Ir para o conteúdo
Boas-vindas

SUS Curitibano ganha 27 novos auxiliares de saúde bucal

Posse de auxiliares de saúde bucal aprovados no concurso público. Curitiba, 10/12/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

O SUS Curitibano ganhou, nesta quarta-feira (10/12), 27 novos auxiliares em saúde bucal. Aprovados no concurso público da Prefeitura de Curitiba de 2021, eles tomaram posse nesta manhã. Os mais novos servidores municipais foram recebidos no auditório do Edifício Delta, no Alto da Glória, para nomeação, escolha do local de trabalho e integração.

Já foram nomeados e tomaram posse, nos últimos dias, 146 novos servidores da Saúde ao todo, entre auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnico em enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos-bioquímicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Na tarde desta quarta-feira, será a vez da nomeação e posse dos novos cirurgiões-dentistas e, na quinta, dos técnicos de saúde bucal em saúde pública. A expectativa da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) é nomear, ao todo, 277 novos servidores para a Saúde de Curitiba, até janeiro.

Os convocados para os cargos de auxiliar de saúde bucal e cirurgião-dentista que não tomarem posse terão prazo até 13 de janeiro de 2026 para a nomeação, caso precisem de alguns dias para a desincompatibilização de outros cargos ou de outras atividades profissionais.


Boas-vindas

Os novos servidores foram recebidos pelas equipes da SMGP e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que deram as primeiras orientações sobre o início das atividades profissionais no novo local de trabalho. Nesse bate-papo, foram orientados também sobre o plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde) e das questões previdenciárias que fazem parte do sistema de seguridade social dos servidores: o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), que é o regime próprio de previdência, e a previdência complementar patrocinada da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba)

“Em nome da secretaria municipal de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, eu dou as boas-vindas a vocês à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o melhor SUS do Brasil. O que fazemos aqui, inclusive na saúde bucal, é referência para o Ministério da Saúde. Eles vêm aqui verificar o que a gente faz para implantar no serviço nacional. E vocês vão poder a partir de agora fazer parte desta história. Sejam bem-vindos,” disse a coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS, Ana Carolina Schlotag.

“Vocês não vão atender só um cliente mais. Vocês vão atender o cidadão curitibano. Vocês vão atender a família de vocês. E se chegarem, na unidade de saúde que vocês moram, se conseguirem uma vaga muito boa, vocês vão atender a comunidade de vocês”, completou Ana Carolina.

Escolha das vagas

Por ordem de classificação, os convocados puderam escolher entre as unidades de saúde dos distritos sanitários do Boqueirão, Boa Vista, CIC, Cajuru, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade.

Rafaela Zimmer de Souza, 21 anos, foi a primeira a escolher uma das vagas disponíveis. “Consegui próximo de casa, que para mim é muito bom por conta da faculdade”, comemorou a nova servidora, que será alocada na unidade de saúde Tancredo Neves, no distrito sanitário do CIC.

Rafaela, que é estudante de odontologia e tem previsão de se formar em 2028, disse que estava na expectativa de começar a servir no SUS Curitibano. 

“O melhor SUS que a gente tem é aqui em Curitiba, principalmente a parte odontológica, que é muito bem reconhecida, o que me anima muito, principalmente por ser uma área que eu quero crescer”, disse.

“Hoje eu estou no serviço privado como auxiliar já. Eu passei no concurso de 2021, tanto que eu estava terminando o curso de auxiliar na época ainda. E aí, agora que eu fui chamada, eu estou muito feliz, principalmente por causa da carga horária, que para mim é menos puxado por conta da faculdade”, contou.

Gabriele Soek Alves, 22 anos, alocada na unidade de saúde União das Vilas, no distrito sanitário de Santa Felicidade, próxima da sua residência, também estava animada por começar a trabalhar no serviço público de saúde.

 “O SUS tem um trabalho extremamente importante. Não tem nem como colocar em palavras a importância. Então, fazer parte disso é muito especial. É um privilégio”, definiu.

Sara Biasi Pereira, 25 anos, disse que quase chorou de emoção ao conseguir uma vaga no distrito sanitário do Cajuru, próximo da onde ela mora. Ela já atuava como auxiliar de saúde bucal na região metropolitana de Curitiba e agora comemora o fato de poder trabalhar mais perto de caso e servir ao SUS Curitibano. “Demorou, mas chegou o momento. Foram longos anos de espera. Eu estou com a expectativa bem alta”, disse.

Márcia Mônica de Almeida dos Santos, 32 anos, que atuava como auxiliar de saúde bucal na iniciativa privada, desde 2012, estava animada para começar no serviço público. Ela conseguiu uma vaga na unidade de saúde Esmeralda, no distrito sanitário no Boqueirão, próximo à casa dela. “Eu tenho conhecidas que trabalham na área pública há 20 anos e só têm coisas boas a falar. Só tem coisas boas que chegaram até a mim. Eu acho que vai valer a pena muito”, disse.