O Sistema Único de Saúde de Curitiba ganhou, nesta segunda-feira (8/12), novos enfermeiros aprovados no concurso público da Prefeitura de Curitiba. Os mais novos servidores municipais foram recebidos em duas reuniões (de manhã e à tarde), no auditório reservado para a nomeação e escolha do local de trabalho, no Edifício Delta, no Alto da Glória. Só no período da manhã, 23 enfermeiros tomaram posse.
A reunião preparada pelas equipes das secretarias de Gestão de Pessoal (SMGP) e Saúde (SMS) abre a semana de nomeações de novos servidores para a Saúde de Curitiba. Além de enfermeiros, eles receberão, ao longo da semana, técnicos de enfermagem em saúde pública, auxiliares de saúde bucal em saúde pública, técnicos de saúde bucal em saúde pública e cirurgiões-dentistas.
Já houve a nomeação de psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos-bioquímicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
Amor pelo SUS
Janaína Soares Pereira, de 30 anos, foi uma das enfermeiras nomeadas. “Meu coração sempre bateu mais forte pelo SUS. Trabalhar no serviço público era um grande sonho meu”, afirmou ela, que escolheu a Unidade Básica Vila Guaíra. Participar das atividades da saúde municipal é algo familiar para ela que, há muito tempo, ouve a mãe falar da área de enfermagem.
“Minha mãe está dando pulos de alegria. Ela também é servidora da Saúde e sempre me incentivou tanto na escolha da profissão quanto na realização do concurso”, contou sorridente. Janaína assinou o termo de posse com a caneta que a mãe deu a ela na formatura como enfermeira, em 2019.
Conquista
Técnica de enfermagem da Unidade Esmeralda, no Xaxim, há 14 anos, Francyele Pereira da Silva, de 41 anos, agora é enfermeira da mesma unidade. “Consegui!”, comemorou feliz da vida quando confirmou que ficaria lotada na mesma unidade.
“Eu já estava estudando enfermagem quando comecei a trabalhar na Prefeitura. Crescer no ambiente de trabalho é uma alegria imensa. Estar aqui hoje é uma conquista”, contou emocionada.
Na avaliação de Francyelle, o trabalho no SUS guarda muitos significados. “Não fazemos apenas atendimento de saúde. Nós somos também atendimento social, emocional muitas vezes. Sou apaixonada pelo que fazemos na comunidade. A gente faz muito pelo paciente”, afirma.
Matheus Akatsu Witiski, de 31 anos, que também foi nomeado, comemora a oportunidade de integrar as equipes do SUS curitibano. “O SUS é carro-chefe da saúde no Brasil. E o SUS de Curitiba é mais avançado, desenvolve projetos que você não encontra em outros lugares”, analisou ele que está animado com o novo projeto de vida.
Angélica Arps de Ramos, de 30 anos, também estava empolgada. Moradora da região de Curitiba desde 2018, ela escolheu a Unidade Visitação, no Boqueirão, para trabalhar. E contou que tinha grande expectativa pelo dia da nomeação. “Eu sabia que iria dar certo”, afirmou convicta.
Boas-vindas!
Aos novos servidores, Bianca Menta, da equipe do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da SMGP, deu as boas-vindas e destacou que, diante da jornada de 30 horas de trabalho semanais, os profissionais podem ter outras atividades, desde que haja compatibilidade de horário.
Os convocados que não tomaram posse terão prazo até 9 de janeiro de 2026 para a nomeação, caso precisem de alguns dias para a desincompatibilização de outros cargos ou de outras atividades profissionais. A assinatura do termo e apresentação dos últimos documentos deve ser feita conforme estabelecido no edital.
A expectativa da SMGP é nomear 277 novos servidores para a Saúde de Curitiba, até janeiro.
Por ordem de classificação, os convocados puderam escolher entre as unidades dos distritos sanitários Bairro Novo, Boqueirão, Boa Vista, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. Havia ainda a opção de integrar as equipes volantes destes distritos, bem importantes para a garantia do atendimento à população. Estes servidores são designados temporariamente para as unidades do distrito, conforme a necessidade.