Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde Ocupacional

Palestra sobre inteligência emocional e comunicação assertiva prepara servidores para um ambiente de trabalho mais saudável

Palestra da Saúde Ocupacional com servidores do Urbanismo. O assunto tratado foi o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Curitiba, 22/07/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM


Servidores da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) participaram, nesta terça-feira (22/7), no Alto da Glória, de palestra sobre a utilização da comunicação assertiva e o autoconhecimento nas relações interpessoais no ambiente de trabalho. A palestra é realizada pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP) e pretende incentivar os profissionais a desenvolverem empatia, comunicação assertiva e escuta ativa, tornando o ambiente de trabalho mais produtivo e agradável.

Para a idealizadora do projeto, a assistente social do Departamento de Saúde Ocupacional, Adriana Thiele, o curso traz conhecimentos de extrema importância para os servidores, pois a partir do autoconhecimento, o profissional pode contribuir com a manutenção das relações interpessoais e um ambiente de trabalho produtivo.

“Falar sobre esse tema é extremamente importante nos dias de hoje, precisamos desenvolver habilidades sociais e emocionais para mantermos uma convivência agradável e mais produtiva. No relacionamento interpessoal, a comunicação é fundamental para criar e manter vínculos, mas nem sempre temos essa competência, por isso precisamos desenvolvê-la”, declara a assistente social.

Trabalhar temas como assédio moral e relações interpessoais é essencial devido às Normas Regulamentadoras do trabalho que enquadraram essas temáticas como fatores de risco psicossocial.

Pilares 

A apresentação explora aspectos relacionados à construção de um ambiente saudável, como o processo de comunicação, interesses individuais e institucionais, conciliação entre pontos de vistas diferentes para evitar conflitos, saber conviver e manter um clima organizacional ideal, autoconhecimento, comunicação assertiva, escuta ativa, empatia, ética, estabelecimento de limites e manutenção do respeito entre os colegas de trabalho. 

Servidora há cinco anos, Taciele Soares considera a palestra de suma importância, principalmente ao conviver com profissionais com mais tempo de serviço e em um ambiente já estabelecido.

“Nosso contexto do que é a sociedade é completamente diferente de quem já estava aqui. Essa questão do relacionamento interpessoal é de extrema importância, para construir o respeito e atuar em prol do serviço público”, pontua Taciele.

Agendamento 

Além de relação interpessoal, o  Departamento de Saúde Ocupacional da SMGP tem apresentado, nas secretarias e órgãos interessados, o tema do assédio.

Para agendar, as áreas podem solicitar a palestra ao gabinete da SMGP pelo e-mail smgp@curitiba.pr.gov.br.