Curitiba retoma os preparativos do Congresso Internacional das Cidades Educadoras. A capital do Paraná vai sediar o encontro de 2024, ainda com data a ser definida.
No próximo dia 7 será realizada a primeira reunião intersetorial deste ano do Comitê Curitiba Cidade Educadora e a outra já será dia 28/2. Os encontros são mensais e envolvem representantes da Secretaria Municipal da Educação, Fundação Cultural de Curitiba, Saúde, Defesa Social e Trânsito, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Esporte, Lazer e Juventude, Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), entre outras.
Coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), Curitiba iniciou as reuniões preparatórias para o congresso já no ano passado.
“Todas as áreas da administração pública precisam participar, pois Curitiba tem muitas ações a serem levadas em consideração. Uma cidade educadora quebra paradigmas, temos que olhar além da área da educação e compreender que essa ideia permeia toda a forma de pensar e administrar a cidade. Separar o lixo, orientações no trânsito ou no cuidado com a saúde fazem parte disso”, explica o coordenador executivo das Cidades Educadoras, Nelson Bucker.
Curitiba integra o rol de Cidades Educadoras desde 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países. A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.
Atualmente são 25 cidades na rede e Curitiba, como coordenadora, é responsável por articular as ações e debates de interesse coletivo.
No ano passado, Curitiba participou do Congresso Internacional de Cidades Educadoras realizado em Andong, na Coréia do Sul.