Transporte
Cartão-Transporte - Estudante (Passe Escolar)
O que é?
Alunos de escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior, residentes em Curitiba, têm direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor da tarifa. São fornecidas 2 (duas) passagens diárias, para utilização no transporte coletivo de Curitiba, desde que atendam aos critérios da legislação e normas da Urbanização de Curitiba.
Quais os requisitos para solicitar?
O cartão-transporte Estudante é também chamado de Passe Escolar. É emitido para aqueles estudantes que morem a mais de 10 quadras (aproximadamente 1.000 a 1.200 metros) da instituição onde estudam, e suas famílias devem se enquadrar nas seguintes condições:
- 1 (um) filho com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até três salários mínimos
- 2 (dois) filhos com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até quatro salários mínimos
- 3 (três) filhos ou mais com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até cinco salários mínimos
Até 400 passes por ano
Cada estudante é beneficiado com até 400 passes escolares por ano, no máximo. Essa quantidade é estabelecida em razão do texto da Lei Federal n.º 9394, que trata das diretrizes e bases da educação nacional e prevê que o ano letivo deve ter 200 dias.
Como solicitar o benefício?
Os dados de cada estudante que solicitar o Passe Escolar são submetidos à análise socioeconômica por auditor da Urbs, o que vai definir a concessão do benefício. Todo processo – informações pessoais do interessado, como renda familiar, documentação necessária, análise – é realizado via site da Urbs.
Acesse a área "Cartão-Transporte – Estudante" para ler com toda atenção, em "Documentos Necessários" quais são os requisitos exigidos. Caso se enquadre nos critérios conforme a legislação vigente, clicar em ABRIR PROTOCOLO - PASSE ESCOLAR DIGITAL (PED), registrar seus dados de acordo com o solicitado, e anexar a documentação, na plataforma Processo Eletrônico de Curitiba - PROCEC.
Clicando em “Confirmar”, será gerado seu protocolo. Com ele o estudante poderá acompanhar o andamento da sua solicitação, por onde iniciou a solicitação.
Mais informações sobre o PROCEC: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/processo-eletronico-de-curitiba-procec/739
Resposta: e-mail cadastrado
Se o estudante receber a informação de que seu processo está “aprovado”, via e-mail cadastrado, deve marcar data e hora, em dias úteis, – por meio da Agenda online, da Prefeitura – e comparecer a um dos Postos de Atendimento da Urbs, para coleta de foto e confecção/atualização do cartão-transporte.
Saiba mais sobre o portal, no endereço: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/agenda-online-servicos-da-prefeitura/655
Como consultar o processo do serviço solicitado?
O processo poderá ser consultado através no mesmo local onde foi aberto a solicitando sendo, Processo Eletrônico de Curitiba - PROCEC. Orientamos que acompanhe diariamente a movimentação no processo, pois poderá ser solicitado esclarecimentos e documentos faltantes. Também é possível verificar a situação do processo através do site http://consultaprotocolo.curitiba.pr.gov.br/. Ressaltamos que toda movimentação no processo automaticamente é encaminhado um e-mail para o e-mail informado pelo usuário no momento da abertura do processo.
Quais os prazos para atendimento?
O prazo para análise do processo após a abertura do solicitação pelo usuário é de até 15 (quinze) dias corridos, conforme (ATO 052/2023), o processo será encerrado automaticamente, esse prazo e informado ao usuário em diversos momentos durante a abertura do processo, cabe ressaltar que o usuário para finalizar o processo ele precisa ler e dar o aceite da ciência do prazo para análise.
São cobradas taxas para adquirir o benefício?
Não são cobradas taxas.
Postos
Os Postos de Atendimento da Urbs para passe escolar funcionam em 9 Ruas da Cidadania (à exceção da Matriz, que trata somente de solicitação de 2ª via).
Atenção! Os postos de atendimento não realizam análises socioeconômicas.
Horário (a partir de julho): das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Antes era das 12h30 às 18h30.
Confira unidade mais próxima
Confira abaixo as unidades:
Urbanização de Curitiba S. A.
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.