Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte

Cartão Transporte - Emissão

O Cartão Transporte é documento pessoal, intransferível e não descartável. O fornecimento do primeiro cartão  - nas modalidades Usuário, Estudante e Isento  - é feito sem custo pela Urbanização de Curitiba - Urbs. A emissão da modalidade Estudante depende do resultado de análise, que desde 2023 é virtual, por auditor, quanto a critérios da legislação e normas da Urbs, Os demais são emitidos no momento do cadastro do interessado. 

 A partir da segunda via, o custo para a emissão tem valor de 5 (cinco) tarifas vigentes.

Quais os documentos necessários

O cartão transporte significa maior segurança nos ônibus, estações-tubo e terminais porque substitui pagamentos em dinheiro; traz maior rapidez no embarque e compra de créditos facilitada.

No site da Urbs, gerenciadora do sistema de transporte da cidade, estão disponíveis as informações sobre os documentos necessários para fazer o cadastro e os detalhes de cada um dos tipos de cartões emitidos pela Unidade de Atendimento Cartão Transporte.  

  • Usuário: para uso geral na Rede Integrada de Transporte - RIT
  • Isento: para quem desfruta de gratuidades legais, principalmente idosos e pessoas com deficiência
  • Estudante: para quem tem direito ao Passe Escolar
  • Avulso: para usuários eventuais, não cadastrados no sistema

Compra de crédito, extrato: use o celular 

De posse do seu cartão transporte, o usuário poderá fazer as compras de créditos online e também acompanhar a utilização pelo extrato, acessado diretamente pelo celular.

Linhas que só aceitam pagamento com cartão transporte.

9 Postos de Atendimento presencial

A opção do atendimento presencial é disponibilizada em 9 Postos da URBS, nas Ruas da Cidadania (à exceção da CIC), sempre em dias úteis e com data e hora marcadas  pela Agenda Online, da Prefeitura. Este endereço consta de cada uma das páginas dos cartões como "Agendar Atendimento". 

Em quase todas estas unidades, à exceção da Matriz (que só trata da 2ª via) podem ser obtidos  outros serviços, como confecção e desbloqueio do cartão. 

Horário: das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira

Confira a unidade mais próxima

Confira abaixo a unidade mais próxima da sua casa ou a que é mais conveniente para você.

Urbanização de Curitiba S. A.

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.