O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) anunciou a programação do 1º Seminário de Investimentos, grande evento preparado pelo Instituto responsável pelo regime próprio de previdência social (RPPS) dos servidores da Prefeitura de Curitiba e dirigido aos conselheiros do IPMC e a outros RPPS do Paraná.
“Esperamos que esse evento inédito seja um momento importante de debate, troca de experiências e muito aprendizado não apenas aos conselheiros do IPMC, mas a todos os regimes próprios de previdência do Paraná que possam estar em Curitiba nos dias do evento totalmente gratuito e de alto nível que estamos preparando”, declarou a presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza.
Com vagas limitadas e direcionado aos que trabalham nos RPPS, o Seminário de Investimentos organizado pelo IPMC será nos dias 6 e 7 de outubro, no Centro de Eventos Imap Barigui, no Parque Barigui. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o IPMC pelo endereço eletrônico ipmc@curitiba.pr.gov.br.
Se preferir, faça a sua inscrição AQUI.
Especialistas de renome
O Seminário terá a participação de especialistas reconhecidos no mercado, representantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e do Ministério da Previdência Social, além de estudiosos da gestão financeira de investimentos.
Os temas compreenderão desde o cenário macroeconômico para 2026, os desafios da gestão de investimentos nos RPPS, as boas práticas na gestão de portfólios, como os RPPS podem controlar riscos, entre outros assuntos.
Integrantes do TCE-PR apresentarão a visão do Tribunal para uma condução responsável dos investimentos dos RPPS. A experiência do IPMC em 2025 também será apresentada.
A Secretaria de Previdência do Ministério da Previdência Social vai falar sobre as principais alterações nas legislações de investimentos para os RPPS.
Por que fazer um seminário
A decisão do IPMC pela realização do 1º Seminário de Investimentos é resultado da necessidade de preparar os conselheiros do Comitê de Investimentos e dos conselhos de Administração e Fiscal do IPMC para a análise da política de investimentos do Instituto. O documento é revisto anualmente.
“Todos os colegiados participarão do processo”, acentua o diretor Administrativo-Financeiro do Instituto, Marcos Aurelio Litz.
“Os RPPS da Região Metropolitana e os do Estado olham para Curitiba e, por isso, nós queremos compartilhar boas práticas. Convidamos outros regimes próprios do Paraná e todos terão a oportunidade de conhecer o que há de mais atual nesse tema”, assegura.
A política de investimentos do IPMC deverá ser aprovada em dezembro e será colocada em prática a partir de 1º de janeiro de 2026.
Programação do 1º Seminário de Investimentos do IPMC
Segunda-feira – 6/10/2025
14h – ABERTURA
14h20 às 16h15 – CENÁRIO MACROECONÔMICO 2026
Com os economistas-chefe Luis Fernando Lopes (Pátria Investimentos), Marcelo Toledo (Bradesco Asset) e Fernando Lovissoto (Vinci Compass)
Mediação: diretor Administrativo-Financeiro do IPMC, Marcos Aurelio Litz
16h15 às 17h15 – A VISÃO DO TCE NA CONDUÇÃO DOS INVESTIMENTOS
Com os auditores do Tribunal de Contas do Estado Érick Braga Valenti e Diogo Guedes Ramina, que apresentarão a visão do TCE para uma condução responsável dos investimentos dos RPPS.
O diretor Financeiro do IPMC Marcos Litz apresentará a nova estrutura de investimentos do Instituto, implantada em 2025.
Terça-feira – 7/10/2025
9h às 9h50 – DESAFIOS DA GESTÃO DE INVESTIMENTOS
O sócio e fundador da Aditus Consultoria, Guilherme Benites, fala sobre os desafios de gestão dos regimes próprios de previdência social para 2026
Mediação: diretor Administrativo-Financeiro do IPMC, Marcos Aurelio Litz
9h50 às 10h40 – BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PORTFÓLIOS
O sócio e fundador da PFM Consultoria, Francisco Fernandes, fala sobre como controlar riscos nos regimes próprios de previdência social
Mediação: analista de controle de riscos do IPMC, Angélica Oliveira
11h às 12h20 – ANÁLISES EFICIENTES, ESTRUTURAS DE CARTEIRAS E CONTROLES INTERNOS
A head de solutions da TAG Investimentos, Francisca Brasileiro, fala sobre a importância do asset alocation na gestão de portfólios.
O sócio e head de produtos da 4Um Investimentos, Luciano Magalhães, explora a importância da definição de estruturas de investimentos para a gestão de portfólios.
O sócio consultor da Lema Consultoria, Vitor Leão, aborda análises de investimentos eficientes.
Mediação: gerente de investimentos do IPMC, Sandra Escobar
14h às 14h50 – INVESTIMENTOS NO EXTERIOR E QUESTÕES ASG - AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA
Com o head de solutions da Nordea Asset Management, André Simon
Mediação: analista de investimentos do IPMC, Robson de Oliveira Silva
14h50 às 15h40 – INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS – PRIVATE EQUITY
Com o sócio e fundador da Spectra Investimentos, Renato Abissanra
Mediação: diretor Administrativo-Financeiro do IPMC, Marcos Aurelio Litz
15h40 às 16h30 – AMBIENTE REGULATÓRIO PARA OS RPPS – RESOLUÇÃO 4.963
As principais alterações na legislação de investimentos para RPPS será o tema de Ciro Miranda Caetano Milliole, representantes da Secretaria de Previdência
Mediação: presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza