para a saúde vegetal. As inscrições estão disponíveis no site Aprendere.
De acordo com o gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. “As vagas são limitadas e caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outro interessado”, salienta Gabriel.
Visitas guiadas
Além dos cursos, a Fazenda Urbana segue com o programa de visitas guiadas gratuitas, realizadas às quartas-feiras em horários alternados. Em julho, as visitas ocorrem nos dias 2, 9 e 30 pela manhã (das 9h às 10h), e nos dias 16 e 23 à tarde (das 14h às 15h). Os agendamentos devem ser feitos pelo Guia Curitiba.
Nestas visitas, um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional vai abordar o ciclo do alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem.
As turmas têm o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.
Escolas, faculdades e instituições interessadas em visitas específicas devem agendar pelo e-mail fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo WhatsApp: (41) 9 9951-0900 ou pelo Guia Curitiba.
É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.