Os servidores municipais podem utilizaros Clubes da Gente e demais centros esportivos geridos pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude para a prática de atividade física. A informação foi dada pela superintendente da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Veridiana Maranho, em reunião da Prefeitura de Curitiba com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), na tarde desta terça-feira (4/6).
“A organização cabe a cada unidade. Algumas oferecem horários alternativos, como às 7 horas, às 12 horas e às 21 horas. Os servidores devem procurar os nossos espaços, informar que são servidores do município para identificar as possibilidades de horários”, esclareceu a superintendente.
A estrutura compreende cinco clubes da gente, 27 centros esportivos, dois novos centros de iniciação ao esporte, três centros de atividades físicas. Nas 230 academias ao ar livre não é preciso fazer inscrição.
Ao lado da diretora de Saúde Ocupacional, Maria de Lourdes D’Avila (Teka), que coordenou a reunião na Secretaria de Recursos Humanos, Veridiana informou que praticamente todos os gestores da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude são profissionais da área de Educação Física. “Isso faz diferença na área porque nós entendemos a real necessidade da população”, disse Veridiana.
Os representantes da Prefeitura reconheceram a necessidade de contratação de pessoal na área de Esporte e Lazer. A superintendente da SMELJ disse que a contratação de orientadores de esporte e lazer por concurso já foi solicitada. “Nós incluímos na previsão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2020”, disse Veridiana, que é orientadora de esporte e lazer de carreira na Prefeitura.
Ela ressaltou a importância do trabalho que os servidores fazem nas suas áreas. “Nossos profissionais têm forte atuação na saúde, na educação, na área social, além do esporte e lazer. A gente mexe com a saúde das pessoas, idosos, crianças, pessoas com deficiência. Nosso serviço é agregador “, declarou.
Ficou definido que quando houver o próximo concurso para orientador, a Secretaria de RH deverá rever o descritivo da função. No caso dos orientadores, a última revisão foi feita em 2014. “Esta análise é feita com o apoio da saúde ocupacional. A revisão tem representatividade de quem está na ponta”, disse Teka.
Agentes administrativos
A segunda parte da reunião foi destinada à pauta específica dos agentes administrativos. Entre os assuntos debatidos estava a descrição do cargo. Os técnicos da Secretaria de RH esclareceram que há questões específicas de cada secretaria ou órgão. Eles orientaram os representantes do Sismuc para que os servidores solicitem a descrição atualizada sempre que tiverem dúvida.
“É direito do servidor questionar. Cada um deve procurar o núcleo de Recursos Humanos ao qual está vinculado”, disse o chefe de um dos núcleos, Marcio Kusunoki, que participou da reunião.
Teka informou que outra possibilidade é o servidor acionar a ouvidoria do RH pelo portal RH 24 Horas ou a central 156.
Nos casos em que houver desvio de função, o servidor deve formalizar o questionamento para que a situação seja verificada pela Secretaria de RH.
A propósito do remanejamento de agentes administrativos, Teka destacou que os agentes têm expertise na sua secretaria, devido ao tempo e à experiência que têm naquela pasta. “O remanejamento não deve causar prejuízo aos serviços prestados, mas os que quiserem, podem procurar o núcleo de RH, que analisará as possibilidades de remanejamento”, explicou a diretora.
A gratificação de risco de vida também foi tema de discussão. Neste caso, cabe a cada servidor fazer a solicitação para que o Departamento de Saúde Ocupacional verifique se a atividade exercida expõe o servidor à insalubridade. Se confirmado o nexo, poderá ser concedido o pagamento do adicional a quem solicitou.
O grupo de negociação com os servidores reuniu técnicos das secretarias de Recursos Humanos e do Governo Municipal. O Sismuc foi representado por Jackeline Baptista, Jakline Przvbilski, Maria José dos Santos, Katia Cristina Shinohara, Wagner Marques do Nascimento e Vitor Leme.