Ir para o conteúdo
Bem-vindos, servidores!

Posse de novos servidores da Prefeitura de Curitiba amplia as equipes de atenção primária à saúde

Parte dos novos servidores da Prefeitura de Curitiba escolhe trabalhar no Ambulatório Encantar, unidade do SUS curitibano. Curitiba, 05/12/2025. Foto: Divulgação


Profissionais de diferentes carreiras da saúde aprovados em concurso público tomaram posse, nesta sexta-feira (5/12), e passaram a ser servidores da Prefeitura de Curitiba. São psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos-bioquímicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Alguns, ainda precisam de alguns dias para que façam o seu desligamento nos casos de vínculos sem compatibilidade de horário. Eles poderão tomar posse até a data estabelecida em cada edital.

Durante a reunião de nomeação preparada pela Secretaria de Gestão de Pessoal em parceria com a Secretaria da Saúde, os profissionais prontos para assumir a vaga puderam escolher o local de trabalho, dentre as possibilidades apresentadas para cada carreira.

Foi assim que as psicólogas Elaine Regina de Freitas, 50 anos, e Fernanda de Oliveira dos Reis, 28 anos, fizeram a opção pelo Ambulatório Encantar, especializado no atendimento de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Nós somos referência”, disse Elaine, que trabalhava no Pequeno Cotolengo, ao comemorar com as equipes da Saúde a escolha do novo local de trabalho. Ela afirmou que sempre trabalhou com diversidade e inclusão.

“Trabalhar na Prefeitura de Curitiba era um sonho”, declarou com alegria a nova psicóloga do Encantar, que mora em Curitiba há sete anos, mesmo tempo de trabalho no Pequeno Cotolengo, instituição que proporciona atendimento multiprofissional gratuito a pessoas com deficiências múltiplas em situação de risco, abandono ou vulnerabilidade.

Elaine soube da convocação por uma amiga. “Decidi conferir e eu estava lá. Foi assim que comecei a viver esse sonho”, completou. Ela disse ainda que os filhos estão orgulhosos da mãe, que decidiu fazer um concurso público num difícil momento da vida, em 2022.

Fernanda estava convencida da carreira pública e o concurso da Prefeitura de Curitiba foi um dos vários que ela fez. Além do Paraná, ela fez provas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Acho linda a carreira pública. Poder levar um bom serviço de saúde para quem não tem como pagar particular é muito bom”, analisou ela, que pretende estudar bastante, a partir de agora, as questões das neurodivergências.

Moradora do Campo Comprido, ela estava feliz pela nomeação. Disse que ficou eufórica desde quando recebeu o telegrama. “Eu gritei, meu pai assustou, os cachorros latiram. Foi muito bom ter sido chamada”, contou.

Assim como Fernanda, Allana Freitas, de 26 anos, também tomou posse e declarou que sempre quis a carreira pública. “Sou usuária do SUS. Agora, vou estar do outro lado”, observou a psicóloga, que planeja dedicar-se aos estudos também, para exercer suas atividades de forma cada vez melhor.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Carolina Schlotag, deu as boas-vindas aos novos servidores. Ela acentuou a importância do fortalecimento das equipes de atenção primária à saúde. “Estamos empenhados em ampliar os quadros para melhorar a assistência à população com equipes qualificadas”, enfatizou. Os novos servidores participarão de uma capacitação sobre o SUS na próxima terça-feira (9/12).

Vida funcional e previdência

Servidores da SMGP orientaram os novos servidores sobre aspectos da vida funcional, o prazo de 30 dias para garantir o plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde) e outras informações.

Os novos servidores também receberam informações sobre a previdência complementar patrocinada, oferecida aos servidores estatutários. A gestão é da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba – CuritibaPrev – Aprev do Servidor. O dinheiro guardado na poupança previdenciária da CuritibaPrev garantirá reforço aos servidores no momento da aposentadoria.