Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Ecopontos – Descarte Correto de Resíduos

Para o descarte correto de resíduos, a Prefeitura de Curitiba mantém os Ecopontos. O horário de funcionamento destas unidades, divididas por finalidade, é de segunda a sábado, das 8h às 12h; e das 13 às 17 horas.

Para o descarte ali, os resíduos devem estar devidamente separados e ser depositados conforme indicação do funcionário presente no local.

Em parte deles já funciona também o Programa Municipal de Compostagem, comunitário, para receber resíduos domiciliares orgânicos que serão reaproveitados, gerando composto (adubo) que pode ser utilizado pelos bairros próximos, no cultivo de horta ou jardinagem, ao invés de simplesmente irem para o lixo.

Ecoponto Misto - Recebe resíduos de construção civil (caliça), madeiras, restos de podas de árvores e de limpeza de jardins; mobiliários inservíveis, recicláveis, eletroeletrônicos; óleo de cozinha e gordura já usados. São eles:  

  • Ecoponto Jandaia
  • Ecoponto Vila Nova 
  • Ecoponto Érico Veríssimo
  • Ecoponto Guaçuí
  • Ecoponto Vila Verde
  • Ecoponto CIC
  • Ecoponto Caiuá
  • Ecoponto Cajuru 
  • Ecoponto Campo do Santana
  • Ecoponto Osternack
  • Ecoponto Uberaba

Ecoponto Recicláveis - Recebe materiais recicláveis, óleo de cozinha e gordura pós-consumo. São eles: 

  • Ecoponto Parque Gomm
  • Ecoponto Guabirotuba

Compostagem comunitária

Os Ecopontos Cajuru, Uberaba e Érico Veríssimo são os primeiros em condições de aceitar cascas e restos de frutas, de legumes e verduras (todos crus), cascas de ovos, filtros e borra de café, saquinhos de chá e restos de folhas. O funcionamento do Programa Municipal de Compostagem, nas 8 outras unidades, será gradativo.

Ecoponto Jandaia, Ecoponto Vila Nova, Ecoponto Osternack, Ecoponto Guaçuí

Ecoponto CIC, Ecoponto Caiuá, Ecoponto Vila Verde, Ecoponto Campo do Santana

O participante pode escolher a frequência da entrega desse material: diariamente ou não, até o limite de 600 litros semanais. Os resíduos orgânicos passam por processo de decomposição, cercados de cuidados para que não haja formação excessiva de chorume, de odor ou de vetores de doenças.  

Quando pronto, o composto (adubo) é disponibilizado à comunidade para utilização.

Educação Ambiental   

O programa integra o Curitiba Viva Bem, que abrange diversas ações da Prefeitura para garantir a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do curitibano.

Antes de sua implantação, a equipe de Educação Ambiental aborda e trabalha com a população dos bairros no entorno do Ecoponto, para esclarecer o que é a compostagem e quais resíduos são indicados.

A iniciativa da compostagem contribui para reduzir o uso de aterros sanitários e a emissão de gases do efeito estufa.

Irregularidades - Multas

Quem faz descarte irregular de qualquer tipo de resíduo, em rios, terrenos baldios, fundos de vales, praças, parques, vias públicas, entre outros, está sujeito às penalidades previstas na legislação municipal e nacional vigentes, como: 

Lei Municipal n.º 11.095/04, Lei Municipal n.º 15.852/2021 e  Lei Federal n.º 9605/98 (Lei de  Crimes Ambientais).  

Os valores das multas previstas na legislação variam de R$ 400 (quatrocentos reais) a 50.000.000,00(cinquenta milhões de reais), conforme a gravidade da infração.

O cidadão que presenciar qualquer tipo de irregularidade de descarte de resíduos pode denunciar a ação pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156. É possível também usar o app Curitiba 156. Esta é a plataforma mobile da Prefeitura, que registra protocolos e responde com mais agilidade a diversas solicitações de informações e de serviços públicos, como a denúncia este tipo de denúncia de irregularidade; e permite, inclusive, o envio de imagens. O aplicativo é disponibilizado nas versões Android, na loja Google Play  e Iphones, na loja App Store.

Quanto mais informações e detalhes forem fornecidos, mais fácil será a identificação do infrator.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.