Transporte
Cartão-Transporte - Emissão
Atenção! A partir de julho os Postos de Atendimento da Urbs têm novo horário: das 10h às 16h (em vez das 12h30 às 18h30).
O Cartão-Transporte é documento pessoal, intransferível e não descartável. O fornecimento do primeiro cartão - nas modalidades Usuário, Estudante e Isento - é feito sem custo pela Urbanização de Curitiba - Urbs. A emissão da modalidade Estudante depende do resultado de análise, que desde 2023 é virtual, por auditor, quanto a critérios da legislação e normas da Urbs, Os demais são emitidos no momento do cadastro do interessado.
A partir da segunda via, o custo para a emissão tem valor de 5 (cinco) tarifas vigentes.
Mais rapidez no embarque
O cartão-transporte significa maior segurança nos ônibus, estações-tubo e terminais porque substitui pagamentos em dinheiro; traz maior rapidez no embarque e compra de créditos facilitada.
Documentos necessários
No site da Urbs, gerenciadora do sistema de transporte da cidade, estão disponíveis as informações sobre os documentos necessários para fazer o cadastro e os detalhes de cada um dos tipos de cartões emitidos pela Unidade de Atendimento Cartão Transporte.
- Usuário: para uso geral na Rede Integrada de Transporte - RIT
- Isento: para quem desfruta de gratuidades legais, principalmente idosos e pessoas com deficiência
- Estudante: para quem tem direito ao Passe Escolar
- Avulso: para usuários eventuais, não cadastrados no sistema
Compra, extrato: celular
De posse do seu cartão-transporte, o usuário poderá fazer as compras de créditos online e também acompanhar a utilização pelo extrato, acessado diretamente pelo celular.
Linhas que só aceitam pagamento com cartão transporte.
Atendimento presencial
A opção do atendimento presencial é disponibilizada em 9 Postos da URBS, nas Ruas da Cidadania (à exceção da CIC), sempre em dias úteis e com data e hora marcadas pela Agenda Online, da Prefeitura. Este endereço consta de cada uma das páginas dos cartões como "Agendar Atendimento".
Em quase todas estas unidades, à exceção da Matriz (que só trata da 2ª via) podem ser obtidos outros serviços, como confecção e desbloqueio do cartão.
Horário (a partir de julho): das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Antes era das 12h30 às 18h30.
Unidade mais próxima
Confira abaixo a unidade mais próxima da sua casa ou a que é mais conveniente para você.
Urbanização de Curitiba S. A.
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.