Texto: Fabiana Fernandes
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O primeiro ano de gestão do prefeito Eduardo Pimentel foi marcado pelo cumprimento de compromissos que revelam a importância dos servidores da Prefeitura de Curitiba, um contingente de mais de 27 mil pessoas. Um deles foi o início do crescimento vertical, o procedimento de carreira mais aguardado pelos servidores.
Neste ano também, a Prefeitura de Curitiba nomeou e contratou cerca de 1,4 mil profissionais (até 19/12), a maioria para a Educação, o equivalente a 81,8% do total. E mais servidores virão. O primeiro concurso da gestão, para guardas municipais, foi lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel.
“É o servidor quem faz com que os programas e projetos aconteçam e que a estrutura da Prefeitura funcione tão bem, em benefício do cidadão”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.
As conquistas de 2025
O ano foi marcado por uma sequência de entregas importantes para os trabalhadores. Já nos primeiros dias do ano, a Prefeitura pagou o crescimento horizontal, procedimento de carreira iniciado em 2024 e que beneficiou 10.306 servidores.
“Os procedimentos de carreira exigem planejamento e responsabilidade, pois têm grande impacto financeiro para o Município”, acentua a secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, servidora de carreira há mais de 30 anos.
Ela ressalta que as ações previstas para a progressão de carreira dos servidores municipais de Curitiba são estudadas criteriosamente pensando em todos. “Nós temos quase 30 mil servidores e tudo o que desenvolvemos leva em conta o conjunto de trabalhadores de todas as carreiras”, observa Daniele.
Antes mesmo do início da realização dos primeiros procedimentos de carreira da gestão, uma mudança na legislação que integra o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração ampliou as condições de participação, atendendo assim a pedidos dos servidores.
Para começar, a transição
O procedimento de transição de carreira para servidores da Educação, Saúde e Defesa Social foi o primeiro deles. A mudança na tabela salarial – da parte especial para a permanente – alterou o vencimento básico e impactou nos valores que cada um passou a receber.
Foi o que aconteceu com os professores de Educação Infantil que participaram da transição em 2024. Neste ano de 2025, a Prefeitura pagou a este grupo R$ 6,3 milhões, referentes a valores retroativos.
Crescimento vertical já começou
Com a transição realizada em 2025, os servidores contemplados poderão participar do crescimento vertical (entre níveis), que traz ganho significativo. O procedimento foi aberto em dezembro e suas etapas terão continuidade em 2026.
Cerca de 300 sugestões de servidores foram levadas em conta na definição dos critérios de pontuação, desempate e diretrizes. As regras gerais do crescimento estão estabelecidas nas leis do Plano de Carreira, segundo as quais 20% dos servidores de cada carreira poderão conquistar o crescimento vertical, que assegura o aumento de 15% nos salários.
Nomeações e contratações
Professora Nina Amorelli é uma das novas servidoras da Prefeitura de Curitiba.
Neste ano, a Prefeitura de Curitiba nomeou e contratou quase 1,4 mil profissionais (até 19/12). Dos 1.393 contratados, 1.140 foram para a Educação, o equivalente a 81,8% do total.
Nina Amorelli, 40 anos, veio do Rio de Janeiro e tomou posse em abril. Dos 22 anos em que foi professora de sala de aula, 15 foram como servidora da Prefeitura do Rio. Agora quer construir a sua história e a dos três filhos em Curitiba, onde sonhava viver há muito tempo. “Já aprendi muito aqui, nestes meses”, afirma.
Professora Cheila Pontes foi aprovada no processo seletivo simplificado da Prefeitura de Curitiba.
Também aos 40 anos, a professora Cheila Pontes assinou contrato de trabalho pelo PSS. Formada há 20 anos, ela ficou empolgada com a oportunidade. “Primeiramente pelo salário, que na rede particular é menor do que no serviço público. Além disso, a Prefeitura adota um método de trabalho que conheço bem. As crianças aprendem brincando”, declarou.
Concurso público
Mais servidores virão. O primeiro concurso da gestão será para os guardas municipais. A prova, que é uma das quatro fases do concurso, será em janeiro de 2026. De acordo com o edital, o concurso será para 100 guardas, mas esse total deve aumentar ao longo da gestão.
Diálogo e estudos
Cerca de 60 reuniões foram realizadas entre Prefeitura e sindicatos, a partir da pauta de negociação apresentada pelas categorias.
A SMGP está realizando o estudo técnico para análise da ampliação do auxílio-refeição, que atualmente beneficia aproximadamente 8,2 mil pessoas. E já anunciou que no próximo ano, as cinco leis dos Plano de Carreira serão reanalisadas.
A licença-prêmio foi paga em 2025 a todos os servidores que preencheram os requisitos estabelecidos e que deram o aceite no sistema. Foram pagos R$ 94,5 milhões a 3.267 servidores ativos.
A licença especial de três meses de afastamento remunerado a cada cinco anos de trabalho é assegurada aos que ingressaram até 2018. Desde 2022, servidores ativos podem concorrer ao pagamento, que representa o salário correspondente ao período de afastamento.
Data-base
A recomposição salarial relativa à data-base de 2025 foi confirmada e será paga de forma escalonada. Os servidores receberão, a partir de janeiro de 2026, o percentual de 5,17%, que corresponde à inflação do período de outubro de 2024 a setembro de 2025.
Nos meses de março e abril de 2026, serão pagos os valores retroativos a novembro, dezembro e ao 13º salário de 2025.
Pesquisa inédita
A Prefeitura de Curitiba deu início, em 2025, à pesquisa de saúde com servidores para mapear como os trabalhadores se sentem. O levantamento de saúde mental faz parte do Programa de Saúde do Servidor.
A equipe do Departamento de Saúde Ocupacional tem feito palestras sobre assédio e relacionamento interpessoal. O tema é um pedido dos servidores e uma preocupação da SMGP. Cerca de 1.000 servidores de diferentes secretarias participaram das atividades, em 2025.
· Início do crescimento vertical, o procedimento de carreira mais aguardado pelos servidores
· Pagamento do crescimento horizontal (iniciado em 2024)
· Transição de carreira para servidores da Educação, Saúde e Defesa Social
· Pagamento dos valores retroativos dos professores de Educação Infantil que participaram da transição em 2024
· Pagamento do complemento do piso a 1.973 professores de Educação Infantil, de forma retroativa a janeiro
· Início da pesquisa de saúde dentro do novo Programa de Saúde do Servidor
· Pagamento da licença-prêmio para servidores ativos
· Garantia da recomposição salarial relativa à data-base de 2025 de 5,17%, a partir de janeiro de 2026
· Nomeação e contratação de cerca de 1,2 mil profissionais até 29/10/2025
· Abertura do concurso público para a carreira de guardas municipais
· Cerca de 60 reuniões lideradas pela SMGP com a participação dos sindicatos que representam os servidores