Depois da posse de 40 enfermeiros, nesta semana, a Prefeitura de Curitiba nomeou, apenas na manhã desta terça-feira (9/12), 28 técnicos de enfermagem em saúde pública aprovados em concurso público. Preparadas pela Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP), as reuniões de posse dos novos servidores estatutários foram realizadas no Edifício Delta, no Alto da Glória.
Na semana passada, também foram nomeados psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos-bioquímicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Todos os servidores que estão tomando posse integrarão as equipes da Secretaria Municipal da Saúde.
“Concurso público é uma prioridade. É uma das mais importantes modalidades de ingresso de servidores nas equipes de profissionais que garantem o atendimento à população”, defende a secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, servidora de carreira da Prefeitura de Curitiba.
Por ordem de classificação, os 79 técnicos de enfermagem convocados para a nomeação que compareceram na reunião da manhã e que estiverem na do período da tarde poderão escolher o seu local de trabalho, entre as unidades definidas pela SMS. As vagas são nos distritos sanitários do Boqueirão, Boa Vista, CIC, Cajuru, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade.
Orientações, acolhimento e até abraço
Os novos servidores foram recebidos pelas equipes da SMGP e da SMS. Servidores da área de Gestão de Pessoas da SMS deram as primeiras orientações sobre o início das atividades profissionais no novo local de trabalho.
A servidora Fabiane Pereira Campagnoli, da Saúde, foi designada para fazer as fotos dos crachás dos novos membros da SMS. Ela fez questão de dar um abraço em cada um dos novos servidores. “Cada um deles merece um abraço”, disse sorridente.
E o gesto traz leveza para a reunião que representa tanto para cada novo servidor. “Eu me senti acolhida aqui hoje”, resumiu a nova técnica de enfermagem da Prefeitura, Lucileia Pereira dos Santos, de 37 anos.
“Eu nem dormi essa noite pensando na vaga que eu queria, estava ansiosa. Meu marido e eu pegamos trânsito e ele me deixou no lugar errado, vim correndo chorando debaixo de chuva. Depois ainda errei a assinatura. Mas agora deu certo. É um sonho realizado”, relatou emocionada a agora ex-servidora de Pinhais, onde pediu exoneração para trabalhar na Prefeitura de Curitiba.
Também estava muito contente a técnica de enfermagem Ana Paula Pinto da Silva, de 44 anos. “Eu esperava por esse momento há tanto tempo. Estou muito feliz de estar aqui hoje”, disse ela, que escolheu trabalhar na Unidade Salgado Filho, localizada no bairro Uberaba.
Os integrantes do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal e do Núcleo de Gestão de Pessoal conduziram a assinatura do termo de posse e detalharam temas importantes.
Os servidores André Machado Lopes e Márcia Braz Machado conversaram individualmente sobre o pagamento dos salários, a ampla oferta de temas do menu do RH Orienta disponíveis no Portal do Servidor, para que os novos integrantes do quadro possam buscar informações e tirar suas dúvidas, entre outros assuntos.
Nesse bate-papo, falaram ainda do plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde) e das questões previdenciárias que fazem parte do sistema de seguridade social dos servidores: o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), que é o regime próprio de previdência, e a previdência complementar patrocinada da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba).