A Praça da França, que fica na confluência da Avenida Silva Jardim com a Rua Teixeira Soares, no bairro Seminário, será totalmente revitalizada pela Prefeitura de Curitiba. A concepção do projeto, que está sendo finalizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi apresentada nesta quinta-feira (10/7) pelo prefeito Eduardo Pimentel ao corpo consular da França no Brasil, no Palácio 29 de Março.
A revitalização prevê a implantação de um parquinho infantil com o tema O Jardim do Pequeno Príncipe, com área de 314,15 metros quadrados, com brinquedos universais e piso emborrachado. As intervenções também preveem recuperação e melhorias nas calçadas do passeio, com acessibilidade, implantação de uma pista de caminhada com piso drenante, um play pet para os cães brincarem e requalificação e relocalização da academia ao ar livre.
Participaram da reunião Alexandra Mias, cônsul-geral da França no Brasil, e Antônio Fleischmann, cônsul honorário em Curitiba. O encontro também serviu para discutir parcerias com empresas francesas para a implantação do projeto.
“Queremos transformar e modernizar a Praça da França, implantar um novo parquinho para as crianças com piso emborrachado, um modelo que estamos usando em todos os nossos novos parquinhos. Hoje a praça é mais simples e com esse projeto vamos melhorar vários aspectos dela”, disse o prefeito.
Eduardo Pimentel também ressaltou que a relação da Prefeitura de Curitiba com a Agência Francesa de Desenvolvimento e com a França é muito boa. “A AFD financia o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba, que é o Bairro Novo do Caximba. É um projeto que está transformando a região Sul da cidade”, completou o prefeito.
A cônsul Alexandra Mias aprovou o projeto da revitalização da Praça da França e ficou entusiasmada. “Ficou muito lindo e estamos orgulhosos da paixão pela França que existe em Curitiba”, afirmou. Ela também falou sobre futuros projetos econômicos e culturais com o prefeito Eduardo Pimentel.
“Vamos continuar avançando ainda mais com as parcerias com a França”, garantiu o prefeito.
Presenças
Também participaram da reunião a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; a arquiteta do Meio Ambiente Loreley Motter Kikuti; o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Germano Paciornik; o diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Benjamin Teulières; e o representante do Serviço Econômico Regional, Julien Frioux.