Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Em 12 endereços

Ecopontos são o lugar certo para descarte de resíduos da construção e vegetais; veja os endereços

Ecoponto Metropolitano do São Braz, facilita e promove o descarte sustentável de diversos tipos de resíduos. Na imagem, o coletor Feliciano Machado Marcondes. Curitiba, 14/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A Prefeitura de Curitiba conta com uma rede de 12 Ecopontos para o descarte correto de restos de construção civil, como caliças, madeiras, resíduos vegetais de podas e limpeza de jardins, móveis e eletroeletrônicos inservíveis, além de óleo de cozinha e gordura usados. Por mês, segundo o Departamento de Limpeza Pública, a população descarta cerca de 480 toneladas de resíduos nos Ecopontos.

As unidades funcionam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Veja aqui os endereços. 

O mais recente endereço do programa foi inaugurado em fevereiro de 2024, é o Ecoponto Metropolitano, que fica na Rua da Independência, esquina com Pedro Corrêa da Cruz, no bairro São Braz. Com um ano e quatro meses de funcionamento, o Ecoponto Metropolitano é sucesso entre os moradores da Regional Santa Felicidade e do município de Campo Magro, vizinho à região. 

O coletor Feliciano Machado Marcondes, que trabalha no Ecoponto Metropolitano, confirma que o local é bem procurado pelos moradores. “Aqui é bastante movimentado, até na hora do almoço vem muita gente trazer resíduos”, explicou Marcondes.

Entulhos vegetais

Na manhã desta segunda-feira (14/7), Milton Muniz, 81 anos, aproveitou para levar até o Ecoponto Metropolitano os resíduos vegetais que juntou em casa durante o fim de semana. “Moro aqui perto e já trouxe caliça e restos de construção, ficou muito bom para a região esse Ecoponto”, afirmou Muniz. 

Compostagem

Além do descarte dos resíduos, a compostagem comunitária no Ecoponto Metropolitano é bem utilizada pelos moradores da região. Antônio Cardoso, 70 anos, vai três vezes por semana até o local para descartar os resíduos orgânicos que a família produz.

“A minha esposa separa as cascas de legumes e de frutas e trazemos aqui. Essa é uma ideia maravilhosa, a compostagem comunitária. Diminuímos bastante o lixo lá em casa e depois levo o composto, o adubo, para colocar nas nossas flores e plantas. Funciona muito bem”, disse Cardoso. 

OUÇA AQUI

Antônio Cardoso, morador do São Braz


No preview available
No preview available
No preview available



Como funcionam os Ecopontos

Os Ecopontos são locais para o descarte de restos de construção civil, madeira, poda e limpeza de jardins, mobiliário e eletroeletrônicos inservíveis. Pode ser entregue no local até um metro cúbico de resíduos por pessoa diariamente. O limite do descarte é o equivalente a dez carrinhos de mão e os resíduos devem estar separados e depositados conforme indicação do funcionário do local.




HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget