Nesta terça-feira (9/12), foi eleito, em Curitiba, o primeiro Conselho Deliberativo da Governança do Ecossistema Vale do Pinhão, para a gestão 2026 a 2028. A reunião marcou um passo histórico para o fortalecimento da governança do principal ecossistema de inovação de Curitiba.
Foram escolhidos para compor o Conselho Deliberativo:
• Almir Vicente Silva das Neves, Assespro
• Maura Harumi Sugai Guerios, Universidade Positivo/Ecohub
• Nicolás Ramírez, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação
• Vinicius Mello, Sebrae Paraná
• Sérgio Bento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação
• José Zaleski, The Bets Health
• Paulo Bonilha, Associação Comercial do Paraná (ACP)
• James Marins, Instituto Legado
• Fabiola Daher David, Accelera Hub
• Gislaine Queiroz, CCVB
• Rodrigo Schmidt, Fecomercio
A presidência do Conselho será exercida por Maura Harumi Sugai Guerios, com James Marins como vice-presidente.
“Este é um momento histórico para Curitiba. A criação do primeiro Conselho Deliberativo do Vale do Pinhão consolida um modelo de governança maduro, participativo e alinhado com o que há de mais moderno no mundo em políticas de inovação. Estamos construindo uma cidade cada vez mais competitiva, inovadora e preparada para o futuro”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, destacou o papel estratégico da nova instância.
“O Conselho Deliberativo nasce com a missão de transformar estratégia em ação. No Vale do Pinhão, ele fortalece a conexão entre talento, conhecimento, setor público e iniciativa privada, em um mesmo propósito: gerar oportunidades, fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico de Curitiba e da Região Metropolitana. Em síntese, o Conselho torna concretas as hélices da inovação que movimentam o nosso ecossistema”, disse Dario.
O Conselho Deliberativo da Governança é a instância máxima de planejamento, deliberação e supervisão dos planos do ecossistema, sendo também a representação coletiva dos atores que compõem o Vale do Pinhão. Entre suas atribuições estão a organização do plano de ação estratégico, a articulação institucional, a contribuição para a formulação de políticas públicas e a participação ativa em comitês, redes, clusters, conselhos e laboratórios.
Ecossistema que incentiva a inovação
O Ecossistema de Inovação de Curitiba, Vale do Pinhão, é um ambiente integrado de empreendedorismo, inovação e negócios que atua de forma colaborativa para promover iniciativas baseadas em ciência, tecnologia e inovação. Voltado ao desenvolvimento econômico sustentável, o ecossistema também estimula negócios de impacto socioambiental e soluções criativas para desafios sociais, fortalecendo a inclusão, a equidade e o bem-estar coletivo em Curitiba e na Região Metropolitana.