Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Jornada

Imigrantes recebem informações sobre como empreender em Curitiba

Jornada dos Imigrantes acontece nos dias 28/10, no Pinhão Hub, no Rebouças e 30/10, na Regional do Boqueirão. O objetivo é ajudar com informação os imigrantes que querem empreender em Curitiba. Foto: Rafael Silva

A Prefeitura de Curitiba vai ajudar, com informação e capacitação, os imigrantes que querem empreender na cidade. Na terça-feira (28/10), no Pinhão Hub do bairro Rebouças, e na quinta (30/10), na Rua da Cidadania do Boqueirão, vai ser realizada a Jornada dos Imigrantes. Serão dois dias de atendimento exclusivo para imigrantes, que vão aprender como transformar uma ideia em empresa e também conhecer as tendências e caminhos para crescer como empreendedor em Curitiba.

A Jornada dos Imigrantes faz parte do Mês do Empreendedor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e pela Agência Curitiba, em parceria com o Sebrae/PR.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, Curitiba tem se consolidado como uma cidade que valoriza o empreendedorismo e oferece condições favoráveis para quem quer investir e prosperar.

“A Jornada dos Imigrantes reforça esse compromisso ao orientar e preparar quem busca transformar uma ideia em negócio próprio. Nosso propósito é oferecer informação e suporte para que esses novos empreendedores possam atuar de forma estruturada, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade e para a geração de novas oportunidades”, afirma o secretário.


Programação nos dias 28/10 e 30/10

Pela manhã, da 9h às 11h30, a palestra “Transforme sua ideia em empresa: Formalização do MEI Simplificada” vai abordar, de forma prática e acessível, tudo o que o futuro empreendedor precisa saber para tirar a ideia do papel e abrir um negócio.

Durante o encontro serão explicados o que significa ser um Microempreendedor Individual, quais são os documentos e requisitos necessários para a formalização e as etapas práticas para o registro do MEI.

Também serão apresentadas as principais obrigações legais e fiscais, como declarações, impostos e benefícios previdenciários, além das vantagens de se formalizar, que incluem acesso facilitado a crédito e novas oportunidades de mercado.

À tarde, das 13h30 às 17h30, o workshop “Curitiba Empreendedora: Tendências e caminhos para crescer” vai apresentar um panorama completo do ecossistema empreendedor da capital, destacando os principais setores em expansão e as oportunidades para quem tem ou deseja abrir um pequeno negócio.

Os participantes também vão conhecer os serviços de apoio disponíveis aos empreendedores, como parcerias, capacitações e espaços de inovação, além de aprender como se conectar às redes de apoio e aproveitar programas oferecidos pela Prefeitura e pelo Sebrae para impulsionar o crescimento dos seus empreendimentos.

Cidade acolhedora

Curitiba se destaca como a capital brasileira que mais recebe refugiados. Mais recentemente, a cidade tem recebido um grande número de cubanos em busca de melhor qualidade de vida. Segundo o DataMigra, do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), cidadãos de Cuba representam 93% dos 576 imigrantes que solicitaram refúgio na cidade entre janeiro e março deste ano.

Serviço

Jornada dos Imigrantes

Data: terça-feira (28/10) 
Horário: 9h às 11h30 e 13h30 às 17h30
Local: Pinhão Hub – auditório (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 - Rebouças)

Data: quinta-feira (30/10) 
Horário: 9h às 11h30 e 13h30 às 17h30
Local: Rua da Cidadania do Boqueirão - sala 40 (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430)