Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança Alimentar

Associação e Sindicato da Polícia Federal firmam parceria com o Banco de Alimentos de Curitiba

Associação e Sindicato da Polícia Federal firmam parceria com o Banco de Alimentos de Curitiba. Curitiba, 15/08/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

O Banco de Alimentos de Curitiba ganhou dois novos aliados na missão de combater a fome na cidade. Nesta sexta-feira (15/8), a Associação dos Servidores da Polícia Federal e o Sindicato dos Policiais Federais do Paraná formalizaram uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). A iniciativa teve início com a doação de mais de 250 quilos de alimentos arrecadados durante o almoço promovido no último domingo, em celebração ao Dia dos Pais.

Segundo o presidente da Associação dos Servidores da Polícia Federal, José Castro, a contribuição de alimentos faz parte da rotina das entidades sempre que realizam eventos de grande porte. “Conhecemos o Banco de Alimentos da Prefeitura e, para os próximos eventos, vamos direcionar as doações diretamente para o programa. Assim, confiamos que a Prefeitura, que sabe quais instituições mais precisam, fará a triagem e a destinação de forma mais efetiva”, afirmou.

A superintendente da SMSAN, Simone Amaro, destacou a importância da união entre diferentes setores. “A parceria com a Associação e o Sindicato da Polícia Federal fortalece ainda mais o trabalho do Banco de Alimentos. Com essas doações, conseguimos ampliar o atendimento às instituições cadastradas e garantir que a comida chegue a quem mais precisa. É um exemplo de como a união entre o poder público e a sociedade faz a diferença no combate à fome em Curitiba”, disse.

Os alimentos serão encaminhados às organizações sociais cadastradas no Banco de Alimentos, muitas delas responsáveis pelo preparo e distribuição de refeições gratuitas por meio do Projeto Mesa Solidária. Participaram também da entrega o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná, Helio Madruga; a chefe de gabinete da SMSAN, Rosilane do Rocio Angulski; e o gerente da Unidade de Estratégias de Acesso Alimentar da SMSAN, Thiago Cavichiollo.

Além da nova parceria, o Banco de Alimentos de Curitiba recebeu recentemente outro grande reforço. No último sábado (9/8), durante o show da dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, o público demonstrou solidariedade e ajudou a arrecadar 2.080 quilos de alimentos. Todo o volume será destinado a instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social na capital.

Resultado que alimenta

Criado em maio de 2020, o Banco de Alimentos de Curitiba já ultrapassou a marca de 1.636 toneladas de alimentos arrecadados, o equivalente a cerca de 5 milhões de refeições distribuídas. Somente em 2024, foram 595,6 toneladas recebidas por meio de doações da comunidade, empresas e parceiros.

Além das ações pontuais, como a arrecadação na Ligga Arena, o Banco de Alimentos mantém pontos de coleta fixos em locais estratégicos da cidade, como o Mercado Municipal, os Armazéns da Família, o Mercado Regional Cajuru, a Fazenda Urbana, a Casa Culpi, a Escola de Gastronomia Social Patrícia Casillo e o Mesa Solidária Luz dos Pinhais.

Produtos doados por sacolões e mercados municipais que perderam valor comercial, mas ainda estão próprios para consumo, também integram essa rede de apoio, assim como hortaliças colhidas na Fazenda Urbana e itens próximos do vencimento nos Armazéns da Família.

Empresas, entidades e pessoas físicas interessadas em apoiar o Banco de Alimentos podem obter mais informações pelo telefone (41) 99207-9077 ou pelo e-mail bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br.