Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Impacto social

Empreendedoras de Curitiba são premiadas em noite de celebração no Museu Oscar Niemeyer

Vencedores do Prêmio Meu Negócio, Minha história

O Museu Oscar Niemeyer foi palco, neste sábado (25/10), da cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedora 2025 e do concurso Meu Negócio, Minha História.

A ação faz parte do Mês do Empreendedor, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em parceria com o Sebrae/PR.

O evento reuniu autoridades, empreendedoras e empreendedores de toda a região metropolitana de Curitiba, em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e inspiração.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, cada vez mais a Prefeitura está empenhada em incentivar quem decide empreender.

 “Curitiba tem um ecossistema empreendedor que é exemplo para o país. Cada história apresentada aqui mostra que investir em quem empreende é investir no futuro da cidade. O Prêmio Empreendedora e o concurso Meu Negócio, Minha História fortalecem essa rede, que gera oportunidades e movimenta a economia com inovação e propósito.”, afirma o secretário.

Com 164 inscritas de 12 municípios, o Prêmio Empreendedora 2025 reconheceu mulheres que se destacam pelo protagonismo, inovação e impacto positivo em suas comunidades.

As vencedoras foram selecionadas em quatro categorias: Microempreendedora Individual; Microempresa; Empresa de Pequeno Porte; Média e Grande Empresa; além do Voto Popular.

Pelo voto popular a vencedora foi  Gehane Chamun Saade. Fundadora da Sukar Coffee, cafeteria de doces árabes artesanais, Gehane transformou sua paixão pela cultura libanesa em negócio durante a pandemia. 

Na categoria Microempreendedora Individual a campeã foi  Patrícia Aparecida Dias. Enfermeira especializada em pacientes oncológicos, Patrícia criou um projeto de próteses externas de mama e aréola.

Como Microempresa, Natália Franchetti, da Selig Saúde, ficou com o primeiro lugar. Dentista e empreendedora, Natália criou uma plataforma de economia circular, que conecta profissionais da odontologia para compra, venda e locação sustentável de materiais.

Quem levou o primeiro lugar na categoria Empresa de Pequeno Porte foi Mariana Motta de Matos Rosa, da Investeendo. Mariana criou uma metodologia de educação financeira que leva aprendizado acessível para escolas.

E na categoria Média e Grande Empresa, o primeiro lugar ficou com Maritânia Aparecida Figueiredo, da Cristal Massas. Tânia, como é conhecida, é sócia da Cristal Massas, empresa que hoje gera mais de 100 empregos e é referência na produção de massas frescas na região.

O presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, ressaltou que a noite é um reflexo do trabalho contínuo de apoio ao empreendedorismo.


“Essas histórias mostram que o empreendedorismo é sobre pessoas. Por trás de cada empresa há sonhos, desafios e conquistas que transformam vidas. A Agência Curitiba tem orgulho de ser parceira de quem acredita que é possível inovar, crescer e fazer a diferença na comunidade”, disse.



Vencedoras do Prêmio Empreendedora 2025


Voto Popular

Gehane Chamun Saade – Sukar Coffee

Fundadora da Sukar Coffee, cafeteria de doces árabes artesanais, Gehane transformou sua paixão pela cultura libanesa em negócio durante a pandemia. 


Microempreendedora Individual

1º lugar – Patrícia Aparecida Dias
Enfermeira especializada em pacientes oncológicos, Patrícia criou um projeto de próteses externas de mama e aréola.

2º lugar – Maria Cristina Cavassim
Fundadora do Spazio Cris, em Colombo, Maria Cristina é cabeleireira e professora há mais de 40 anos. Com seu trabalho, promove ações sociais e forma novas profissionais da beleza.

3º lugar – Myria Toukmaji
Síria radicada em Curitiba, Myria criou a Ebla Joias, marca autoral que une técnicas artesanais e design contemporâneo.

Microempresa

1º lugar – Natália Franchetti – Selig Saúde
Dentista e empreendedora, Natália criou uma plataforma de economia circular que conecta profissionais da odontologia para compra, venda e locação sustentável de materiais.

2º lugar – Caroline Mattevi – Planttcê
Cofundadora da AgFoodTech Planttcê, Caroline desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial que combate o desperdício de alimentos e fortalece o consumo sustentável.

3º lugar – Lia Barros – Slow & Steady Travel
Criadora de uma agência de turismo ético e regenerativo, Lia mostra que é possível viajar de forma responsável e transformar experiências em impacto social e ambiental positivo.

Empresa de Pequeno Porte

1º lugar – Mariana Motta de Matos Rosa – Investeendo
Mariana criou uma metodologia de educação financeira que leva aprendizado acessível para escolas.

2º lugar – Gabriela Aksamitas Vilar de Carvalho – Quintana Gastronomia
Há 17 anos à frente do restaurante Quintana, Gabriela promove alimentação saudável e responsável, com foco em sustentabilidade e impacto social.

3º lugar – Vania Arlete Krekniski Maciel – Limoeiro Casa de Comidas
Designer e chef, Vania criou um espaço gastronômico que valoriza produtores locais e une técnica, afeto e sustentabilidade em experiências únicas.

Média e Grande Empresa

1º lugar – Maritânia Aparecida Figueiredo – Cristal Massas
Tânia, como é conhecida, é sócia da Cristal Massas, empresa que hoje gera mais de 100 empregos e é referência na produção de massas frescas na região.

2º lugar – Paula Fernandes – Intecso
Engenheira de alimentos, Paula fundou a Intecso, laboratório referência nacional em análises e inovação industrial, que hoje exporta para mais de 100 países.

3º lugar – Cristina Kaiss – Escritório de Advocacia Kaiss & Daniella
Cristina criou um escritório voltado à inclusão e à valorização de mulheres, especialmente mães, em um ambiente jurídico acolhedor e inovador.


Concurso Meu Negócio, Minha História

O concurso reconheceu empreendedores que compartilharam suas trajetórias inspiradoras em vídeos de até três minutos. As histórias foram avaliadas por uma banca técnica com base em superação, criatividade e impacto social.

1º lugar – Mirian Regina de Moraes – Arte ao Vento
Mirian emocionou o público com sua história de arte e resiliência, transformando criatividade em fonte de renda e propósito.

2º lugar – Anna Karolina Ribeiro Gonçalves – Espaço Mamma
Empreendedora da área de bem-estar materno, Anna criou um espaço dedicado ao cuidado e acolhimento de mães e bebês.

3º lugar – Diego Palma de Castro – DIPSI CWB Psicologia
Diego desenvolveu um projeto de atendimento psicológico acessível, com foco em saúde mental e inclusão.

Programa Curitiba Empreendedora

O Prêmio Empreendedora 2025 e o Concurso Meu Negócio, Minha História integram o calendário de ações do Programa Curitiba Empreendedora, que conta com apoio das empresas Ademicom, Positivo Tecnologia, Clínica Nautilus, Projetual Comunicação, Quanta Diagnóstico por Imagem, Mili, Beeventz Soluções Tecnológicas, Cronostec, ACP, Copel e Sanepar.