Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Seis meses de funcionamento

Bruce é um dos cães salvos pelo Hospital Veterinário da Prefeitura de Curitiba

Cachorro Bruce é atropelado, tratado, recebe alta e é adotado no Hospital Veterinário de Curitiba. Curitiba, 09/07/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Em seis meses de atividades, o Hospital Veterinário Municipal da Prefeitura já salvou a vida de milhares de cães e gatos de Curitiba, graças ao atendimento gratuito das equipes do local. Neste período, foram feitas 10.818 consultas que resultaram em 10.419 procedimentos ambulatoriais, além de 914 cirurgias, 2.640 internações, 8.601 exames de imagem e 24.531 exames laboratoriais.

Uma das vidas salvas foi a do cão Bruce, de 5 meses, atropelado no dia 3 de julho no Centro de Curitiba e operado no dia 7 de julho no Hospital Veterinário Municipal, que fica no bairro Taboão. Na última quarta-feira (9/7), ele recebeu alta.

O pequeno Bruce teve a vida mudada e o Hospital Veterinário Municipal de Curitiba faz parte desta história. Desde que nasceu, ele vivia na Praça Tiradentes, no Centro, sob os cuidados de um homem em situação de rua. Na tarde de 3 de julho, o cão atravessou correndo a Avenida Marechal Floriano Peixoto, na esquina com a XV de Novembro, e foi atropelado. O motorista fugiu.

Yasmin Canela trabalha na região e viu toda a cena. Bruce saiu chorando e mancando bastante. À noite, ele ainda estava uivando de dor na rua e Yasmin ligou para o 156 pedindo orientações de como poderia agir para ajudar o cão. 

“Liguei no 156 para saber o que fazer e me orientaram a procurar a emergência do Hospital Veterinário da Prefeitura. Cheguei às 20h30, foi ótimo o atendimento e o Bruce já ficou internado”, contou Yasmin.

OUÇA AQUI

Yasmin Canela, que resgatou o cão Bruce


No preview available
No preview available


Depois de tomar medicação para dor, Bruce foi para o lar temporário de Maria Aparecida Bueno, protetora independente de animais, e amiga de Yasmin. Na segunda-feira (7/7), ele foi operado pelo médico-veterinário Jerlan Afonso Barros.

A cirurgia, de cerca de 2,5 horas, foi bem-sucedida e Bruce teve alta na última quarta-feira (9/7). 

“Ele chegou debilitado ao hospital devido ao atropelamento. Se não fosse operado, poderia perder a pata. Estava com duas fraturas de fêmur e tíbia na mesma pata direita traseira”, contou o médico-veterinário. Caso fosse operado em um hospital particular, a cirurgia teria um custo de quase R$ 4 mil. 

Ao ter alta, a protetora independente Maria Aparecida Bueno passou a ser responsável pelo cão e recebeu os remédios gratuitos no Hospital Veterinário Municipal para a sequência do tratamento. Antes de sair, vários funcionários do hospital fizeram fotos com o cão. “O Bruce fez o maior sucesso aqui no hospital”, disse Barros. 

Tratamento ótimo

Tanto Yasmin quanto Maria Aparecida não conheciam o Hospital Veterinário Municipal e se surpreenderam. “Tem muitos veterinários e são profissionais capacitados. O hospital vai salvar vidas de muitos cachorros e ajudar gente que não tem condição financeira o tratamento de um animal que está doente”, disse Yasmin.

“Eu tive um suporte muito bom do hospital. Eles sempre estavam me mandando mensagens, mandando fotos do tratamento”, completou Yasmin.

Agendamentos

Para agendar um atendimento no Hospital Veterinário Municipal de Curitiba é preciso acessar o site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos. As agendas são abertas todas as segundas-feiras, ao meio-dia (12h). Situações urgentes e com risco de morte para o animal são atendidas com prioridade.

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba fica na Rua Cesar Misael Chaves, 147, no bairro Taboão. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

É possível realizar consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem. Também são atendidas especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. 

A gestão do Hospital é de responsabilidade da Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social (CHC), definida por edital de chamamento público. As consultas acontecem de forma direcionada para animais de responsáveis moradores de Curitiba que participam do Programa Armazém da Família há mais de seis meses, protetores independentes e Organizações da Sociedade Civil com cadastro ativo.

Números do Hospital Veterinário Municipal em seis meses:

  • Consultas veterinárias - 10.818
  • Cirurgias - 914
  • Internações - 2.640
  • Procedimentos ambulatoriais - 10.419
  • Exames de imagem - 8.601
  • Exames laboratoriais - 24.531