Desde o dia 21 de fevereiro de 2025, quando começou a funcionar, o Sine Móvel da Prefeitura de Curitiba já percorreu 10.045 quilômetros para garantir que os serviços de intermediação de mão de obra cheguem cada vez mais perto da população. A distância equivale a duas viagens completas do Oiapoque ao Chuí ou a uma viagem de Curitiba até Pequim, na China.
Ao todo, as três vans do programa já passaram por 64 bairros da capital, ampliando o acesso a vagas de emprego, orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e cursos de qualificação profissional. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em descentralizar o atendimento e oferecer mais oportunidades para quem busca recolocação no mercado de trabalho sem precisar se deslocar até as unidades fixas.
“O Sine Móvel é uma ferramenta essencial para aproximar o trabalhador das oportunidades. Nosso objetivo é tornar o acesso ao emprego mais simples e humano, indo até o trabalhador e garantindo que ninguém fique de fora por falta de informação ou deslocamento”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
O Sine Móvel complementa o atendimento das dez unidades fixas do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Curitiba. A ação aproxima os serviços públicos de quem mais precisa e facilita o acesso do trabalhador às vagas disponíveis na cidade.
A cada dia, o Sine Móvel está em um ponto estratégico de Curitiba oferecendo, gratuitamente, serviços aos trabalhadores, como:
• orientações sobre emissão e uso da Carteira de Trabalho Digital;
• consulta e encaminhamento para vagas de emprego;
• emissão da isenção no transporte coletivo aos trabalhadores que se enquadram no Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.
Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de trabalho (física ou digital).
Esperança de conseguir um trabalho
Danilo Inácio da Silva é auxiliar de cozinha e trabalha com carga e descarga. Uma semana depois de sair de um emprego já procurou o Sine Móvel que estava estacionado na Praça Osório, no Centro de Curitiba.
Ele diz que o Sine Móvel ajudou muito porque conseguiu ver uma possibilidade de trabalho enquanto resolvia outras questões no Centro. Saiu da conversa com indicação para uma vaga na parte de carga e descarga de uma empresa.
“Às vezes a gente chega na sede do Sine e está lotado, assim com a unidade móvel consegue desafogar. Saio daqui com indicação de um emprego e com muita esperança”, disse Danilo.
Irineu Alves Sousa, de 67 anos, também foi atendido na unidade. Mesmo aposentado, ele procura um trabalho para complementar a renda e afirma que ainda tem muita energia para o mercado. “Estava passando, vi o carro e decidi entrar. Serviço tem, e eu tenho vontade de trabalhar. Esperança é a última que morre”, disse Irineu, que saiu com indicação para vaga de repositor em supermercado.
Programação do Sine Móvel de 28 a 31 de outubro
28/10 - Terça-feira
• CRAS Vila Torres (Rua Aquelino Orestes Baglioli, 120 - Prado Velho)
• CRAS Vila Verde (Rua Ney Pacheco, 465 - Cidade Industrial de Curitiba)
• CRAS Bairro Alto (Rua Jornalista Alceu Chichorro, 323 - Bairro Alto)
29/10 - Quarta-feira
• Clube da Gente Bairro Novo - Alep nos Bairros (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150 - Sítio Cercado)
• Cultivar Energias - Hortas Urbanas (Rua Cidade de Laguna, 400 - CIC)
• Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria (Rua Presidente Rodrigo Otávio, 1650 - Hugo Lange)
30/10 - Quinta-feira
• Associação Vovó Vitorino (Rua Tenente Coronel Manoel Eufrásio de Assumpção, 375 - Tatuquara)
• Escola Municipal Lapa (Rua Diogo Mugiatti, 1292 - Boqueirão)
• Unidade de Saúde Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo)
31/10 - Sexta-feira
• CRAS Caximba - Ação de Cidadania Tatuquara (Estrada Delegado Bruno de Almeida, 8280)
• Terminal Centenário