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Transporte

Cartão-Transporte - Compra de Créditos

Todo usuário do transporte coletivo de Curitiba tem a opção de pagar sua passagem sem precisar usar dinheiro. Basta adquirir o cartão-transporte, que dá acesso à liberação eletrônica da tarifa nos ônibus, nas estações-tubo e nos terminas. Nas linhas operadas por micro-ônibus só os cartões são aceitos.

Há dois modelos: o cartão Usuário (tradicional) e o Avulso. No caso do tradicional, o titular deve ser cadastrado na Urbanização de Curitiba (URBS), gerenciadora do sistema de transporte. A emissão da 1ª via é sem custo; é possível definir quantos créditos serão usados por dia e ele pode ser bloqueado em caso de roubo ou extravio.

O cartão Avulso não exige cadastro. É adquirido por R$ 3,00 (três reais) nos pontos de vendas autorizados e postos credenciados. Pode ser carregado com até 25 créditos e não dá direito à integração temporal, que permite usar mais de um ônibus, sem pagar nova passagem, mesmo fora de estações tubo ou terminais.

Tanto um como outro podem ser carregados quantas vezes forem necessárias.

Cadastro

No alto da página inicial da URBS, com link em Serviço online (acima e abaixo), localize Atendimento Agendado – Clique Aqui. Na próxima página há opções Pessoa Física (que digita apenas os números do CPF) e para Pessoa Jurídica (que digita apenas o CNPJ da empresa); e depois, clica em "Prosseguir".

Pessoa Física: por meio do e-mail informado, o usuário receberá um link de confirmação para efetivar o cadastro. Preencher os dados solicitados, “Confirmar”, e na sequência saberá se teve seu “Cadastro Efetuado com Sucesso”. Em nova mensagem eletrônica vai receber o link para liberar o acesso, cadastrar a senha (com no mínimo seis dígitos), “Confirmar” e saberá se os dados foram registrados corretamente.

Como o cadastro é feito apenas uma vez, a URBS orienta que caso não receba os e-mails, o usuário deve verificar na caixa de spam ou no lixo eletrônico.

Pessoa Jurídica: as empresas e os profissionais liberais que compram vale-transporte para seus colaboradores vão seguir as mesmas instruções que valem para os cartões de Pessoa Física. Mas ao invés de dados dos documentos pessoais, vão informar os da Pessoa Jurídica, em nome da qual o cadastro é efetuado.

Para Pessoa Física

Logo após se cadastrar ou se já for usuário cadastrado, o titular tem diversas maneiras de adquirir seus créditos, a começar pelo site da URBS. Como as telas são autoexplicativas, realizar o passo a passo para a compra pela internet é fácil.

Acesse a página inicial, localize do lado esquerdo o campo Cartão-Transporte, na sequência em "Compra de Crédito – Clique Aqui". Ao fechar o Comunicado, a tela do Sistema de Bilhetagem Eletrônica será exibida. Digitar o Login (CPF) e a senha cadastrados; selecionar a opção “Comprar Créditos Para Pessoa Física” e definir a forma de pagamento. Depois do “Li e Concordo” com o Termo sobre o Uso de Dados e a Política de Privacidade da URBS, e após em “Continuar”.

  • Número do SIC – do cadastro do usuário e que consta no cartão-transporte
  • Número do CPF do titular
  • Número do CQ/CT - que consta no cartão-transporte

Ao clicar em “Localizar” vão aparecer os dados do cartão-transporte Usuário; digitar no campo “Valor” o quanto deseja comprar de créditos e clicar em “Prosseguir”. O usuário poderá optar em incluir mais créditos em outros cartões-transporte ou vai em “Prosseguir”, e na sequência “Finalizar Compra”. Será exibida uma tela indicando a forma selecionada para a compra; caso esteja correta, selecionar “Prosseguir” e “Finalizar Pedido”. Imprimir o boleto para pagamento.

Nos casos de compra pela internet, os créditos estarão disponíveis para serem carregados em até 72 horas após a URBS identificar o pagamento.

Nos bancos

O usuário tem diversos endereços e maneiras de efetuar o pagamento das cargas do seu cartão-transporte:

  • Nas agências do Banco do Brasil e em seus correspondentes, sem cobrança de tarifa bancária, com Guia de Recolhimento.
  • Em outras agências bancárias, com boleto acrescido do valor da tarifa bancária.

Em Postos Credenciados

  • Nos Postos Credenciados, como bancas de jornal em ruas e praças, pontos comerciais nos terminais, algumas filiais da rede de supermercados Condor e em toda a rede de supermercados Muffato (Lojas Max Atacadista e Lojas Super - Curitiba e Região Metropolitana)
  • Pelos aplicativos credenciados: Recarga Pay, Qiwi e Mercado Pago. Nestes casos, atenção: o tempo de liberação dos créditos é de até 15 minutos.
  • Nas cabines de cobrança dos seguintes Terminais de Integração: Pinheirinho, Santa Cândida, Barreirinha, Cabral, Bairro Alto, Santa Felicidade, Campo Comprido, CIC, Capão da Imbuia e Carmo. Nos terminais não há cobrança de taxa para a carga de créditos. O pagamento é em dinheiro.
  • Pelo WhatsApp: Através da plataforma Recarga Cliqx - (41) 3891-1900, com pagamento por PIX ou cartão de crédito.

Urbanização de Curitiba S. A.