Nesta quarta-feira (15/10), aconteceu o primeiro encontro das Quartas do Empreendedor de Rua, no Sebrae/PR. A iniciativa da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Agência Curitiba, promove durante o mês de outubro uma série de encontros voltados para feirantes e ambulantes que querem aprender mais e fortalecer seus negócios.
Cerca de 30 pessoas participaram do primeiro curso, que teve como tema “Faça o Melhor com o que Está ao Seu Alcance”.
“Nosso objetivo é oferecer ferramentas práticas para que esses profissionais possam aprimorar a gestão, divulgar melhor seus produtos e aumentar suas vendas”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Torne-se único
Na primeira oficina, a consultora do Sebrae/PR Karina Gomes abordou a jornada comercial e destacou que a principal dúvida dos participantes é o que fazer na prática para melhorar os resultados. Ela explicou que é essencial trabalhar o diferencial, entender o posicionamento do produto e identificar o que torna cada negócio único. Também ressaltou a importância da identidade visual, da comunicação, da organização das feiras, da estrutura e da presença digital.
“Trabalhei com elas também a questão da prospecção ativa e o quanto é importante, nesses momentos de feira ou evento, registrar o contato de quem está efetuando as compras. Assim elas podem ampliar a carteira de clientes e gerar novas oportunidades”, explicou Karina.
Comunicação visual é importante
Entre as dicas da consultora, está a importância de manter uma comunicação visual consistente. Ela recomenda escolher cores, fontes e estilos que reflitam a marca, o que ajuda o público a reconhecer a barraca de longe. Outro ponto essencial é a uniformização da equipe, com o uso de roupas que tenham o nome ou o logotipo do negócio, transmitindo profissionalismo e confiança.
Atendimento que encanta
A consultora também destacou a relevância de um atendimento que encanta. Segundo ela, é importante treinar a equipe para oferecer um atendimento simpático, ágil e acolhedor, já que os clientes lembram da experiência emocional que tiveram.
Personalizar o contato, cumprimentar pelo nome e oferecer degustações são detalhes que fidelizam o público. Além disso, interagir sempre com um sorriso e explicar bem os produtos faz diferença, pois a atitude do vendedor reflete diretamente nos resultados.
Outra recomendação é aproveitar os eventos para fidelizar clientes. Registrar o nome, o contato e as preferências de cada comprador ajuda a personalizar o atendimento. Enviar mensagens curtas, agradecimentos e novidades mantém o relacionamento ativo. Quando há um vínculo consistente, os clientes passam a se tornar verdadeiros parceiros do negócio.
Histórias que inspiram
Participantes do primeiro Quartas do Empreendedor de Rua guardam histórias de superação e força de vontade. Denise Aparecida Bara começou a trabalhar com artesanato durante um momento muito difícil da vida. No mesmo dia em que descobriu um câncer de mama, ela perdeu o filho, vítima de infarto aos 38 anos. A confecção de bonecas de pano foi o que a ajudou na recuperação emocional e física. Curada do câncer e com a depressão controlada, Denise hoje trabalha ao lado da filha, produzindo bonecas de pano que comercializa em feiras da cidade.
“Estou aqui hoje porque é sempre bom estar atualizada. Não dá para ficar esperando em casa, a gente tem que ir atrás, receber novas dicas e ter novas ideias”, conta Denise.
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Denise Bara, artesã
Outra história inspiradora é a de Daren Ferreira, confeiteira de doces finos que decidiu empreender com bolachas personalizadas. Ela criou a primeira fábrica de bolachas afro do Brasil, uma ideia que nasceu quando sua filha pediu uma bolacha que se parecesse com ela. O pedido virou inspiração para um novo negócio, que hoje faz sucesso nas feiras de Curitiba.
“Mesmo com experiência em vendas, acredito que a gente nunca sabe tudo. Se eu voltar a essa mesma aula semana que vem, vai ser diferente. É sempre bom aprender e sempre que tenho um tempo vou atrás de um curso”, afirma Daren.
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Daren Ferreira, artesã
Âncora
Próximas datas
As atividades das Quartas do Empreendedor serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no Sebrae/PR (Rua Cyro Vellozo, 59, Prado Velho). A cada encontro, os participantes terão acesso a conteúdos práticos para aplicar no dia a dia
22/10 – Do cliente físico para o online: orientações sobre como usar redes sociais e ferramentas simples para vender mais e fidelizar clientes.
29/10 – Precificação de produtos e serviços: técnicas para calcular preços justos e lucrativos, garantindo crescimento sustentável.
A inscrição é única e garante a vaga em todas as oficinas.
Serviço
Quartas do Empreendedor de Rua
Data: 22 e 29 de outubro
Horário: 14h às 17h
Local: Sebrae/PR – Rua Cyro Vellozo, 59, Prado Velho)