A Secretaria de Recursos Humanos concluiu nesta terça-feira (18/6) a etapa de debate da pauta dos cinco sindicatos que representam os servidores municipais. Em pouco mais de 40 dias, a equipe técnica de Recursos Humanos, da Secretaria do Governo Municipal e os representantes das secretarias e órgãos da Prefeitura participaram de 25 reuniões.
“Nós mantemos o diálogo aberto, este é o momento que tratamos com cuidado cada um dos temas propostos pelos sindicatos. As áreas estudam as demandas, nós respondemos formalmente, mas também temos espaço para discutir cada item apresentado”, declara a superintendente da Secretaria de Recursos Humanos, Luciana Varassin.
Houve reuniões com os sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (Sindacs/PR), dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais de Curitiba (Sinfisco).
A pauta tem desde questões relativas à rotina dos servidores até as de saúde ocupacional. Alguns temas estão diretamente relacionados à importância da integração entre chefias e equipes.
“Ainda que nem sempre tenhamos convergência de visões, acreditamos que este é um momento importante porque podemos mostrar aos servidores questões que podem estar distorcidas e nesta fase serem melhor esclarecidas”, completa Luciana, que comandou grande parte das reuniões.
As pautas foram apresentadas primeiramente em fevereiro. No mês seguinte houve complementação das pautas dos sindicatos.
Em parte dos debates foi feita discussão em conjunto, o que foi solicitado pelo Sismuc e pelo Sismmac à Secretaria Municipal de Recursos Humanos, diante da existência de temas comuns aos dois sindicatos. Depois foram realizadas reuniões para debater as pautas específicas por categoria.
Todas as atas das reuniões podem ser acessadas pelo portal RH 24 Horas.
Reajuste anual
A revisão anual da remuneração dos servidores e empregados públicos será realizada no segundo semestre. A pauta relativa a este tema deverá ser apresentada exclusivamente no período de 1 a 30 de setembro.
Desde 2018, a data-base foi fixada em 31 de outubro, conforme a legislação. Isso permite ao município fazer o planejamento adequado, dentro da execução orçamentária do ano.
LEIA MAIS