Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte

Cartão-Transporte – Estudante (Passe Escolar)

Alunos de escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior, residentes em Curitiba, têm direito a duas passagens diárias com cartão-transporte, nos ônibus urbanos, desde que atendam aos critérios da legislação e normas da URBS.

O chamado Passe Escolar é emitido para aqueles estudantes que morem a mais de 10 quadras (aproximadamente 1.000 a 1.200 metros) do estabelecimento onde estudam, e suas famílias devem ter renda que se enquadre nas seguintes condições:

  • 1 (um) filho com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até três salários mínimos
  • 2 (dois) filhos com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até quatro salários mínimos
  • 3 (três) filhos ou mais com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até cinco salários mínimos.

Cada estudante é beneficiado com até 400 passes escolares por ano, no máximo, emitidos pela Unidade de Cadastramento e Informação. Isto porque a Lei Federal nº 9394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, prevê que ano letivo deve ter 200 dias.

Para cadastramento, documentos necessários, agendamento, reagendamento, compra de créditos e extrato do cartão-transporte Estudante, acesse a página do Cartão-Transporte, a partir de Serviço online, (acima e abaixo), no site da URBS,  e escolha a opção "Cartão Estudante".

Atenção: em razão dos protocolos sanitários e sociais, para prevenção e combate à Covid-19, o atendimento do cartão-transporte na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania será feito somente com agendamento prévio pelo site da URBS.

Urbanização de Curitiba S. A.

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.