Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Reconhecimento

Curitiba acumula distinções em 35 prêmios de relevância nacional e internacional desde 2014

13/12/2016 16:20:00

As iniciativas de Curitiba para se tornar uma cidade mais transparente, inovadora e humana vêm sendo reconhecidas no Brasil e no exterior, por meio de instituições de pesquisa e organismos respeitados. Desde 2014, a capital paranaense já mereceu distinção em 35 prêmios e rankings de relevância nacional ou internacional em áreas como saúde, meio ambiente, governança, direitos humanos e acesso à informação.

Confira os principais prêmios recebidos pela Prefeitura de Curitiba no período:

2016 

Prêmio C40 City Awards 2016

O prêmio foi conferido ao programa Agricultura Urbana, que integra um conjunto de ações adotadas pela Prefeitura em prol da redução das emissões de gases de efeito estufa. A premiação é promovida a cada dois anos pelo C40, grupo que reúne mais de 40 prefeitos de todo o mundo comprometidos com o combate às mudanças climáticas e a criação de centros urbanos sustentáveis. Curitiba concorreu com 160 projetos, de 75 cidades, entre as quais Toronto (Canadá), Cidade do Cabo (África do Sul) e Auckland (Nova Zelândia)

Prêmio e-Gov 2016 na categoria Excelência em Governo Eletrônico

Concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão ao projeto Curitiba Colabora - Desenvolvimento Colaborativo de Smart City, que tem entre seus pilares a política de dados abertos da Prefeitura.

Inova SUS

O programa Melhor em Casa foi o primeiro colocado na edição 2016 do concurso InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde, com o trabalho “Transformando as relações de trabalho para uma organização tipo cérebro”. O Melhor em Casa fornece atendimento multiprofissional (médico, enfermagem, farmacêutico, nutricional, fisioterápico, fonoaudiólogo e de serviço social) em domicílio e foi premiado na modalidade Projetos Inovadores – Democratização das relações de trabalho no SUS.

Brasil Design Award 2016, na categoria Comunicação/Promoção

O prêmio foi concedido aoprojeto das Tubotecas – as mini bibliotecas instaladas dentro das estações-tubo que permitem que os usuários do transporte coletivo retirem livros livremente, sem qualquer controle ou prazo para devolução. Entre 211 concorrentes, houve somente 14 premiados nas diversas categorias.

1º lugar em Governança e em Urbanismo no Connected Smart Cities 2016

O ranking é elaborado pelas empresas Sartor e Urban Systems Consultori, com base na avaliação de 73 diferentes indicadores em 11 temas. Curitiba já havia obtido o primeiro lugar em Governança em 2015. Agora, ao conquistar o primeiro lugar também no eixo Urbanismo, subiu duas posições e se tornou a terceira cidade brasileira no ranking geral de cidades inteligentes. Curitiba se destacou ainda como a primeira colocada entre as cidades da Região Sul, onde venceu também nos eixos Mobilidade, Urbanismo e Meio Ambiente.

Nota 10 no Ranking Nacional da Transparência

O Portal da Transparência da Prefeitura de Curitiba recebeu nota dez em avaliação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgada em junho de 2016. Apenas outras três capitais obtiveram nota máxima na avaliação, conhecida como Ranking Nacional da Transparência: Florianópolis, Porto Alegre e Recife. O índice nacional de transparência é de 5,15 e a média do Paraná ficou em 6,1. A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez. Desde outubro de 2014, a capital paranaense conta com regras definidas para a Política de Dados Abertos do Município. O documento estabelece parâmetros para que informações de órgãos públicos municipais – da administração direta, indireta e autarquias da Prefeitura – sejam colocadas à disposição da sociedade de maneira cada vez mais acessível.

