Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte

Cartão-Transporte – Emissão

O cartão-transporte é documento pessoal, intransferível e não descartável. O fornecimento do primeiro cartão  - nas modalidades Usuário, Estudante e Isento  - é feito sem custo pela Urbanização de Curitiba (URBS), com emissão no momento do cadastro do interessado. A partir da segunda via, o custo para a emissão tem valor de 5 (cinco) tarifas vigentes.

O cartão-transporte significa maior segurança nos ônibus, estações-tubo e terminais porque substitui pagamentos em dinheiro; traz maior rapidez no embarque e compra de créditos facilitada.

No site da URBS, gerenciadora do sistema de transporte da cidade, acesso pelo link Serviço online, (acima e abaixo nesta página), estão disponíveis as informações sobre os documentos necessários para fazer o cadastro e os detalhes de cada um dos tipos de cartões emitidos pela Unidade de Cadastramento e Informações:

  • Usuário: para uso geral na Rede Integrada de Transporte - RIT
  • Isento: para quem desfruta de gratuidades legais, principalmente idosos e pessoas com deficiência
  • Estudante: para quem tem direito ao Passe Escolar
  • Avulso: para usuários eventuais, não cadastrados no sistema

De posse do seu cartão-transporte, o usuário poderá fazer as compras de créditos online e também acompanhar a utilização pelo extrato, acessado diretamente pelo celular.

Linhas que só aceitam pagamento com cartão transporte.

Atenção: Por responsabilidade sanitária e social, para prevenção e combate da Covid-19, o atendimento do cartão-transporte na Rodoferroviária e Ruas da Cidadania será feito somente com agendamento prévio pelo site da URBS. 

Urbanização de Curitiba S. A.

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.