Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia do Feirante

Entre madrugadas e sorrisos: a vida dos feirantes de Curitiba

Dia 25/08 comemoramos o Dia do Feirante. Imagens da Feira Livre Diurna do Água Verde. Curitiba, 22/08/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Texto: André Prokofiev
Secretaria Municipal da Comunicação Social

Ainda é madrugada quando os primeiros caminhões estacionam nos pontos das feiras de Curitiba. O silêncio da cidade contrasta com a pressa de quem começa a descarregar caixas de frutas, verduras, flores e guloseimas. Em poucas horas, bancas inteiras estarão coloridas, o cheiro de tempero fresco vai se misturar ao tradicional pastel e a feira estará pronta para receber quem passa. Esse ritual, repetido todos os dias em diferentes cantos da cidade, é obra dos feirantes — trabalhadores que, nesta segunda-feira (25/8), celebram seu dia.

Com 74 feiras espalhadas por Curitiba, a tradição iniciada ainda no século 19 segue firme, levando alimentos frescos e encontros afetivos para a população.

O casal Romeu Ribeiro de Almeida e Márcia Amália de Andrade de Almeida sabe bem o que significa viver em função da feira. Há dez anos lado a lado, eles transformaram a banca em extensão da própria casa. “A vida é diferente, bem corrida. A feira nos dá o nosso ganha-pão. Apesar das madrugadas frias, das chuvas e do pouco tempo com a família, a gente gosta dessa rotina”, conta Romeu, cercado pelos fregueses que já se tornaram amigos.

Há histórias que se entrelaçam com a própria feira. Aparecida Tomita, por exemplo, assumiu a banca de flores da família em 1985, depois da perda da mãe. “É puxado, mas é prazeroso. A gente conhece muita gente, faz amizade. Toda semana tem alguém que passa só pra conversar ou levar flores. Esse contato humano é o que mais gosto”, afirmou Márcia.

Para Thiago Cavilio, a feira é praticamente sinônimo de infância. Filho e neto de feirantes, ele cresceu entre caixas de frutas e bancas improvisadas. 

“Pra mim, a feira é tudo. Eu ia com meu pai de madrugada, ajudava a arrumar, depois ia direto pra escola. Hoje, sigo na feira com as bolachas, que é um pouco mais tranquilo, mas sem perder o vínculo com essa vida que me acompanha desde sempre”, relatou Thiago.

O mesmo sentimento move Leandro Miquilussi, que começou a ajudar o pai aos 13 anos. Hoje, completa 30 anos de trabalho.

"A feira é a minha fonte de renda, mas também é troca, amizade, aprendizado. O cliente que compra e conversa acaba virando amigo para a vida toda”, declarou Leandro.

Para o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, os feirantes representam um patrimônio humano da cidade.

“São eles que acordam de madrugada para garantir produtos frescos, que preservam nossas tradições e fazem da feira um espaço de convivência. Neste dia, nosso reconhecimento e agradecimento a todos os feirantes de Curitiba, que dão vida à cidade”, salientou Leverci.

Encontre uma feira

Curitiba conta com 74 feiras, entre diurnas, noturnas, de orgânicos, gastronômicas, “direto da roça” e Nossa Feira, que reúnem aproximadamente 379 feirantes. As Feiras livres são coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e comercializam especialmente hortifrutigranjeiros em ruas, praças e parques, em dias e horários pré-definidos. Nos pontos do Nossa Feira, frutas e verduras são vendidas ao preço máximo de R$ 3,99 o quilo.

As Feiras livres também oferecem frios, carnes, pescados, massas, biscoitos, cereais, alimentos prontos para o consumo, produtos orgânicos, e uma linha de confecções e acessórios como luvas, meias; brinquedos, cosméticos, entre outros itens.

Conheça as feiras em Curitiba

Feiras diurnas

De terça-feira a domingo, Curitiba ganha vida com 35 Feiras livres espalhadas pela cidade. Além das frutas e verduras frescas, os visitantes encontram cereais, carnes, doces caseiros, lanches, conservas e muito mais. Um passeio imperdível para quem busca produtos frescos e um gostinho especial de Curitiba.

Feiras noturnas

Quando o sol se põe, as 17 feiras noturnas da cidade adquirem uma atmosfera animada e aromas irresistíveis. Frutas, verduras, frios, e pescados dividem espaço com alimentos prontos para o consumo, como focaccias, pastéis e sanduíches.

Feiras gastronômicas

Às quintas e sábados, Curitiba reserva três pontos da cidade exclusivamente para feiras gastronômicas. Aqui, os visitantes podem saborear uma ampla seleção de pratos prontos para consumo, como focaccias, pastéis, pierogi, hambúrgueres e porções.

Feiras orgânicas

Com 14 edições semanais, sendo duas noturnas, as Feiras Orgânicas de Curitiba têm um papel fundamental na promoção de produtos livres de agrotóxicos e na expansão da agricultura sustentável. Realizadas em ruas, praças e parques, essas feiras oferecem aos visitantes a oportunidade de adquirir alimentos frescos e saudáveis diretamente de produtores comprometidos com o meio ambiente e a saúde da população.

Feira das Cooperativas

Uma vez por semana, no Centro, os integrantes de cooperativas da agricultura familiar da Região Metropolitana de Curitiba comercializam seus produtos. É uma oportunidade de comprar diretamente dos agricultores.

Nossa Feira

Com seis pontos estrategicamente espalhados pela cidade, o Programa Nossa Feira busca levar frutas e verduras a preços únicos e acessíveis para regiões que enfrentam dificuldades no abastecimento. Realizada quatro vezes por semana, a feira também oferece pastéis, frios e peixes, garantindo que a população tenha acesso a alimentos frescos e de qualidade.

Direto da Roça

O Programa Direto da Roça permite que produtores rurais da região metropolitana comercializem diretamente seus produtos em 1 local da cidade, 1 vez por semana. Essa iniciativa fortalece os laços entre produtores e consumidores, garantindo que os alimentos cheguem à mesa dos curitibanos com qualidade e procedência garantida.

Feira do Litoral

Aos sábados, a Feira do Litoral traz para Curitiba o frescor e os sabores típicos da região litorânea paranaense. Além das frutas e verduras da agricultura familiar, a feira oferece uma gama de produtos como chips de banana, palmito in natura, sucos naturais, farinhas e balas de banana.

Pontos de Pescado

Seja para uma moqueca ou um ceviche, os consumidores podem contar com produtos de qualidade e procedência nos Pontos de Pescado de Curitiba. Os espaços se destacam como uma opção diferente para os amantes de frutos do mar com uma variedade de camarões, peixes inteiros e filetados, tudo isso com a garantia de um manuseio cuidadoso e armazenamento adequado. Para isso, os feirantes são devidamente capacitados por meio de cursos de boas práticas de manipulação de alimentos. Funcionam em dois endereços - Praça Divina Pastora, no bairro Mercês, às sextas-feiras e sábados, e na Rua da Cidadania do Boa Vista, no bairro Boa Vista, às quintas-feiras e sábados.