Prêmio Conip 2016

O projeto Curitiba Colabora foi o vencedor do Prêmio Excelência em Inovação na Gestão Pública na categoria Gestão Colaborativa, anunciado durante a 22ª edição do Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública (CONIP) 2016, realizado em São Paulo. O Prêmio Conip é um reconhecimento às iniciativas no uso da tecnologia da informação voltadas à melhoria dos serviços públicos. Concorrem propostas inovadoras e iniciativas de sucesso de órgãos públicos, ONGs e fundações do setor. O projeto Curitiba Colabora consiste em um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento colaborativo de soluções para Cidades Inteligentes, desenvolvido pela Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT).

Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC)

O selo foi conferido ao projeto de urbanização da Vila Acrópole, no Cajuru, premiado na categoria Relevância Social e Urbana. O projeto beneficia mais de 4 mil pessoas com medidas de regularização fundiária, reassentamento de famílias em situação de risco e obras de infraestrutura.

Medalha Paulo Freire

O projeto Centro Regional de Educação de Jovens e Adultos (Cereja) da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba foi premiado em abril com a Medalha Paulo Freire, concedida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação a iniciativas bem sucedidas na redução do analfabetismo. O Projeto Cereja concorreu com 65 projetos, programas e ações desenvolvidas em todo o País. O Cereja foi criado em 2013 para para ampliar a estrutura da rede municipal para escolarização de pessoas acima de 15 anos que não concluíram os estudos ou não puderam estudar. Por meio do Projeto Cereja, cinco escolas municipais localizadas nas regiões com maior índice de analfabetismo foram transformadas em espaços qualificados de ensino e aprendizagem para a população dessa faixa etária.

iF Design Award 2016

O projeto Tuboteca foi premiado na categoria Design de Serviço do iF Design Award 2016, um dos mais conceituados prêmios de design do mundo, concedido pelo International Forum Design, instituição sediada desde 1953 em Hanover, na Alemanha. O projeto da Tuboteca foi avaliado por um júri internacional formado por 60 profissionais do design, que se reuniu na cidade alemã de Hamburgo, entre os dias 19 e 21 de janeiro deste ano – para a edição 2016, foram inscritos 5.300 projetos de todo o mundo, entre eles 101 brasileiros, dos quais 38 foram premiados.

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Em abril deste ano, o prefeito Gustavo Fruet recebeu o prêmio pelo primeiro lugar na categoria Melhor Projeto do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O prêmio foi conferido ao Curitiba pelo programa Curitiba Empreendedora, escolhido entre 105 projetos inscritos. Implantado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento em 2013, o programa é um conjunto de medidas de estímulo ao desenvolvimento e desburocratização das micro e pequenas empresas da cidade.

Prêmio ESARH 2016, da Associação Brasileira de Recursos Humanos

A Prefeitura foi premiada na categoria Valorização da Convivência pelo programa RH Criativo, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, criado em 2013 para estreitar o contato com o servidor público municipal por meio de atividades culturais e esportivas. Além de abrir oportunidades de socialização e lazer aos profissionais, o programa dá a eles o incentivo necessário para aprimorarem sua expressão nas mais diversas linguagens artísticas.

 

2015

Melhor Cidade do Brasil
A agência classificadora Austin Rating e a revista IstoÉ concederam a Curitiba os prêmios de Melhor Cidade do Brasil, Melhor Cidade de Grande Porte e Melhor Cidade no quesito Mercado de Trabalho. A premiação ocorreu em setembro de 2015, após estudo que avaliou 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital, com foco na igualdade das oportunidades entre os habitantes das cidades. Foram avaliados 5.565 municípios do País. 

Melhor Governança Connected Smart Cities
Em agosto de 2015, o prefeito Gustavo Fruet recebeu o troféu Connected Smart Cities de melhor governança, atribuído a Curitiba por um estudo que envolveu 700 cidades brasileiras. Na classificação geral do prêmio, concedido pela revista Exame em parceria com a consultoria Urban Systems, Curitiba ficou em quinto lugar, considerando 11 indicadores utilizados para definir as cidades mais inteligentes.

Prince Michael International Awards
O prefeito Gustavo Fruet recebeu em Brasília o Prince Michael International Awards (PMIRSA), o mais importante prêmio em segurança viária no mundo, conferido à Prefeitura de Curitiba pelo projeto do semáforo para pessoas com mobilidade reduzida, implantado em 2015 na cidade. O prêmio foi entregue pela Federação Internacional de Automobilismo (Fia) durante a 2.ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança Viária, que reúne representantes de 120 países. Curitiba teve um dos quatro projetos premiados e o único brasileiro.

Cidades com Maior Potencial Inovador
Curitiba foi apontada em um ranking elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Inovação – Revista Eletrônica de P, D & I como uma das três capitais brasileiras com maior potencial inovador. O levantamento considera não apenas o desenvolvimento tecnológico das cidades, mas também a combinação de promoção da inovação com qualidade de vida, interação entre os agentes econômicos, políticas de incentivo e desenvolvimento econômico.

Cidade Transparente Instituto Ethos
Curitiba é a vice-líder no ranking das capitais brasileiras com melhores políticas de transparência divulgado pelo Instituto Ethos. A pesquisa Indicadores da Cidade Transparente é realizada por 14 entidades da sociedade civil, que coletam dados para responder a 129 questões-chave sobre informações disponibilizadas, a qualidade dos canais de informação e o funcionamento dos mecanismos de participação social.

Índice Escala Brasil Transparente
As práticas de acesso à informação da Prefeitura de Curitiba receberam nota máxima no índice criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para medir a transparência pública no País. A capital paranaense recebeu nota 10. Para a composição do índice Escala Brasil Transparente, a CGU estabeleceu dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade “Nós Podemos Paraná” certificaram a Prefeitura de Curitiba com o selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que premia as boas práticas para o alcance das metas definidas pela ONU no ano 2000. O Município recebeu a certificação por dez projetos de responsabilidade social: Patrulha Maria da Penha; Saladômetro na Educação; Dia Mais que Especial no Comunidade Escola; o Cereja (de educação de adultos); Projeto Bullying; Roda de Conversa do Departamento de Políticas sobre Drogas; Programa Cão Amigo; Guarda Municipal Mirim; Teatro de Fantoches da Guarda Municipal e Defesa Civil na Educação – Conhecer Para Prevenir.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça
A Prefeitura de Curitiba foi premiada em outubro de 2015 com o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que está em sua quinta edição e é coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República.

Prêmio Gestor Público Paraná
Conferido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual ao prefeito Gustavo Fruet, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e à Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes). O prefeito foi reconhecido pela criação da Reserva do Bugio, maior Unidade de Conservação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria “Refúgio de Vida Silvestre”. São 8 milhões de metros quadrados, conciliando áreas públicas com o uso da terra pelos proprietários das áreas particulares. A Feaes recebeu certificado de reconhecimento por ter, com o uso da tecnologia, aprimorado o serviço de raio x ofertado no SUS Curitiba.

Healthcare Information and Management Systems Society
O Hospital do Idoso Zilda Arns, mantido pela Prefeitura de Curitiba, foi a primeira instituição 100% SUS do Brasil a atingir o nível 6 da escala de avaliação da Himss (Healthcare Information and Management Systems Society), que certifica o uso da tecnologia de informação na melhoria da segurança do paciente.

Concurso Cultural Ler e Pensar
A Prefeitura de Curitiba e o corpo docente da rede municipal de ensino foram premiados no Concurso Cultural Ler e Pensar 2015, promovido pelo Instituto GRPCom, nas categorias Prática Pedagógica, Mobilização e Compromisso. O prêmio valoriza práticas pedagógicas que busquem a formação de leitores críticos, participativos e conscientes do exercício de sua cidadania.

Code For America 
A política de dados abertos de Curitiba ficou entre as mais bem avaliadas em um levantamento de iniciativas de transparência que pesquisou 100 cidades ao redor do mundo. A Code for America, responsável pela lista, é uma organização que reúne programadores e gestores de tecnologia da informação (TI) e promove projetos de dados abertos em diferentes esferas de governo.

Siemens Green City Index
Curitiba foi a única cidade latino-americana incluída num ranking internacional de cidades ecológicas. Apenas a capital paranaense atingiu pontuação acima da média no Siemens Green City Index. Foram levados em consideração os programas de reciclagem, de mobilidade urbana e outras medidas que visam o bem-estar coletivo da população.
 

2014

Hermès de l’Innovation 2014
O prefeito Gustavo Fruet recebeu em agosto de 2014 o prêmio internacional Hermès de l’Innovation 2014, concedido pelo Instituto Europeu de Estratégias Criativas, que reconhece empresas, organizações e cidades que desenvolvem produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. A capital paranaense venceu na categoria “Qualidade de Vida das Cidades” pelo conjunto mobilidade, respeito e manutenção do centro histórico, parques e áreas verdes.

Inovação em Gestão Educacional
Medidas desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba com crianças de 0 a 5 anos receberam o prêmio Inovação em Gestão Educacional, concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) do Ministério da Educação. A premiação foi concedida em dezembro de 2014 em razão do desenvolvimento dos parâmetros e indicadores de qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Prêmio Chiara Lubich pela Fraternidade
A cidade de Curitiba recebeu no início de 2014 o Chiara Lubich pela Fraternidade, oferecido pela associação italiana Cittá Per La Fraternitá (Cidades Pela Fraternidade). O prêmio é concedido a cidades e governantes que promovem a paz, os direitos humanos, a justiça social e a fraternidade em seus atos admnistrativos.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Cinco das 15 escolas de redes municipais das capitais brasileiras com melhor colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de anos iniciais são mantidas pela Prefeitura de Curitiba. Todas superaram a meta estabelecida aos países que pertencem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as nações mais desenvolvidas do mundo.

Prêmio Gestor Público do Paraná
O Serviço de Atenção Domiciliar/Programa Melhor em Casa Curitiba recebeu o Prêmio Gestor Público do Paraná, que busca reconhecer as boas práticas de gestão que possam ser adaptadas e multiplicadas em outros municípios do estado. Vencedor na categoria Prêmio Destaque Saúde, o Melhor em Casa-Curitiba atende em domicílio cerca de 500 pacientes por mês em toda.

Delta Economics Ranking
Curitiba foi classificada entre as dez melhores grandes cidades brasileiras, de acordo com ranking elaborado pela Delta Economics & Finance/América Econômica. A consultoria analisou 77 características dos mais de 5 mil municípios brasileiros. O estudo levou em consideração dez variáveis: desenvolvimento, governança, bem estar, economia, financeira, domicílios, saúde, educação, segurança e digital.

Prática de Referência EducaRES
A campanha de comunicação “Dr. Sigmundo e sua Turma”, voltada a conscientização dos cidadãos para a redução e correta separação do lixo, foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das práticas de referência na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos – EducaRES.

Selo Verde de Gestão Socioambiental Responsável
A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), responsável por grande parte do material reciclável de Curitiba, recebeu do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra) o Selo Verde de Gestão Socioambiental Responsável. O selo atesta que a unidade aplica princípios de sustentabilidade, agregando valor positivo às suas ações e serviços.

Prêmio InovaSUS
O Ministério da Saúde entregou o prêmio InovaSUS ao Programa Melhor em Casa-Curitiba, de atendimento domiciliar, e ao projeto de acolhimento dos novos trabalhadores Porto Seguro, ambos desenvolvidos Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes). 

Prêmio Cultura Hip Hop
Dois trabalhos curitibanos na área foram premiados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura no Prêmio Cultura Hip Hop, anunciado em novembro de 2014: as Aulas de Breaking na Rua da Cidadania Boa Vista e o projeto Hip Hop ao Alcance de Todos.

Prêmio Brasil Sorridente
Curitiba foi premiada, em novembro de 2013, com o Prêmio Brasil Sorridente, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A premiação destinou-se às prefeituras que se destacam no trabalho dedicado à implantação de políticas públicas de saúde bucal.

Leia Mais
Nenhuma notícia associada.

Leia mais notícias sobre  Administração e Recursos Humanos

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484